Evolução do Pensamento Organizacional
Por: Yara Rodrigues • 15/8/2016 • Artigo • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 389 Visualizações
Texto 1
Evolução do pensamento organizacional
Uma nova era humana está levando a sobrevivência das organizações á adaptação nas mudanças ambientais, com isso a sociedade de informações substituiu a sociedade industrial, mudando as estruturas sociais, fazendo com que o capital humano será o recusro mais importante, e por conta da escassez mais valorizado, o objetivo disso é fazer com que o a tecnologia de informação e de comunição fará desaparecer a burocracia e assim o trabalho ser encarado com uma forma de desenvolver o humano.
Existem duas grandes relevantes questões sobra a importância para a vida organizacional, a primeira diz que a concepção de oganização como centro educacional, que fala a respeito de influenciar a vida das pessoas. A segunda diz sobre o papel de aprendizagem que não pode mais se restringir à sala de aula. O conhecimento precisa estar em todo lugar.
Os precessos de modernização vieram tomar fomra a partir do fim da era feudal e no início da era industrial, que foi fundamental para a consolidação da Administração como ciência. Quatro elementos ajudaram no surgimento da acumulação primitiva de capital, que conhecemos hoje como capitalismo. '' a) o crescimento do intercâmbio de mercadorias no final da Idade Média, com a introdução de uma economia monetária e o crescimento das cidades, esvaziando a economia agrícola da era feudal; b) o sistema de produção manufatureiro, que permitiu aos artesãos viver de sua arte; c) a inflação de preços dos séculos XVIII e XIX, 4decorrente do aumento de preços de bens e mercadorias e da estagnação da renda de reis e de nobres; e d) o cercamento dos campos, que provocou um aumento de preços no arrendamento de terras e inviabilizou a agricultura familiar, base do antigo sistema de cultivo feudal. ''
Com todas as mudanças ocorridas pelo medolo agrícola até a Revolução Industrial, surge a Escola Clássica centrada na idéia de que o homem é capaz de tomar uma decisão mais do que boa, ótima, em troca de pequenos salários, se sujeitava a 16 horas repetitivas de trabalho sub-humano. Em 1980 o antigo sistema feudal provocou a liberação de vários trabalhadores do campo para a cidade em busca de sobreviver. '' Eles tinham de ser educados,informados e moldados. Tinham de compreender que eram necessários, por conseguinte com capacidade para se imaginarem num novo papel e num ambiente novo”. Surgiram, assim, as primeiras idéias sobre aprendizagem na modalidade treinamento, que seria muito simples, uma vez que o trabalho estaria amplamente padronizado, bastando ao operário aprender algumas operações (MOTTA; VASCONCELOS, 2006, p. 30).''
Com o passar dos tempos foi criado a divisão internacional de trabalho que tem como intuito a maior produtividade e eficiência do sistema, porém a partir dos anos 20 perceberam que o homem agia e reagia a outros alementos além do modelo monetário, que foi então que surgiu a Escola de Relações Humanas que é centrada na idéia que é só tempo, condicionado pelo sistema social e pelas demadas biológicas. Essas idéias são influenciadas pela Soc. e Psico. que utilizam de um conceito para compreender suas bases. Outro ponto importante é a motivação, nesse ponto conseguimos enxergar que foi fundamentala contribuição de Maslow que seu foco.
Teorias relacionadas à aprendizagem no ambiente de trabalho
O crescimento por essa temática resultou em três fatores.“a velocidade da mudança tecnológica, o avanço da globalização e a competição corporativa crescente”. As empresas estão sendo ''obrigadas'' a lançar novos produtos em curto prazo de tempo e a globalização aumenta mais ainda essa pressão, colocando o preço e fazendo com que a competição aumente entre as organizações. Contudo, tem um diferencial que a medida em que as empresas conquistam novos recursos para ganhar mais, o conhecimento existente é um dos seus melhores recursos, e tem aumentado.
...