ESTUDO PRELIMINAR DAS PRÁTICAS APLICADAS Á SUSTENTABILIDADE NO SETOR SUPERMERCADISTA
Por: queila30261400 • 10/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.110 Palavras (13 Páginas) • 445 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES UNIFICADAS DE FOZ DO IGUAÇU – UNIFOZ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
QUEILA CRISTINA
KARLINE ARNDT
GISELE VAILÕES
ESTUDO PRELIMINAR DAS PRÁTICAS APLICADAS Á SUSTENTABILIDADE NO SETOR SUPERMERCADISTA: um estudo preliminar baseado na sustentabilidade do Supermercado Muffato em Foz do Iguaçu,
Paraná
FOZ DO IGUAÇU – PR
Junho, 2016
NOME DO ACADÊMICO
Queila Cristina
Karline Arndt
Gisele Vailões
ESTUDO PRELIMINAR DAS PRÁTICAS APLICADAS Á SUSTENTABILIDADE NO SETOR SUPERMERCADISTA: um estudo preliminar baseado na sustentabilidade do Supermercado Muffato em Foz do Iguaçu,
Paraná
“Por um mundo melhor mais atitude sustentável”apresentado como requisito da disciplina de Gestão Ambiental do curso de Administração das Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu - Unifoz.
Prof.ª Carolina Veiga de Vilas Boas Couto
FOZ DO IGUAÇU – PR
Junho, 2016
SUMÁRIO
1 Introdução 5
2 Sustentabilidades no setor supermercadista 6
2.1 Por um mundo melhor mais atitude sustentável 8
2.2 Lojas Ecológicas 8
2.3 Caixas Verdes Ecológico 9
3 Sustentabilidades na medida - Toddy Orgânico 11
3.1 O produto apresenta alguns resultados alcançados 11
4 Marketings no setor Supermercadista 12
5 Sugestões de Idéias 13
Conclusão 14
Foto - Caixa Verde Rede Pão de Açúcar 15
Foto - Estação de Reciclagem Pão de Açúcar 16
Referências: 17
RESUMO
O escopo deste trabalho é o de realizar uma análise de Mercados Sustentáveis, tendo como objetivo identificar se o varejo supermercadista adota práticas de desenvolvimento sustentável em seu processo de comercialização. Para isso, foi realizada uma pesquisa nas dependências do supermercado Muffato. Este artigo está composto em adotar medidas sustentáveis dentro do supermercado, tomando a prática e divulgação de produtos orgânicos com selo verde, podem-se seguir estratégias de marketing dentro do mercado para conscientização dos consumidores os fazendo aderirem à idéia no seu cotidiano.
ABSTRACT
The scope of the present work is to conduct an analysis of Sustainable Markets, aiming to identify the retail supermarket adopts sustainable development practices in their marketing process. For this, a quest was conducted on the premises of Muffato supermarket. This article is made to adopt sustainable measures within the supermarket, taking the practice and dissemination of organic products with green label, marketing strategies might be follow within the market to consumer awareness making them to add this idea into their daily routine.
1 Introdução
No trabalho que segue será abordada a conservação do meio ambiente que é um fator de forte influência nos setores supermercadista e as empresas são cada vez mais exigidas a adotar práticas adequadas de uso dos recursos naturais e de diminuição dos níveis de poluição.
Antes as empresas apenas tratavam os produtos antes de levá-los ao mercado, atualmente elas também têm se preocupado em analisar todo o processo produtivo, desde a matéria-prima até o descarte final, com os propósitos de reduzir resíduos industriais, minimizar desperdícios, e assim adquirir aceitação do consumidor consciente. Mudando sua visão perante o processo de compra, tomando como critério de decisão a eco eficiência do produto e optando por produtos com selo verde.
O presente trabalho buscou identificar se o setor supermercadista adota práticas de desenvolvimento sustentável no seu processo de comercialização na dimensão de preservação ambiental. Os supermercados foram escolhidos como campo de estudo por sua forte presença no cotidiano dos consumidores, representando a principal fonte de fornecimento de dezenas de categorias de produtos ofertado. A pesquisa teve como objetivos específicos verificar se existe uma política de sustentabilidade em supermercados, identificar se no mix de produtos oferecidos nas redes existem itens de apelo sustentável e identificar ações como o marketing que estimulem os consumidores a adotar práticas de sustentabilidade nas compras.
[pic 2] CONTEÚDO DO TRABALHO
2 Sustentabilidades no setor supermercadista
Segundo Brundtland (1987, p.1) Sustentabilidade tem a ver com ser sustentável, onde significa apto ou passivo de sustentação, apoiar, cuidar, conservar, favorecer, um processo onde permite permanência durante um determinado tempo, em certo nível. E isso tem se tornado uma premissa com relação ao futuro das gerações, pois o uso dos recursos naturais tem tudo a ver com o futuro das gerações vindouras.
A questão social, ambiental e energética interfere diretamente na sociedade, pois elas se Inter-relacionam entre si, pois sem energia a economia não se desenvolve, com isso as condições de vida da população acabam; com o meio ambiente degradado, a economia não se desenvolve, o futuro fica insustentável e o ser humano diminui seu tempo de vida, e conseqüentemente os animais, aves, plantas, todos são afetados.
...