Estatística Aplicada
Por: Eduardo Faturamento-TO • 27/5/2016 • Trabalho acadêmico • 845 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
PLANO DE ENSINO
CURSO: Administração
SÉRIE: 5º Semestre
DISCIPLINA: Empreendedorismo e Plano de Negócios
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4,5hs/aula
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 90hs/aula
I – EMENTA
Esta disciplina trata da questão da formulação das estratégias para abrir um empreendimento (seu próprio negocio) a partir da identificação do perfil e das características próprias do futuro empreendedor, características estas que darão as bases para a viabilidade do empreendimento. Trata, também, das definições de um plano de negócios, sua importância e sua finalidade para o futuro empreendedor. Trata, por fim, da análise e viabilidade de um novo negocio.
II – OBJETIVOS GERAIS
Permitir que os alunos possam adquirir conhecimentos sobre os fundamentos da gestão e do empreendedorismo e permitir o conhecimento das principais práticas de gestão aplicadas pelas organizações (com ou sem fins lucrativos), tendo em vista a busca da excelência de desempenho.
Caberá a disciplina Empreendedorismo e Plano de Negócios, desenvolver competências dos alunos para a criação, gestão e sobrevivência de novos empreendimentos, a partir das informações e os conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento, requer:
- Identificar e desenvolver o comportamento empreendedor e inovador aos alunos de formações diversas para estudar, gerar e propagar conhecimento multidisciplinar, independentemente de suas áreas de especialização;
- Analisar a concepção de novos negócios, visando à identificação de oportunidades e análise da sua viabilidade, conscientizando os alunos sobre o seu potencial como empreendedor.
- Focalizar os conhecimentos adquiridos durante o curso para o ambiente das pequenas e micro empresas despertado os alunos sobre os seus potenciais como empreendedores;
- Desenvolver um plano de negócios para pequenas empresas;
Através das estratégias de trabalho e de avaliações, capacitar os alunos para serem inovadores, para enxergarem e usufruírem de novas oportunidades; treiná-los no campo comportamental para que desenvolva autoconfiança, persistência, resistência para enfrentar obstáculos e convencê-las a acreditar que trabalhar duro é o caminho para atingir um objetivo.
III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Saber abordar as questões relacionadas com a identificação das novas oportunidades locais de negócios, apontando tendências globais que geram estas oportunidades.
- Desenvolvimento da visão sistêmica da gestão a partir dos fundamentos de excelência adotados nos modelos nacionais para avaliação da gestão nas organizações.
- Estimular a busca por autoconhecimento e percepção de si mesmo, através de questionamentos colhidos da experiência concreta individual e coletiva.
- Conhecimento dos principais comportamentos e atitudes normalmente observados em Empreendedores de sucesso.
- Conhecimento do processo de criação de um novo empreendimento e do desenvolvimento do Plano de Negócio como apoio.
- Conscientização da importância de praticar na vida os conteúdos adquiridos no curso, para que as competências mencionadas nos objetivos gerais deste plano sejam plenamente desenvolvidas.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 – Histórico
- – Conceitos e definições de empreendedorismo
- – O espírito empreendedor
- – Definir – “empreendedorismo pode ser aprendido?”.
- – Competências e comportamentos dos empreendedores de sucesso
2.1– Características do empreendedor.
- – Plano de Negócios – uma visão geral
- – Qual a finalidade de um plano de negócios.
3.2 - Estruturas do Plano de Negócios
3.2.1 - Pesquisa de mercado;
3.2.2 - Planejamento de Marketing;
3.2.3 - Planejamento Financeiro;
3.2.4 - Plano de Gestão empresarial;
- – Desenvolvimento de um Plano de Negócios de uma pequena empresa.
- – Empreendedorismo Corporativo.
- - Definição e conceitos
- – Aplicação empresarial.
- Fundamentos da Excelência - Critérios utilizados para avaliar a aplicação dos Fundamentos da Excelência: (FNQ
V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO
- As aulas deverão ser predominantemente, expositivas, com apoio de material de leitura previamente preparado para cada aula.
- Ainda, sempre que forem apresentados instrumentos de trabalho que poderão ser utilizados no dia a dia dos alunos, deverão ser realizadas simulações, preferentemente em grupos, a respeito da aplicação de tais instrumentos.
- Deverão ser sempre, sugeridos materiais de leitura adicionais, como forma de estimular e orientar o desenvolvimento pessoal dos alunos.
- Vídeos, filmes, artigos e textos que estimulem a reflexão sobre si mesmo, seus objetivos e sua vida atual.
VI – AVALIAÇÃO
- Serão respeitados os critérios de avaliação e aprovação definidos pela Universidade.
- Todas as avaliações deverão ser consideradas como "mais uma" oportunidade de aprendizagem.
- Visando a estimular os trabalhos em equipe, poderão ser realizadas provas em duplas, desde que as questões formuladas sejam apropriadas para discussão e tomada de decisões em duplas.
- Estímulo ao desenvolvimento de uma Feira de Empreendedorismo, a ocorrer no final do semestre, na própria universidade, que deverá ser avaliada por todos os professores e alunos do curso.
VII – BIBLIOGRAFIA
Bibliografia básica DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa, São Paulo: Ed. Cultura, 2000. Fundação Prêmio Nacional da Qualidade. Rumo a Excelência/2006 – 250 e 500 pontos. São Paulo: FPNQ, 2006. Disponível para download www.fnq.org.br HISRICH, R.D.; PETERS, M. P. Empreendedorismo: São Paulo: Virtual / Bookman. |
Bibliografia virtual KOTLER, P.; ARMSTRONG, E. G. Princípios de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson. HOLM, S. Plano de negócios em sete etapas. Tradução de Ilka Maria de Oliveira Santi. Curitiba: IBPEX. MAXIMIANO, A. S. Administração para empreendedores. São Paulo: Pearson. |
Bibliografia complementar KENNEDY, CAROL. Guia Dos Gurus Do Gerenciamento: São Paulo: Record. KOTLER, P. KELLER, K.L. Administração de Marketing, 12. ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. RAZZOLINI FILHO, Edelvino. Empreendedorismo: dicas e planos de negócio para o século XXI: São Paulo: Virtual / IBPEX. |
...