Economia e Políticas Públicas - Programa Viva Curitiba
Por: André Lisboa • 30/11/2018 • Trabalho acadêmico • 903 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Economia e Políticas Públicas
Apresentação do programa:
O programa viva uma nova Curitiba do plano plurianual 2018/2021, coordenado pela Secretaria Municipal do meio ambiente, apresenta uma proposta de modernização da secretaria de meio ambiente e propõe questões sobre a educação ambiental, sendo esses, alguns dos fatores para um desenvolvimento urbano sustentável. Melhorando também a relação da região metropolitana com os empreendedores locais.
O plano conta com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para orientar e monitorar os trabalhos realizado e com a Secretaria de Obras Públicas para a implementação de obras na infra estrutura, como por exemplo, ampliação da rede de iluminação e substituição das lâmpadas de alto consumo energético por lâmpadas de LED, dentre outras obras que estão descritas no plano.
Paralelo às obras, o programa também prevê um aumento da demanda do transporte público assim como uma necessidade de melhorar a facilidade de acesso a esse meio.
Através dessas atividades o plano pretende integrar e desenvolver as regiões de forma inteligente, acompanhar as reivindicações locais, atender as necessidades dos cidadãos de forma rápida e inclusiva .
Objetivos, indicadores e metas
Foi detalhado no programa viva uma nova Curitiba do plano plurianual 2018/2021, as categorias às quais receberam um plano de ação: Meio-Ambiente, Governo Municipal e as administrações regionais, Urbanismo, Planejamento Urbano, Obras públicas e transportes.
Os objetivos setoriais visam:
● Diminuir o número de animais abandonados e da transmissão de doenças causadas por esses animais;
● Promover sistema de educação continuada capaz de qualificar tecnicamente e motivar os servidores para um desempenho de excelência;
● Melhorar a acessibilidade nas ruas da cidadania, facilitando o deslocamento de cadeirantes e/ou pessoas com dificuldades de locomoção;
● Tornar mais ágil a emissão de licenças e alvarás;
● Verificação das políticas previstas no plano diretor e direcionamento da pesquisa acadêmica para a busca de soluções na gestão urbana;
● Minimizar a incidências das bacias dos rios Barigui e Belém;
● Melhorar a planta de iluminação pública;
● Aumentar a infraestrutura física e de informação dos usuários;
Dois indicadores foram utilizados no PPA: Os Instrumentos Legais do Planejamento Urbano Criados e Revisados e O Custo de Energia da Planta de Iluminação.
(Foram retirados do PPA 2018-2021 um detalhamento dos dois indicadores citados acima.)
Dentro do plano de ação, incluem-se atividades que simplifiquem e tornem mais agradável a interação do cidadão com a cidade, sobretudo o que inclui a assuntos relacionados a acessibilidade arquitetônica, serviços voltados para a proteção animal inclui a implantação do CRAR (Centro de Referência de Atendimento à Animais em Risco) e o uso de tecnologias e programas para a emissão dos alvarás, assim como a integração com a Região Metropolitana.
Através do programa viva uma nova Curitiba, busca-se sensibilizar alguns itens essenciais como: 60.000 pessoas quanto a disponibilidade da guarda responsável de animais, a atualização de pelo menos 10 instrumentos legais de Meio Ambiente, a análise de todas as consultas prévias de localização pelo sistema REDESIM, a realização
...