FICHAMENTO CASO CIRQUE DU SOLEIL
Por: Mayk Andrade • 12/8/2018 • Trabalho acadêmico • 909 Palavras (4 Páginas) • 926 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Mayk Carvalho Andrade
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Tutor: Prof. Aldyr Pereira Pires
Resende
2018
Estudo de Caso de Harvard: Cirque Du Soleil
REFERÊNCIA
O estudo de caso aborda a história de sucesso do Cirque du Soleil , que completou 30 anos de existência em 2014 . Primeiro passo como organização foi ser um "circo sem animais com objetivo de ser diferente de todos. Hoje a companhia conta com uma grande estrutura organizacional com 4 mil funcionários. . Ao longo do texto, pode-se identificar diversos elementos que determinam o sucesso desta organização , superando os obstáculos do ambiente econômico e cultural. Inovação & Criatividade são marcas da organização. Exemplo disso é que diante das dificuldades e fracasso iminente no decorrer de sua história, a organização surgiu com uma proposta inovadora; “Invocar imaginação, provocar os sentidos e evocar as emoções das pessoas por todo o mundo”. Ao contrário do circo tradicional. Além disso, mudou o foco para o público adulto. Os espetáculos contam com fantasias extravagantes, acompanhadas de uma música original, não há diálogos, todos os espetáculos se baseiam na linguagem corporal e na utilização de tecnologia, garantindo que qualquer pessoa do planeta possa entender o que se passa no palco.
DECISÕES ESTRATÉGICAS
A primeira grande decisão estratégica adotada pela companhia foi em 1987, quando obteve um empréstimo de 1,5 milhões de dólares canadenses com o governo federal, para que pudessem comprar os equipamentos necessários para serem atração do Festival de Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos). A apresentação do espetáculo “Nós Reinventamos o Circo” não receberia honorários, apenas uma porcentagem da bilheteria. Se naquela única oportunidade não conseguisse atrair o público, eles não teriam recurso nem mesmo para transportar os equipamentos de volta ao Canadá. Apresentação foi um sucesso, esgotando os ingressos. Esta decisão estratégica deu início a uma série de turnês e crescimento da equipe e da qualidade dos espetáculos.
RESILIÊNCIA
A organização apresenta marcante característica de se adaptar as adversidades. Fundamental a qualquer organização, as pessoas são peças chaves para que estas cheguem ao objetivo traçado. Quando se trata de espetáculos circenses, ainda mais. Ficou claro no texto que inúmeros problemas com pessoas são enfrentados pela organização. Contratados que não comparecem, colaboradores que pedem demissão por diversos motivos entre outros. Diante destes problemas o Cirque se comporta como uma empresa altamente resiliente. Outro ponto marcante apresentado no texto, que demonstra a característica resiliente da empresa, é a capacidade que têm de fazer espetáculos em fins de semana sem mesmo a matriz está ciente.
...