FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA GESTÃO DE OPERAÇÕES NUMA
Por: tiago.menezes • 12/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.111 Palavras (9 Páginas) • 219 Visualizações
FACULDADE IBMEC
LUCAS MATOS ANDRADE
MARCO AURELIO REIS SANTOS
TIAGO OLIVEIRA E MENESES
TRABALHO APLICAR FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS PARA GESTÃO DE OPERAÇÕES NUMA EMPRESA
Salvador
2018
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ASSISTE VIDA 2
DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO 2
LITTLE’S LAW 3
DIAGRAMA DE ISHIKAWA 4
SIX SIGMA 5
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ASSISTE VIDA
Fundada em 1997, a Reabilitar Health Care tornou-se referência em assistência domiciliar de baixa complexidade ao longo dos seus onze anos de atuação, com destaque para fisioterapia e fonoaudiologia domiciliar, executando desde reabilitação até fornecimento de suporte a pacientes com ventilação mecânica invasiva e não invasiva. Em 2008 assumiu a meta de transformar-se em uma empresa de Atenção Domiciliar, objetivando viabilizar internamentos de alta complexidade em domicílio. Essa mudança também levou a empresa a mudar sua marca para Assiste Vida.
A Assiste Vida é uma empresa de Atenção Domiciliar com atuação no estado da Bahia que oferece atendimento 24h por dia, possuindo como principais características a qualidade da assistência prestada e o cuidado com os seus pacientes e familiares.
A empresa tem se destacado no mercado pelo crescimento rápido e estruturado, pela postura ética e pelo caráter educativo quanto aos benefícios do serviço de Atenção Domiciliar para os diferentes públicos envolvidos no processo.
DESCRIÇÃO DA OPERAÇÃO
O Serviço de Home Care consiste em realizar atendimentos médicos no domicílio do paciente. É montada uma estrutura igual a um quarto de hospital no domicílio, com todos os equipamentos. Também são enviados para o paciente todos os materiais e medicamentos que ele irá utilizar durante o período em que permanecerá sob os cuidados do servido de Home Care (SAD), com o objetivo principal de tratar o problema(doença) do paciente. Além de medicamentos e materiais médicos, também são fornecidos serviços de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Visitas de enfermeira para Curativos e visitas médicas periódicas para avaliação do quadro geral do paciente. Neste trabalho, vamos detalhar o processo de Dispensação de materiais e medicamentos.
O processo de dispensação de materiais e medicamentos consiste em 5 etapas:
- Prescrição médica: O médico da base operacional realiza a prescrição no sistema onde serão solicitados todos os materiais e medicamentos. O tempo médio de realização dessa etapa é de 10 minutos em média. Normalmente são enviadas até 4 prescrições por hora.
- Separação de Materiais e Medicamentos: Após liberação da prescrição pelo médico, os funcionários da farmácia recebem a informação via dashboard onde aparecem todos os números de prescrições liberados. Eles imprimem a lista e realizam a separação de todos os itens da lista montando o kit a ser entregue. O tempo médio de realização dessa etapa é de 20 minutos em média.
- Entrega de Kit: Após a montagem do kit, o mesmo vai para o setor de logística para a distribuição, onde o expedidor realiza a entrega. O tempo médio de realização dessa etapa é de 30 minutos em média.
- Conferência do Kit: No ato da entrega do kit, o expedidor confere juntamente com o familiar do paciente todos os itens que constam no protocolo de entrega. O tempo médio de realização dessa etapa é de 10 minutos em média.
- Baixa do Protocolo: Após a conferência, o expedidor acessa o sistema através de um app e realiza a baixa de entrega do protocolo, sinalizando para o setor operacional que os itens constantes naquele protocolo foram entregues. O tempo médio de realização dessa etapa é de 2 minutos em média.
LITTLE’S LAW
Em 1961 John DC Little publicou um artigo acadêmico intitulado “Operations Research”. Neste artigo foi apresentado a relação “L = λW” (Inventory = Flow Rate * Flow Time) que demonstra uma relação matemática entre a quantidade de inventário de produtos em processo e/ou estão na fila aguardando serem processados (L ou Inventory), a taxa de processamento (λ ou Flow rate) e o tempo de processamento (W ou Flow Time). Essa fórmula possibilitou medir e estimar o tempo de processamento de um determinado item e saber a taxa de processamento de determinada tarefa. A relação apresentada ganhou popularidade global devido a sua importância prática por ser capaz de ser aplicada nas mais diversas situações e por sua importância teórica. Com isso esta relação acabou ficando conhecida como a Lei de Little ou Little’s Law.
Ao aplicar a Little’s Law no processo de dispensação de materiais e medicamentos, será possível medir a efetividade do processo e caso necessário propor melhorias. Então considerando as informações passadas anteriormente temos:
Λ (Flow Rate): 4/hora = 0,07 pedidos por minuto.
W (Flow Time): 10+20+30+10+2 = 72 minutos (1,2 horas) para entrega da medicação ao cliente.
L = ΛW
L = 0,07 * 72
L (Inventory) = 5,04 pedidos, em média, na fila para serem processados.
Após a aplicação da fórmula foi possível identificar que o processo mantem uma pequena fila de pedidos, evidenciando que o processo está trabalhando com eficiência sem impactar os clientes.
DIAGRAMA DE ISHIKAWA
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes, sua estrutura, as prováveis causas dos problemas (efeitos) podem ser classificadas como sendo de seis tipos diferentes quando aplicada a metodologia 6M:
Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho;
...