ESTUDO DE CASO DA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S.A
Por: John0809 • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.565 Palavras (7 Páginas) • 591 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina Planejamento Estratégico
Carmo da Mata Junho 2014
2
John Paulo Barbosa Moreira
ESTUDO DE CASO DA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S.A
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Carmo da Mata Junho 2014
3
SUMÁRIO
1.Introdução ........................................................................................................4
2.Análise Natura S.A............................................................................................5
2.1.Missão............................................................................................................5
2.2.Visão..............................................................................................................5
2.3.Estratégia Genérica.......................................................................................6
2.4.Estratégia Competitiva...................................................................................6
2.5.Ambiente externo...........................................................................................7
2.6.Ambiente Interno............................................................................................7
3.Desenvolvimento e Crescimento......................................................................8
4.Conclusão.........................................................................................................9
5.Referência Bibliográfica..................................................................................10
4
1. INTRODUÇÃO
Este presente trabalho visa demonstrar uma análise dos conceitos de planejamento estratégico da empresa Natura Cosmético S.A. líder do mercado brasileiro no segmento, que acredita que a transparência é uma das melhores formas para atingir os objetivos demonstrado nos seus preceitos de visão, missão e valores, onde também a empresa busca de forma sustentável atingir seu crescimento.
5
2. ANÁLISE NATURA S.A.
A seguir iremos analisar se a forma é que a Natura montou seu planejamento para o futuro, foi feita da forma correta a ser seguida em um plano estratégico.
2.1 Missão
“É promover o bem estar”. Estar Bem
Bem estar é a relação harmoniosa, agradável do individuo consigo próprio, com seu corpo. “Estar bem é a relação empática, bem sucedida, prazerosa de um indivíduo com outro, com seu mundo.”
A Natura demonstra em sua missão que o bem estar de seus clientes é seu objetivo, e isso vai de encontro ao que todo consumidor busca, que é a sua satisfação e bem estar, achei que a Natura foi muito feliz em abranger estes tópicos em sua missão.
2.2 Visão
“A Natura será uma das líderes mundiais do seu mercado, diferenciando-se pela qualidade das relações que estabelece, por suas Crenças e Valores expressos de forma radical por meio de produtos, serviços e comportamento empresarial que promovam a melhor relação da pessoa consigo mesma, com a natureza e com todos que a cercam.”
Uma observação na visão da Natura é que ela não mostra enquanto tempo ela pretende alcançar o plano descrito em sua visão, mas demonstra claramente que a empresa quer ser reconhecida mundialmente através de seus produtos, que são produzidos de forma sustentável. A sustentabilidade é o grande potencial explorado pela empresa.
Podemos observar que a empresa preza por seus valores, isto é demonstrado ao longo da história da empresa e é enfatizado quando a empresa busca através de sua missão e visão concretizar sua busca pelo seu crescimento atendendo seus clientes, outra demonstração e seus investimentos em desenvolvimento de novos produtos através da biodiversidade brasileira.
6
2.3 Estratégia Genérica
A empresa adotou a estratégia de diferenciação, isto é demonstrado através da identidade onde se consegue com perfeição se diferenciar dos demais concorrentes. Desafios sociais e ambientais estimulam a inovação, criando valor para os clientes e construindo vantagem competitiva sustentável.
Outra demonstração foi a criação da linha Ekos em 2000 e continuou com o desenvolvimento de outros produtos com componentes obtidos na flora brasileira e a substituição de gordura animal por óleos vegetais, devido ao grande investimento em pesquisa e desenvolvimento sendo uma das principais forças da Natura que tem se destacado a cada dia neste setor.
2.4 Estratégia Competitiva
Podemos citar as principais forças competitivas conforme descreve Porter:
Rivalidade entre empresas existentes;
Entrantes potenciais;
Compradores;
Fornecedores;
Produtos substitutos;
A Natura tem a Avon como sua maior rival no mercado de cosméticos brasileiro, através de vendas diretas. A Jequiti é uma empresa que vem crescendo muito e tomado uma fatia de mercado, temos também empresas como L’ Oréal, Johnson & Johnson, Unilever, Boticário e Nívea que disputam outro mercado que é o sistema de vendas no varejo onde também a natura atua com seus produtos.
Este setor apresenta uma dificuldade muito grande para novos entrantes, pois precisa altos investimentos em pesquisas e também exigem canais de distribuição e logísticas muito estruturados, pessoas preparadas e em grande volume, além de um diferencial
...