Faculdade Economia, Administração e Contabilidade
Por: Gui Moro • 3/11/2020 • Resenha • 615 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Guilherme Correia Pereira Moro
TIA:42010667
INTRODUÇÃO A COMSOVISÃO REFORMADA
Turma: 02O
São Paulo
2020
A IDEIA DE COSMOVISÃO E A IGREJA BRASILEIRA
A igreja evangélica hoje, não tem mais uma influência tão concreta na realidade sociocultural que nos cerca, hoje em dia, cremos ser bíblica a função da revelação de Deus em fornecer uma interpretação adequada da realidade que nos cerca. Temos aprendido a nos relacionar com Deus, a adorá-lo, e honrá-lo como criador, mas não temos sido ensinados a enxergar a realidade a partir de Deus e interagir com ela. Deus detém o conhecimento adequado da realidade a qual criou sob seu soberano controle.
Esse resgate de visão da religião, de modo a enxergar o mundo, é denominado cosmovisão cristã. Esse seria como um guia para a vida, de forma inconsciente. Esse conceito, que surgiu na Alemanha, nas tradições românticas, foi amplamente utilizado e estudado pela filosofia, como uma percepção do mundo pela visão de Deus.
Devido a grande busca por respostas compreensão da natureza e do universo, esse conceito cresceu rapidamente e foi para países como a França e a Itália que passaram a adotar como uma visão metafísica do mundo, considerando uma concepção de vida.
O conceito de cosmovisão, trouxe muitas questões, fortes para o pensamento ocidental, passando a surgir novas categorias de pensamento. Segundo estudiosos, a mente humana seria capaz de criar diferentes realidades e formas de interpretação para o mundo, para preservar a própria existência.
Logo o cristianismo europeu, se apropriou do conceito de cosmovisão, pois ajudava a lidar com o cristianismo em sua plenitude. Tempos depois surge o pensamento, denominado pressuposicionalista, que conduzia a adoração de Deus em todos os domínios da vida, o cristão deveria então, agir através das pressuposições que possuía pela revelação de Deus.
Surge então na Holanda o movimento chamado neocalvinismo holandês, que propõe que cosmovisões que divergem do cristianismo, não eram especulações elaboradas, mas sim pensamentos simples de pessoas com motivos religiosos básicos. Esse novo movimento, avançou pela Europa e pelo continente americano e se popularizou nos Estados Unidos e muitos autores, passaram a enxergar o cristianismo como uma cosmovisão integral.
No Brasil, esse conceito foi apresentado de forma desengajada e escapista, para proporcionar com o cristianismo, qualidade de vida e honra a Deus, o Criador.
A cosmovisão reformada, apresenta basicamente três aspectos fundamentais: a tríade criação-queda-redenção. Ela tem como mensagem, uma boa criação de Deus, um apelo a salvação, Ele estabelece a ordem e estrutura do cosmos em suas dimensões. Segundo a cosmovisão, não há esfera que esteja fora do escopo da boa criação de Deus.
Por fim a proposta
...