Endomarketing. Ferramentas. Motivação.
Por: sophiemcabezas • 22/9/2015 • Monografia • 3.093 Palavras (13 Páginas) • 309 Visualizações
RESUMO
No mundo globalizado atual, as organizações tendem fazer o diferencial no meio corporativo, uma dessas diferença é motivar seus colaboradores, no entanto,para isso é necessário que a comunicação interna use as ferramentais cujos objetivos visam almejar, através de jornais,meios eletrônicos,murais entre outras ferramentais. O endomarketing entra de forma consistente na utilização dos meios possíveis para aumentar autoestima dos funcionários. O endomarketing trata do investimento no público interno, fidelizar e comprometer de forma afetiva todos os colaboradores.
Palavras-chave: Endomarketing. Ferramentas. Motivação.
1 INTRODUÇÃO
Muito se fala na valorização dos funcionários, investir no público interno, embora isso requer custos, a valorização deste público é melhor maneira de motivá-los . Através de uma comunicação clara, objetiva e integrada faz com que o endomarketing tenha resultados concretos no final de um processo. Esse sucesso dependerá das ações promovidas nas organizações corporativas, entretanto justifica-se o estudo do tema logo as pessoas passam um maior tempo dentro das empresas e esse fator pode ocasionar desmotivação.
Através dessas fundamentações inicia o estudo do endomarketing e motivação e também o uso das ferramentas para atingir suas principais ações que influenciam o comportamento dos funcionários nas empresas.
2 ENDOMARKETING
O endomarketing revela a importância da comunicação entre colaborador e empresa, sendo assim, respeitar o funcionário como um membro integrante da organização,logo o estudo sobre o endomarketing é fundamental. As empresas estão cada vez mais preocupadas em adaptar suas estratégias de marketing ao seu público interno, porque cada vez mais é necessário fazer com que as pessoas que estão dentro de uma organização tenham o poder de comunicar-se e também ser ouvido pela empresa.
Conforme há a necessidade da criação de mecanismo de interação de implantar estratégia que ajudarão a organização a comunicar-se com seu colaborador, as ações de marketing para o público interno ressalta a importância da comunicação mutua.
Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.
FONTE: Disponível em:< http://www.endomarketing.com/endomarketing.html> Acesso em 01 jun. 2013
O endomarketing é um método muito utilizado no ambiente corporativo, de forma que criam um relacionamento com seus colaboradores, sendo assim, se sentem mais importantes, comprometidos e informados sobre organização no qual pertencem. Segundo Cerqueira (2005, p. 55) os primeiros a pensar nesse método foram os orientais e foi a partir da administração participativa que surgiram grandes projetos no mundo ocidental.
O conteúdo será dividido primeiramente com conceituações específicas, acompanhado de objetivos, satisfação do colaborador e por fim ferramentas e aplicações do endomarketing.
CONCEITO
Segundo alguns autores o conceito mais comum sobre endomarketing simplifica a comunicação interna, entretanto viabiliza um meio que favoreça o relacionamento humano, e a partir desde ponto, reconhecer e valorizar as pessoas.
A comunicação interna traz uma fórmula que a organização haja através de um ambiente favorável, portanto transformar os conflitos e resistências em uma comunicação interna que visa humanizar e transmitir honestidade de propósitos.
A corporação empresarial necessita saber ouvir para assim obter sucesso e também ter reconhecimento no seu ramo. Conforme Matos (2006, p. 17):
De modo geral, pessoas e empresas se ocupam mais em “falar”, em determinar seus conceitos e preconceitos, expressar suas opiniões e ditar regras, do que ouvir e estabelecer uma dinâmica de dialogo, que consiste em duas lógicas que interagem no fluxo da compreensão mútua, da construção do entendimento e da consolidação do relacionamento.
Saber ouvir transcende o ato de escutar; é compreender a pessoa que se expressa; é entender a mensagem que ela transmite; é assimilar o que é dito por palavras, atitudes, gestos ou silêncio; é perceber a grandeza da essência da comunicação e do dialogo; é alcançar a plenitude do relacionamento humano. É dar e receber informações e emoções. Ouvir é uma qualidade essencial para aperfeiçoar qualquer tipo de relacionamento, entre casais, pais e filhos, amigos, profissionais, vendedor e comprador, empresa e clientes internos (colaboradores) e externo (governos, fornecedores, sindicatos e a sociedade como um todo).
De uma maneira mais abrangente Cerqueira (1994, p. 20) conceitua endomarketing como projetos e ações que uma empresa deve empreender para consolidar a base cultural do comprometimento dos seus colaboradores através do desenvolvimento adequado das suas diversas tecnologias. Complementando ainda Cerqueira (1994, p. 51) aponta que “qualquer projeto de endomarketing estabelece um forte componente de comunicação integrada, ou seja, comunicação nos dois sentidos: estabelece uma base de relacionamento interpessoal que desenvolve positivamente a auto-estima das pessoas; facilita a prática da empatia e da afetividade.”
Contudo o relacionamento interpessoal desenvolvido pela organização torna a comunicação interna uma fórmula de incentivar os funcionários a expressar seus desejos e vontades, para assim poder trabalhar de forma mais eficiente, pois este método utilizado pela organização faz com o marketing interno realizado seja a fonte dos objetivos alcançados de ambas.
OBJETIVO
É necessário para o marketing interno fortaleça o vínculo entre empresa e colaborador, de tal maneira que o resultado final seja à melhora no ambiente de mercado dessa organização. O objetivo do endomarketing é tornar transparente ao funcionário os objetivos corporativos, de forma a harmonizar o objetivo do colaborador com o objetivo global da empresa. Fica claro que a organização precisa conhecer muito bem seu público interno para assim comunicar-se adequadamente.
Para isso, torna-se necessário, que áreas e unidades da empresa estejam em harmonia e os processos
...