Estagio de pedagogia
Por: Bruno Rollisso • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.232 Palavras (9 Páginas) • 352 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ALESSANDRA VITAL DARRI DOS SANTOS RA:3829707490
CLAUDIA REGINA DA SILVA RA:3830676191
LÍVIA GRAZIELE DA SILVA VIEIRA RA:3815664988
RENATA GIMENES NUNES RA : 2306300928
FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina de “Fundamentos da Gestão em Educação” sob orientação do professor-tutor a distância Profª Adriana Tonato Camarotti.
CAMPINAS/SP – FAC 3
2015
SUMÁRIO
- Introdução.....................................................................................................02
- O Papel do Gestor Educacional e Escolar para a Modernidade....................04-05
- O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública ........05-08
- O que é o Projeto Politico Pedagógico , e qual a sua importância .....................09
- Mapa Conceitual............................................................................................10
- Considerações Finais .....................................................................................11
- Referências Bibliográficas.....................................................................................12
- Introdução
Em toda a história e atualmente, diversas são as questões e propostas levantadas acerca do Sistema Educacional Brasileiro.
A preocupação com a elaboração de um sistema de gestão escolar começou a ganhar espaço a partir da década de 1920. Inicialmente a ideia adivinha do modelo de administração de empresas, modelo este que tem uma visão capitalista/globalizada ou seja prepara o individuo para atender a demanda do mercado visando apenas à formação para a mão de obra. Porém na década de 1980 essa visão passou a ter um papel voltado para a democracia e percebeu-se que eram necessárias adequações para ser incorporado no campo da educação.
O Sistema Educacional Brasileiro passou e passa por diversas modificações, que estão sendo implantadas com o objetivo de alcançar a qualidade. No entanto essas mudanças envolvem toda a estrutura que se inicia no Ministério da Educação e passa pelos órgãos estadual e municipal chegando dentro da escola e posteriormente na sala de aula; vale ressaltar que embora sejam órgãos “separados” fazem parte de um todo que se completa. Governo Federal, Estadual e Municipal tem ações conjuntas que visam o beneficio da população.
Para buscar compreender melhor como foi pensado, organizado e implantado o sistema de Gestão Educacional, faz- se necessário compreender quem é o profissional que tem a incumbência de organizar as ações que proporcionem uma gestão democrática e participativa dentro da escola.
Quais são suas atribuições ?
Quais são os seus limites ?
Quais decisões cabem a ele?
Uma vez que algumas são de responsabilidade do governo e outras não.
Na apresentação deste trabalho pretendemos esclarecer através de pesquisa e reflexões qual o papel e a importância da gestão/gestor para a educação.
- O Papel do Gestor Educacional e Escolar para a Modernidade
Em um mundo globalizado onde existe competição por colocação profissional , a escola encontra-se em uma posição de destaque, visto que é cobrada frequentemente pela formação de pessoas cada vez mais preparadas para atender essa demanda.
É importante enfatizar que ela tem a missão de capacitar o aluno para satisfazer as exigências do mercado de trabalho, absorvendo as mudanças porém não pode perder de vista seu proposito e seu compromisso de promover uma educação de qualidade visando à construção de uma sociedade democrática e igualitária.
Quando pensamos em gestão corremos o risco de centralizar todas as decisões em uma única pessoa, mas ao analisar as incumbências delegadas ao Gestor em educação percebemos que a educação se faz por diversos meios dentro do ambiente escolar.
Inicialmente faz- se necessário compreender que a Gestão Educacional pode ser concebida em três instâncias que se completam . São elas: o sistema de ensino como tal, as escolas e a sala de aula.
Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi :
“ Na escola, a organização e a gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas.”
O gestor tem um papel fundamental , pois cabe a ele viabilizar ações que apoiem a realização dos objetivos que são para promover uma educação que beneficie a todos e promova uma Gestão Democrática e Participativa. Por Gestão Democrática compreende-se as ações que favorecem a preparação e qualificação dos professores, a construção de um projeto politico pedagógico, um ambiente de trabalho organizado, uma boa estrutura. Essas ações proporcionam a qualidade da aprendizagem pois possibilita que a direção, coordenação pedagógica os professores tenham ferramentas para desenvolver um trabalho articulado que visa para um bem comum.
Não podemos deixar de destacar a importância da Gestão Participativa que envolve a comunidade escolar ( pais, alunos, funcionários e professores). Existem espaços que são assegurados legalmente, como por exemplo a Associação de Pais e Mestres que possibilita a participação ativa , visando o beneficio de todos. Cabe a esse grupo as decisões de utilização de recursos financeiros captados através da realização de festas, venda de rifas etc...
Além dos recursos captados nessas ações conjuntas, as escolas recebem dinheiro repassado pelo governo federal, estadual e municipal e tem destino definido ( merenda, livros, reformas etc.. ) e o gestor apenas administra, não tem o poder de utilizar como decidir.
...