EMPRESAS BRASILEIRAS COM FOCO NA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Por: nallima • 29/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.147 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
CIEE – CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA
AUTOR(A): NATHÁLIA ABDON LIMA
EMPRESAS BRASILEIRAS COM FOCO NA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
2018
INTRODUÇÃO
Algumas das grandes empresas brasileiras acreditam no crescimento econômico sustentado pelo respeito à sociedade e ao meio ambiente, e em benefício disso, realizam ações que promovem o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde estão localizadas. Desta forma, investem em cuidados com o meio ambiente e em práticas de cidadania.
A pesquisa a seguir tem por finalidade apresentar duas empresas brasileiras com foco na responsabilidade ambiental, apresentando seus principais projetos e programas desenvolvidos, bem como um resumo acerca destes.
DESENVOLVIMENTO
Nome da empresa: Mexichem Brasil - Amanco.
Localização:
- Unidade Suape - Suape, Cabo de Santo Agostinho (PE).
- Unidade Anápolis – Daia, Anápolis (GO).
- Unidade Ribeirão das Neves – Bairro Botafogo, Ribeirão das Neves (MG).
- Unidade Sumaré - Vila Carlota, Sumaré (SP).
- Edifício São Paulo HeadQuarters - Jardim Dom Bosco, São Paulo (SP).
- Unidade Joinville Floresta – Floresta, Joinville (SC).
A Mexichem Brasil busca ser vista pela sociedade também como um modelo no campo da responsabilidade ambiental. Isso significa ser percebida como uma organização empenhada na operação de unidades industriais cada vez mais limpas, seguras e saudáveis e comprometida com um modelo de gestão que minimize os impactos provocados no meio ambiente e na comunidade por seus processos industriais, produtos e serviços. A companhia segue as diretrizes do Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (PROSAMA), instrumento de gestão desenvolvido pelo Grupo Mexichem para auxiliar suas empresas na construção de um ambiente de trabalho adequado e seguro. Com esse objetivo a empresa implementou um sistema de gestão ambiental baseado na norma ISO 14001 e um sistema de gestão de saúde ocupacional e de segurança baseado na OHSAS 18001, sendo que ambos estão ligados aos demais sistemas, integrado em um modelo único de gestão, denominado SIGA-Sistema Integrado de Gestão Amanco, que possui a tripla certificação em todas as unidades produtivas da Mexichem Brasil.
A empresa conta também com um Sistema de Gerenciamento de Materiais que assegura o mapeamento de todas as matérias-primas utilizadas na fabricação de seus produtos. Por seu intermédio, cada insumo passa por um processo de qualificação, segundo critérios de saúde, segurança, meio ambiente, percepção, operação e processo. Essa qualificação assegura que os materiais utilizados seguem as recomendações de gestão ambiental, de saúde e de segurança pertinentes.
Coleta Seletiva
Todas as lixeiras passam por auditorias regulares com o objetivo de verificar se está havendo o descarte correto de resíduos nos respectivos coletores. Para cada área e unidade há um índice de conformidade que serve como referência para avaliação dos resultados obtidos, avaliação de desempenho e alcance de metas, além do aperfeiçoamento contínuo desse esforço coletivo em favor da qualidade ambiental. O processo está em constante desenvolvimento com o objetivo de reduzir a geração de resíduos e aumentar o aproveitamento dos resíduos gerados através da identificação de novos parceiros ambientais.
Projeto Hydros
A Mexichem Brasil é uma das principais empresas que atuam na condução da água no Brasil, por meio da produção de tubos e conexões de suas marcas comerciais Amanco e Plastubos. A empresa entende que o tema hídrico é de absoluta relevância para o mercado e para o presente e futuro da sociedade com a qual interage. Como empresa privada, a Mexichem Brasil sabe da importância de ações multissetoriais de compromisso coletivo e individual no debate da problemática da água, bem como na busca por soluções para os grandes desafios que enfrentamos em matéria de água e saneamento.
Com esta preocupação, a Mexichem Brasil buscou desenvolver, por meio de um chamado do grupo empresarial Kaluz, controlador do Grupo Mexichem, Elementia, Bx+, MeXvi e Fundação Kaluz, um programa de cunho social, com foco na problemática da água, que contasse com a participação voluntária de todos os públicos de interesse da empresa: colaboradores, comunidade, governo, fornecedores e clientes, a fim de disseminar a mensagem acerca do uso sustentável dos recursos hídricos.
Foi nesse contexto que surgiu em 2012, o Projeto Hydros, um portal trilíngue (espanhol, português e inglês) dinâmico e interativo com conteúdo acessível a todos. Que deu continuidade a uma experiência bem sucedida dos livros da série fotográfica Hydros, concebida pela empresa a partir de 2007, como um canal de sensibilização capaz de impactar líderes nacionais, regionais e mundiais, gerar interesse aos formadores de opinião e envolver todos os colaboradores da empresa.
...