Erros Clássicos na Gestão de Projetos
Por: Juliana De Jesus Oliveira • 16/5/2021 • Trabalho acadêmico • 418 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Curso: Administração 9º período[pic 1]
Disciplina: Consultoria Organizacional
Professor: Carlos William
Acadêmico (a): Juliana de Jesus Oliveira
Erros clássicos na gestão de projetos
A Empresa Junior – Lume Consultoria do curso de administração da Unidade CSEH da UEG é voltada para a prestação de serviços de consultoria na área de gestão de empresas. Devido a realidade vivida pelos alunos e pelos professores, com a falta de recursos e tempo para dedicar as atividades, a empresa sofre com a má estruturação física e com a falta de engajamento dos membros. Isso gera uma impossibilidade de crescimento da empresa, e leva a um número bastante reduzido de projetos.
Apesar dos problemas citados a área comercial e de recursos humanos buscam constantemente a melhoria e o crescimento da organização. Assim foi passado para a área comercial um contato de um potencial cliente que buscava um projeto de transcrição de áudio de uma reunião sigilosa realizada em Goiânia. Assim o comercial analisou a necessidade do potencial cliente, e como procedimento repassou as informações ao setor de projetos e demais diretores. O diretor da área de projetos demonstrou bastante desinteresse pois não era um serviço da especialização da empresa. Assim não quis se responsabilizar pelo projeto, mesmo sendo um projeto com grande facilidade de execução, o erro cometido pela área de projetos foi “temos que encantar o cliente” e “não temos tempo para planejar”, afirmando que a empresa não seria capaz de entregar o que o cliente pediu, a além disso via a necessidade de fazer algo a mais pelo cliente, bem como a afirmação de que não iria dar tempo para o planejamento, pois o cliente exigia um prazo de entrega de uma semana, e ainda havia a necessidade de aprender sobre como a atividade deveria ser realizada.
Um grande erro do comercial foi de que “O comercial vende até a mãe! ”, mesmo com a área de projetos destacando que o serviço não era da área em que a empresa atuava, o comercial preocupado com suas metas insistiu devido a notável simplicidade do projeto. Isso poderia ter gerado um grande problema caso o projeto não tivesse sido bem-sucedido, e a análise de riscos de erros tivesse sido incorreta.
Apesar dos erros citados, o projeto foi concluído com sucesso, gerando a satisfação do cliente. E assim pode ser destacado os três erros principais que ocorreram nessa situação: “temos que encantar o cliente”; “não temos tempo para planejar” e “O comercial vende até a mãe! ”.
...