Estudo de Caso São Paulo Alpargatas
Por: Bernardo Mendes • 3/3/2016 • Trabalho acadêmico • 320 Palavras (2 Páginas) • 568 Visualizações
1 – Um dos fatores foi a crise fiscal brasileira, alguns projetos acabaram perdendo suas fontes de financiamento, resultando em prejuízos. Outro fator foi o fim da ditadura militar, que levou a redução de investimentos no setor de defesa, implicando na redução das vendas da companhia. Como a empresa não costumava analisar o mercado por meio de estudos de marketing, não houve inovações e melhorias, perdendo competitividade. A empresa somente tinha foco na produção industrial e na engenharia das aeronaves em detrimento das demandas que veio posteriormente a perder.
2 - O projeto ERJ-145 era levado anteriormente em ‘banho-maria’. Com os novos direitos em 1995 o projeto foi retomado, porém não existia muitas vantagens pelo alto financiamento, porém os alcançaram os objetivos e o projeto foi desenvolvido utilizando alta tecnologia, tendo aceitação no mercado.
3 - O principal obstáculo foi o financiamento, que era alto. Os novos diretores conseguiram realizar parcerias com grupos dentro e fora do país e assim levantar o financiamento necessário. O BNDES foi o grande alicerce.
4 - O arranjo físico mais adequado seria o moderno e simples, utilizando materiais comuns, especialmente liga de alumínio. Apenas com utilização de Kevlar ou fibra de carbono em casos mais extremos, como no corpo do aparelho.
5 - Além da produção da aeronave mais moderna e simples, outro ponto ao qual reduziu custos para a Embraer foi o emprego de realidade virtual para conceber o design da aeronave, reduzindo o custo com protótipos e reduzindo o número de engenheiros encarregados para realização da tarefa.
6 - Os ganhos operacionais foram a redução de trabalhadores e a redução de custo com protótipos. Com a implementação do Centro de Realidade Virtual, houve corte de atividades manuais, dando espaço aos sistemas automatizados.
7 – Foram feitas parcerias com os fornecedores para que os componentes fossem produzidos em locais próximos as linhas de montagem, reduzindo o custo com frete dos produtos e também acelerando a fabricação das aeronaves.
...