Estatística Aplicada a Administração
Por: sinarafssilva • 20/5/2015 • Relatório de pesquisa • 672 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
DISCIPLINA: Estatística Aplicada à Administração
GLOSSÁRIO
Distribuição de freqüências: Entende-se por distribuição de freqüências um arranjo de valores em que uma ou mais variáveis tomam em uma amostra. Cada entrada na tabela contém a freqüência ou a contagem de ocorrências de valores dentro de um grupo ou intervalo específico, assim a tabela demonstra a distribuição dos valores da amostra.
Freqüência relativa: Considera-se por freqüência relativa, o resultado obtido da divisão entre a freqüência e a quantidade dos elementos, ou seja, denota-se como o quociente entre a freqüência absoluta da variável e o número total de observações. Exemplo: Se na aplicação de uma avaliação em uma sala de aula a nota 0,5 se repete cinco vezes entre as quarenta provas dos alunos, temos como freqüência relativa 5/40 = 0,125 ou 12,5%.
Classes: Entende-se por classes, o instrumento para reunir grandes massas de dados, ou seja, para elaborar a distribuição de freqüência. Haja vista, faz-se necessário a delimitação do número classes para que os dados sejam agrupados. Para a delimitação de classes utiliza-se a fórmula k =, em que k corresponde à classe e n o número de observações. Exemplo: Em uma pesquisa de mercado foram entrevistados 20 consumidores, assim para facilitar o entendimento dos dados que serão obtidos, o pesquisador divide em classes.
Histograma: Caracteriza-se pela representação gráfica em colunas (retângulos) de um conjunto de dados previamente tabulado e dividido em classes uniformes. A base do retângulo representa a classe e a altura representa a quantidade ou freqüência com que o valor dessa classe ocorreu.
Gráfico de Setores: Também chamado de gráfico de pizza, representa os dados em um diagrama circular em que os valores de cada categoria estatística são proporcionais as medidas dos ângulos. Para representar os dados em um gráfico de setores é preciso que os valores estejam em porcentagem, para isso devemos definir a freqüência relativa dos dados observados.
Média: Entende-se por média, o valor que demonstra onde estão mais concentrados os dados da distribuição, ou seja, caracteriza-se como o ponto de equilíbrio das freqüências como podemos observar no histograma. Constitui-se num valor significativo de uma lista de valores. Se todos os números da lista são os mesmos, então este número será a média dos valores. Caso contrário, um modo simples de representar os números da lista é escolher de forma aleatória algum número da lista. Contudo, a palavra 'média' é usualmente reservada para métodos mais sofisticados. Em último caso, a média é calculada através da combinação de valores de um conjunto de um modo específico e gerando um valor, a média do conjunto.
Mediana: Entende-se como o valor que separa o conjunto em dois subconjuntos do mesmo tamanho. Para o cálculo da mediana é importante que os elementos do conjunto estejam ordenados do menor para o maior. Outro aspecto relevante é que a mediana não precisa necessariamente fazer parte do conjunto. Exemplo: O conjunto {3, 3, 7,7 } possui o número de elementos par, assim a mediana é a média entre os elementos centrais 3 e 7 que é 5.
Moda: Caracteriza-se como o valor que detém o maior número de observações, ou seja, o valor ou valores mais freqüentes, ou ainda "o valor que ocorre com maior freqüência num conjunto de dados, isto é, o valor mais comum". Além disto, é a única medida de dispersão que pode apresentar mais de um valor podendo ser um conjunto amodal, monomodal e bimodal. Exemplo: O conjunto de dados {2, 3, 4, 4, 4, 5, 5, 6} tem moda 4, pois esse valor repete-se três vezes.
...