Educação , sociedade e trabalho : Abordagem sociológica da educação
Por: uezio • 30/5/2018 • Dissertação • 702 Palavras (3 Páginas) • 523 Visualizações
Disciplina : Educação , sociedade e trabalho : abordagem sociológica da educação
Capítulo : 10
10° Memorial : Educação para todos já
Com o estudo dessa disciplina pude perceber que ao longo de toda existência o homem visa o lucro , poder . A sociedade sempre foi dividida por classes sociais , a desigualdade fica cada vez mais evidente . Isso influenciou negativamente a educação , já que somente os filhos dos ricos tinham acesso a educação de qualidade ,alias antes o podre não tinha sequer direito de frequentar escolas , tão pouco se tornar doutor .
Ao longo do século o estado vem sendo governado pelos proprietários de terras , dinheiro .Com isso as leis as leis foram feitas para beneficio da burguesia que é a classe dominante mesmo não sendo maioria . A educação acabou sofrendo com o total descaso , com o pouco ou nenhum investimento , até porque não interessa aos senhores governantes uma população pensante , capaz de discernir o certo e o errado .
Através de muitas lutas os profissionais da educação conquistaram muitos direitos , com greves protestos e principalmente levando ao conhecimento da população as mil e uma face do governo , mostrando muitas vezes em sala de aula a realidade que os governantes tanto querem esconder custe o que custar , já que ao longo dos anos milhões e milhões que poderiam ter sido investido em educação , saúde e segurança foram desviados para beneficiar e agenciar essa corja de políticos corruptos .
Com as grandes revoluções vieram a necessidade de qualificar a sociedade que mesmo em lado oposto precisou se unir ao dono do capital por questão de sobrevivência , as pessoas migraram para os centros urbanos , saindo da zona rural de onde tiravam seu sustento para se tornarem assalariados . Assim a educação tornou-se necessária visto que o trabalhador tinha que saber como trabalhar com grandes máquinas , ou então de que adiantaria todo poderio da burguesia sem ninguém para desenvolver todo o processo . A educação não se tornou obrigatória por acaso . Até por questão de status perante o mundo um país só é levado a sério quando se investe em educação , alias é um índice importantíssimo de o número de analfabetos de um país .
Ser educador vai muito além de uma formação acadêmica , não que esta não seja de suma importância , é um processo mais interno , amplo , é o modo como o profissional consegue transmitir conhecimento , respeitando as limitações do outro . Sou educadora sim mesmo estando em continuo aprendizado .
A corrupção que assola o país é a prova de que mudanças são necessárias , não sei se seria capaz de definir um caminho a trilhar , porém de uma coisa tenho certeza , a sociedade só será beneficiada quando aprender a eleger seus governantes , quando cada um for honesto consigo e com o outro . Ai sim poderemos sonhar com uma sociedade igualitária , justa , onde todos tenham os mesmos direitos e deveres , onde não haja distinção de clero , classe ou raça .
Hoje os profissionais principalmente da educação vem travando grandes batalhas contra o estado , não só por melhores salários mas também por uma educação de qualidade . A elite vem sendo desmascarada e mesmo que a passos de tartaruga a justiça vem sendo aplicada . A metodologia de ensino vem fazendo a diferença e mesmo que rico e podre não possa competir de igual para igual , a sociedade ganha cada vez mais espaço no meio educacional .
Esse curso já é um sinal dos avanços da educação , antes seria impossível procurar qualificação profissional de graça então nem se fala . Então mesmo com tantos obstáculos é muito bom fazer parte desse curso pois aprendo , busco meios de melhorar meu trabalho fazendo com que o processo flua da melhor maneira otimizando tempo e espaço para que o aprendizado aconteça .
...