Especialização em Gestão Pública Municipal
Por: Silvia Duarte • 26/5/2018 • Trabalho acadêmico • 565 Palavras (3 Páginas) • 381 Visualizações
Especialização em Gestão Pública Municipal
Processos Administrativos
Aluna: Silvia Renata da Silva Duarte
QUESTÃO:
Alicerçado nos critérios de interdependência podemos perceber que o conceito de interdependência está diretamente relacionado ao entendimento sobre os chamados critérios de departamentalização, dos quais as organizações compõem os níveis de relacionamento desejados e perceptíveis entre os elementos dispostos nas suas respectivas estruturas organizacionais.
Logo, frente à construção dessa correlação, é possível evidenciarmos a importância da busca por formas de organização interna que potencializem o grau de interdependência entre os vários órgãos de uma mesma estrutura e o quanto essa atitude pode colaborar, de forma decisiva, para a otimização no processo de gestão.
Ante o abordado explique as seguintes formas de interdependências de:
a) Fundo comum.
Tem como característica possuir uma visão tradicional, centralizada e verticalizada, o qual o valor que é agregado à orientação de processos é muito pequeno. Consequentemente há o não favorecimento de obtenção e ou a ampliação de visibilidade dinâmica da organização de uma maneira em geral.
Por possuir características centralizadas, considera apenas os aspectos internos de cada unidade, já uma organização por sua complexidade, é algo bem maior e mais abrangente.
Muitos aspectos, que são importantes para as organizações, por muitas vezes podem se desconsiderados pelos gestores pelo fato de que as informações que apresentam subsídios para a tomada de decisões podem tomar muito tempo dos gestores, no que diz respeito à formulação e implementação de muitas questões de caráter pontual.
As estruturas organizacionais ortodoxas e tradicionalmente estruturadas, fornecem subsídios para a interdependência de fundo comum, com seus modelos linear, linha e assessoria, funcional e o modelo colegiado ou comissional.
A característica de verticalização, traçada pelo modelo de gestão “top down”, a qual as decisões fluem de cima para baixo, provoca a inflexibilização e a rigidez administrativa.
b) Fundo sequencial.
Tem como característica possuir uma visão contemporânea e horizontalizada possui caráter em que, há uma sequência no que diz respeito ao fornecimento e processamentos dos dados, mas ainda há a falta de reciprocidade entre os processos.
Essa sequencia que é realizada, indicam quais são as próximas atividades a serem realizadas, mesmo que não haja a percepção dos ajustes necessários, em sentido contrário, e que podem promover o fortalecimento da execução do processo de uma maneira em geral.
Teoricamente, se têm o entendimento de que as empresas necessitam de adequação de sua estrutura organizacional, para se adequar as transformações diversas que podem vir dando mais viabilidade ao processo e as atividades organizacionais.
O desenvolvimento conjuntural proporciona a criação dos sistemas de trabalho de alto desempenho (STADs), definidos como conjuntos de práticas, reunindo sistemas e processos básicos
...