Especialização em Business Intelligence
Por: Gustavo Nascimento • 15/10/2023 • Trabalho acadêmico • 330 Palavras (2 Páginas) • 43 Visualizações
Universidade Anhembi Morumbi. - Especialização em Business Intelligence.
N1: Empreendedorismo – Como gerir a Softline em sua internacionalização.
Como gerir a SOFTLINE para futuro aparentemente promissor no mercado Internacional, porém com ameaças internas e externas?
Empresa que inicio sua trajetória em 1995, sem qualquer conhecimento técnico em sua área de atuação, sem planejamento e recursos financeiros suficientes para conduzir adequadamente o empreendimento.
Situada em uma cidade de médio porte, no interior do estado de Santa Catarina ao qual a empresa possui boa relação social com fornecedores e clientes.
Atualmente possui 60% do mercado nacional e com ganhos anuais de 50 milhões de reais; aumento de 30 a 40% por ano.
Se tornar uma classe mundial no ramo que atua, desafio, se não houver um plano de negócio, planejamento estratégico bem orquestrado.
Iniciar com a definição da missão, visão, valores e objetivos e estratégia dessa trajetória Internacional.
[pic 1]
A visão da SOFTLINE, o futuro, foco é o mercado Internacional. [pic 2]
Sendo Objetivo alcançar o reconhecimento mundial, internacionalização.
No plano estratégico é preciso analisar o ambiente interno e externo da SOFTLINE, para tal iremos utilizar ferramenta de gestão SWOT.
[pic 3]
Com está análise é possível observar que a SOFTLINE, possui fraquezas quanto sua localização a falta de conhecimento na legislação do mercado externo, porém como forças possui a maior fatia do mercado e programa de melhoria continua, forte relação com fornecedores e clientes.
Oportunidade de alcançar o reconhecimento mundial e como ameaças custo baixo dos produtos europeus e um possível afastamento do fundados Paulo.
A SOFTLINE, seguindo com sua força no mercado nacional e avanço na tecnologia em seu centro de pesquisa poderá ingressar no mercado internacional conseguindo reduzir a ameaça dos baixos custos dos produtos europeus.
No processo de melhoria continua os gerentes podem ser a chave para mitigar o fraco conhecimento na legislação internacional através de treinamentos.
É nesta jornada de uma possível saída do Paulo que um dos gestores podem ser a saída, “ops” a solução para sua “aposentadoria” do CEO.
Referências Bibliográficas.
CHIAVENATO Empreendedorismo- Dando asas Ao Espirito Empreendedor 4°Edição.
...