FICHAMENTO PRÁTICAS DE CIDADANIA
Por: salatiel62 • 9/10/2016 • Resenha • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 2.899 Visualizações
ATIVIDADE
2) Elaborar uma ficha de título de obra.
Resposta:
Ficha de Título de Obra
[pic 1]
Práticas de Cidadania
PINSKY, Jaime. Práticas de Cidadania. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
4) Em caso de aspas dentro de aspas, como proceder numa transcrição? Na citação direta, é permitido ao pesquisador substituir palavras e interferir na forma do texto?
Resposta: Nesse caso, durante uma transcrição transforma-se as aspas duplas em aspas simples com a finalidade de indicar a citação no interior da citação. Na citação direta, o pesquisador não deve substituir palavras e não pode interferir na forma do texto. Ele deve copiar tudo conforme está no original, mesmo que exista erros de grafias ou de gramática.
5) Como proceder no caso de supressão de algumas palavras internas a um texto?
Resposta: Nesse caso, a supressão de palavras deve ser representada ou indicada com três pontos entre colchetes: [...].
6) Como proceder no caso de supressão de um ou mais parágrafos? E, se há erro gramatical, como proceder?
Resposta: Caso exista a supressão de um ou mais parágrafos esse feito deve ser indicado por meio de uma linha pontilhada. Havendo erro de gramática, deve-se escrever entre parênteses (sic) para mostrar que naquela expressão ocorreu algum erro de gramática ou de grafia.
7) Elaborar um fichamento de resumo do seguinte texto de Gil (1990, p. 25).
Resposta:
Fichamento de Resumo
Perspectiva Educacional Humanista
MEDEIROS, João Bosco. Perspectiva educacional humanista. In: Redação Científica, a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2007. P. 126-127.
A perspectiva humanista combate aos métodos tradicionais de educação oferecido nas escolas, pois entende que apenas uma parte do potencial do aluno é aproveitada. Os seus adeptos são chamados pelos seus críticos de utópicos ou românticos.
Essa perspectiva tem como base as orientações de pensadores(Comenius, Locke e Rosseau) e de educadores(Pestalozzi e Froebel). Podemos ressaltar os princípios ensinados por Maria Montessori em que as crianças são independentes para escolher e orientar suas próprias atividades, pois elas sempre estão dispostas para aprender e ensinar a si mesmas quando é oferecida essa oportunidade.
Para o psicólogo Carl Rogers a escola é um local conservador, rígido e burocrático em nossos dias. Para ele a solução para essa situação é que o ensino deve está centrado no aluno onde o professor se comporta como facilitador da aprendizagem.
Por outro lado, essa perspectiva tem sido influenciada pelas idéias do educador Paulo Freire que sugere um modelo de educação libertadora que vai desde a pré-escola até a universidade se opondo ao sistema conservador de educação com a finalidade de transformar as estruturas econômicas, políticas e sociais de opressão do povo.
8) Fazer fichamento de comentário do texto de Garcia (1973, p. 147-148).
Resposta:
Fichamento de Resumo
MEDEIROS, João Bosco. Exercícios, questão 8. In: Redação Científica, a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2007. P. 127 – 129
Em biologia, Darwin classifica os seres em filos, classes, ordens, grupos, famílias, gêneros, espécies e variedades. Porém, dentro de um contexto social classificamos as coisas pela classe ou pela espécie. Podemos nomear algo através de um termo próprio que não permite confundir a quem nos referimos (palmeira, sabiá) ou indicamos pela classe que envolve seus semelhantes (árvore, pássaro). Quando o autor afirma "árvores onde cantam os pássaros" descreve um aspecto de paisagem com traços comuns a uma ampla classe de seres. Mas, assim como o poeta ele afirmar: "palmeiras onde canta o sabiá" estará especificando de maneira mais objetiva os elementos que compõem a paisagem. Portanto, quanto mais a palavra estiver no sentido geral, mais amplo e subjetivo será o seu sentido também; quanto mais específico, mais objetivo e específico será o seu sentido. Se professores mostrassem aos alunos a importância do vocabulário concreto, eles fariam redações mais precisas e expressivas.
Existem palavras que exprimem maior especificidade do que outra. Por exemplo, cão policial é mais específico do que cão; já palmeira é mais do que árvore e árvore mais do que planta. A palavra trabalhador classifica de forma geral uma classe. Para Darwin, essa classe teria outros segmentos como o gênero(operário), a espécie(metalúrgico) e a variedade(soldador).
A generalização de alguma situação depende do seu contexto. Por exemplo, em um falso juízo temos a declaração "A prática dos esportes é prejudicial à saúde." e depois temos "A prática indisciplinada de certos esportes violentos é prejudicial à saúde dos jovens subnutridos." As palavras jovens, subnutridos, violentos, certos, indiscriminada tornam a última declaração totalmente aceitável. A linguagem é mais clara quando ela for mais específica e objetiva, pois as generalizações proporcionam idéias vagas e imprecisas.
...