Evolucao do pensamento administrativo
Por: tatianerf • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.306 Palavras (6 Páginas) • 275 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitario Unicarioca
Aluno: Tatiane Ramos Feitoza
Matricula:2015102898
Atividade Supervisionada/ Evolução do Pensamento Administrativo
Professor: Glaucio Matos
Rio de Janeiro, 26 de maio de 2015
ETAPA 1
PASSO 1
ADMINISTRAÇÃO
Conceito:
Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas de processos ou funções: Planejamento, Organização, liderança, execução e controle.
PLANEJAMENTO ORGANIZACAO[pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
LIDERANÇA
[pic 7][pic 8]
CONTROLE EXECUÇAO [pic 9]
ESCOLAS ADMINISTRATIVAS
Administração Cientifica: Pretendia eliminar movimentos desnecessários dos trabalhadores, treinando-os e dividindo-os de modo que cada um realizasse uma tarefa especifica, verificando o período em que o mesmo levaria para concluir determinada função, assim podendo contabilizar o quanto pagaria por produção. Isso os incentivava a produzir cada vez mais e mais rápido, para poder gozar de uma remuneração maior.
Teoria criada por Frederick Taylor
Escola da Relações Humanas: Desenvolvida por Elton Mayo, a teoria das relações humanas tem como princípios enfatizar mais as pessoas do que as maquinas, na confiança e abertura, na delegação de autoridade, preocupação com a pessoa integral. A escola da relações humanas, abriu novos horizontes à teoria administrativa. A Primeira foi chamada Equação Humana. –O sucesso das organizações depende das pessoas.
Gestão Administrativa: Era uma escola que enxergava a administração como uma disciplina e profissão. Segundo Henry Fayol, administrar é a função mais importante em uma empresa. O administrador teve suas funções divididas em cinco, sendo elas, planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar; e ainda elaborou quatorze princípios de administração.
Teoria Burocrática: Tem como principais características a formalidade, impessoalidade e profissionalismo. Idealizada por Max Weber, que segundo o mesmo a burocracia apresentaria alto grau de eficiência e seria o modo mais racional de exercer dominação sobre os outros, devido a impessoalidade e da imposição de regras legais na burocracia.
REVOLUCAO INDUSTRIAL- SUA INFLUÊNCIA NA TEORIA ADMINISTRATIVA
Na primeira fase da Revolução Industrial, a qual também podemos chamar Revolução do Carvão e do Ferro, iniciou-se a implantação da mecanização tanto na indústria como na agricultura, introdução da máquina a vapor e o crescimento do sistema fabril.
Já na segunda fase, houve a substituição do ferro pelo aço, vapor por eletricidade e petróleo, invenção do motor a combustão e o surgimento de veículos automotores como carros e aviões.
O formato de administração, tal qual o meio social foram influenciados a partir dessas mudanças.
Com a rapidez da produção que as maquinas proporcionavam, a demanda foi ficando cada vez maior, aumentando também o lucro dos donos de fabricas, fazendo com que os empresários passassem a investir em instalação de indústrias, coisa que aconteceu bem rápido, se espalhando por toda a Inglaterra.
Com todo essa mudança proporcionada pela chamada Revolução Industrial, pode-se dizer que houve grande contribuição para o desenvolvimento da Teoria da Administração.
PASSO 2
PODE-SE DIZER QUE AINDA VIVEMOS UMA REVOLUÇAO INDUSTRIAL?
Com todas as invenções que nos deparamos todos os dias, surgem cada vez mais itens para facilitar a vida da sociedade. A todo momento, são criados softwares, novos tipos de combustíveis, veículos e maquinas para utilizar esses combustíveis.
A criação não para. As empresas estão o tempo todo realizando mudanças em seus equipamentos, criando novos e abrindo mais e mais fabricas pelo mundo, para facilitar sua distribuição.
O que podemos atribuir a isso, é a crescente demanda de consumidores, que também necessitam de melhoria na qualidade de vida, e cada vez mais busca se equipar deforma a obter mais conforto e facilidade.
Com a correria que as empresas buscam estar sempre a frente das outras, o crescimento na produção de itens que necessitamos cada vez aumenta mais.
Com isso podemos deduzir sim, que ainda vivemos uma revolução industrial.
ETAPA 2
Vídeo Tempos Modernos
Como podemos ver no filme Tempos Modernos, apesar de ele ter sido produzido a muito tempo atrás, ele se mostra bastante atual, tendo em vista que ainda existem empresas que tratam seus funcionários como maquinas a serem o tempo todo aperfeiçoadas. A diferença perceptível, é que naquele período, se criavam maquinas para melhorar e agilizar o serviço nas industrias, e elas precisavam dos operários para manuseá-las, mas atualmente, as maquinas criadas são dotadas de grande tecnologia, as quais se faz possível até a substituição de mão de obra humana.
Na fábrica retratada no filme, a empresa utiliza da Teoria Cientifica de Taylor, pois tenta especializar seu operário, ao mesmo tempo que utiliza da Teoria Burocrática, na qual o gestor transmite impessoalidade e imposições de leis burocráticas.
ETAPA 3
ESTUDO DE CASO
A primeira coisa que o empresário deve fazer, é implantar o recurso de reuniões mensais, contando com a presença de toda equipe.
Nessas reuniões, deve ser abordada os temas de trabalho em equipe, de como o não trabalho de um influencia no de outro.
...