TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAZENDA BARRA DOS CARVALHOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A.

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  9.412 Palavras (38 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 38

FAZENDA BARRA DOS CARVALHOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A.

[pic 3]

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL

RELATÓRIO DE IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DA COMUNIDADE DA PRAIA DO PRATIGI

ÁREA SITUADA A NO BAIXO SUL – PRAIA DO PRATIGI

MUNICÍPIO DE NILO PEÇANHA / BAHIA

Salvador, Janeiro de 2011


RESPONSÁVEL TÉCNICO

Janaina Oliveira de Azevedo Leal

Bacharel em Turismo e Mestre em Análise Regional e Desenvolvimento Local


SUMÁRIO

  1. [pic 4]
    INTRODUÇÃO

O presente documento consiste no Programa de Qualificação Profissional da Comunidade da Praia do Pratigi, do empreendimento denominado PRATIGI RESORT, de propriedade da empresa FAZENDA BARRA DOS CARVALHOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A., a ser implantado na Fazenda Barra dos Carvalhos, Praia do Pratigi, município de Nilo Peçanha/Bahia.

Com uma área de aproximadamente 399km², a cidade de Nilo Peçanha tem uma população de 12.530 habitantes. Possui clima úmido e uma média de temperatura de 25°C.

A economia local é baseada principalmente no cultivo de cacau, guaraná, cravo, dendê, pimenta-do-reino, mandioca, e outras culturas menos importantes. Além disso a pesca e o artesanato de piaçava também são responsáveis por grande parte do sustento da comunidade local.

Situada na região turística da Costa do Dendê, o turismo é uma atividade de grande relevância para essa região, sobretudo nas modalidades de Turismo Cultural, ecoturismo, Turismo de esporte e aventura, como indica a Secretaria de Turismo da Bahia.

Fazem parte do município os Povoados de Barra dos Carvalhos, Boitacara, Itiúca, Jatimane, de São Francisco e possui ainda a bela Praia da Barra dos Carvalhos e o Rio das Almas.

A implementação de um Resort na região oportuniza o acesso a novas técnicas, abre novos leques de atuação da comunidade local incrementando as atividades econômicas da região.

Porém é necessário atentar que não se trata, portanto, simplesmente da implantação de um projeto, mas de uma interação consistente e continuada com o entorno. É indispensável a mobilização e articulação no sentido de envolver a comunidade local de forma representativa na contratação seguida de capacitação. Acredita-se que será possível ampliar a empregabilidade dos trabalhadores por meio do aprendizado e do desenvolvimento de novas habilidades e competências, minimizando assim os impactos do desemprego e melhorando a qualidade de vida na região. A qualificação se configura como requisito indispensável no processo de recebimento de um novo paradigma técnico-econômico e em contrapartida é fundamental para sustentar ganhos de produtividade e competitividade do empreendimento.

Outro fator que se deve levar em consideração permeia a participação política do empreendimento na elevação no nível cultural, educacional, profissional, de negócios e de geração de renda nas localidades envolvidas.

  1. OBJETIVOS

O objetivo geral do Programa de Qualificação Profissional da Comunidade da Praia do Pratigi é capacitar a comunidade local por meio de cursos de qualificação em ocupações para absorção do empreendimento Pratigi Resort, com foco na construção civil, quando da implantação do empreendimento e turismo e hospitalidade, quando da operação do mesmo, tendo como área de contemplação os municípios de Nilo Peçanha, Valença, Taperoá e Cairu.

São objetivos específicos do Programa de Qualificação Profissional;

  • Estabelecer mecanismos para se proceder à mobilização e habilitação da mão-de-obra local, visando maximizar seu aproveitamento nos cursos de capacitação e qualificação a serem implantados, gerando, assim, trabalho e renda para a população local e minimizando possíveis interferências negativas oriundas da atração de população externa à região;
  • Promover a capacitação e qualificação da mão-de-obra local voltadas ao atendimento das demandas do empreendimento;
  • Estabelecer foco nas profissões de menor complexidade e que não exigem ampla experiência para contratação;
  • Oferecer capacitação profissional, voltada às atividades que requerem nível de escolaridade do ensino fundamental, tanto para a realização do curso, quanto para inserção no mercado de trabalho.
  • Promover parcerias com o SINEBAHIA e empresas locais, visando minimizar os efeitos decorrentes da desmobilização de trabalhadores cujas ocupações sejam temporárias, sobretudo na fase de implantação do empreendimento (obras).

  1. PROPOSTA PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA

Com vistas à operacionalização do Projeto foram previstas às seguintes ações:

  • Estabelecimento de convênio com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE, com o SENAC e com o SENAI;
  • Estabelecimento de Convênio com a Regional do SINE sediada em Valença, compartilhando com esse órgão as atividades inerentes à divulgação, cadastramento, seleção e encaminhamento da mão-de-obra;
  • Divulgação, pelo Programa de Comunicação Social, das oportunidades de treinamento e das vagas a serem oferecidas, e utilizando-se dos meios de comunicação de abrangência regional;
  • Cadastramento da mão-de-obra disponível para participação nos cursos;
  • Treinamento, visando propiciar uma capacitação e qualificação dos trabalhadores;
  • Implementação de ações, em conjunto com as Prefeituras, empresas locais e o SINE, que visem à promoção do encaminhamento dos trabalhadores contratados para a implantação do empreendimento, por meio da recolocação dos mesmos no mercado de trabalho, após o término das obras.
  1. Ações de Mobilização de mão de obra

As ações visando a mobilização da mão-de-obra contemplam, necessariamente, as seguintes etapas:

  • Divulgação

Através do Programa de Comunicação Social e utilizando os meios de comunicação disponíveis regionalmente, o empreendedor deverá promover a divulgação das vagas oferecidas, indicando o SINEBAHIA local, como referência para o cadastramento de trabalhadores, com essa atividade sendo realizada mediante cronograma de demandas do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)   pdf (570.2 Kb)   docx (289 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com