ESTUDO DOS PROCESSOS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por: Vitoria Compras • 26/10/2018 • Resenha • 1.685 Palavras (7 Páginas) • 507 Visualizações
ESTUDO DOS PROCESSOS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
- INTRODUÇÃO
A competitividade, a fim de obter maiores lucros, tornou-se extremamente importante a partir da globalização, onde as organizações se viram obrigadas a se qualificarem para sobreviver no mercado. As organizações começaram então a qualificar seu capital humano, foi quando surgiu a área da Gestão de Recursos Humanos. Com a qualificação, as organizações estão em busca de funcionários que possam agregar valor à empresa, ou seja, que além de desempenhar da melhor forma sua função, também esteja favorecendo o crescimento da empresa.
As organizações que têm êxito, na atualidade, em gerir seu negócio, não visam somente em lucros e redução de gastos, e sim na motivação profissional.
Segundo Toledo (1986), o ramo da Gestão em Recursos Humanos é “o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade”.
O papel principal da área de Gestão de Recursos Humanos é potencializar as pessoas, os trabalhadores, para assim obter um resultado otimista no futuro. Os objetivos individuais quando juntos tornam-se um fator de relacionamento de trocas por parte dos trabalhadores e da empresa. Assim, as organizações passaram a tratar os funcionários como parceiros e colaboradores, em que cada um deles invista seus recursos a fim de obter bons retornos.
De acordo com Chiavenato (1999) as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Para as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito.
- Problema de pesquisa:
Como a Gestão de Recursos Humanos desenvolve o processo de potencialização dos funcionários?
- Objetivo Geral:
A área de Recursos Humanos (RH) tem como objetivo agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar as pessoas. Alinhando as políticas de RH com a estratégia da organização.
- Objetivos específicos:
Avaliar a importância da área de RH, conhecer os principais teóricos do setor de RH.
- Justificativa:
O estudo é de extrema importância pois a Gestão de Recursos Humanos permite o crescimento significativo de qualquer organização no mercado de trabalho. O que atualmente é um fator de sobrevivência do mesmo dentre a competitividade no mundo.
- REFERENCIAL TEÓRICO
“A área de Recursos Humanos (RH) é caracterizada pelas organizações e pelas pessoas que delas participam. As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para que possam atingir seus objetivos e cumprir sua missão. As organizações permitem que os indivíduos possam alcançar objetivos que jamais seriam alcançados apenas com o esforço pessoal isolado, portanto, as organizações aproveitam a sinergia de esforços de várias pessoas que atuam em conjunto” (CHIAVENATO, 2009).
“Nas últimas décadas, organizações têm passado por um intenso processo de transformação, isto seguindo paralelamente a mudanças políticas e econômicas mais amplas. A crescente competitividade entre as empresas é explicada pela disputa de mercados e globalização das economias” (COUTINHO, 2006).
“A boa gestão de pessoa possibilita o alcance e a manutenção de resultados e até a perpetuação de uma organização. Para que se tenha uma boa gestão de pessoas, algumas dicas são válidas: buscar conhecer mais as pessoas de sua equipe, como elas são, o que as motiva e as desafiam; comportamento de respeito com os membros da equipe; valorize o trabalho bem feito; ficar atento não somente com a comunicação verbal, mas principalmente com a não verbal, como entoação de voz e comportamentos; trabalhar para manter um ambiente de confiança e transparência; criar a cultura do feedback; colocar-se à disposição para ajudar seu colaborador e acompanhar os resultados e valorizar os progressos” (MEIRA, 2012).
“As organizações são verdadeiros organismos vivos e em constante ação e desenvolvimento. Quando elas são bem-sucedidas, tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. [...] As pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a ser a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente competitivo.” (CHIAVENATO, 2014)
“As mudanças são cada vez mais velozes e intensas no ambiente, nas organizações e nas pessoas. O mundo moderno se caracteriza por tendências que envolvem: globalização, tecnologia, informação, conhecimento, serviços, ênfase no cliente, qualidade, produtividade, competitividade, sustentabilidade. Todas essas tendências estão afetando e continuarão a afetar a maneira pela qual as organizações utilizam as pessoas. Todas essas forças influenciam poderosamente as organizações e o seu estilo de administrar com as pessoas. O mundo dos negócios ficou completamente diferente, exigente, dinâmico, competitivo, mutável e incerto. E as pessoas sentem o impacto dessas influências e necessitam de apoio e suporte por parte dos seus líderes e executivos”. (CHIAVENATO, 2014)
“A estratégia organizacional preocupa-se basicamente com “o que fazer” e não com “como fazer”. A estratégia exige, assim, toda a implementação dos meios necessários para a sua execução desde a incumbência de nível estratégico, nível tático e nível operacional. As duas principais preocupações de uma estratégia são possibilitar o crescimento do negócio e manter a lucratividade”. (FARIAS, 2007).
“Na administração estratégica, busca-se que todas as áreas da empresa procurem a eficácia da organização como um todo e, para que isto aconteça, é necessário que a estratégia esteja presente em todas as áreas e não apenas na administração central ou em áreas operacionais, mas também em áreas de apoio, como é o caso da área de Recursos Humanos.” (ALMEIDA, 1993)
“Uma vez estabelecidos os objetivos e as estratégias para alcançá-los, o papel da área de Recursos Humanos é fundamental para a implementação do que foi planejado. Para isto é importante o estabelecimento de políticas de promoção e avaliação, de acordo com as estratégias da organização, pois, como a organização é um conjunto de pessoas que trabalham para satisfazer as suas necessidades, é fundamental que o interesse dessas pessoas esteja orientado para também atender aos objetivos organizacionais.” (ALMEIDA, 1993)
...