Fichamento Estudo de Caso Harvard Estácio
Por: Jamily Tamboril • 9/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 612 Palavras (3 Páginas) • 11.672 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Jamily de Souza Silva
Trabalho da disciplina de controladoria.
Tutor: Prof. André da Costa Ramos.
São Gonçalo do Amarante/Ce
2016
Estudo de Caso : Destin Brass Products Co.
REFERÊNCIA: BRUNS, W J JR. Destin Brass Products Co. Harvard Business School, 107–P02, 1997.
O estudo de caso inicia-se com uma discussão entre o Presidente da Destin Brass Products, Sr. Roland Guidry, com Peggy Alford e John Scott sobre a rentabilidade dos produtos do último mês.
A reunião não estava muito harmoniosa já que Destin estava preocupado com a situação que a empresa se encontrava, a concorrência tinha diminuído os preços das bombas, esta era a linha mais importante de produtos da Destin Brass.
A problemática se estende já que a empresa Destin não detinha vantagem competitiva de desing, os resultados dos lucros vinham caindo e os gerentes propunham a redução dos preços para que os volumes pudessem ser mantidos e ela não sofresse tanto impacto. A preocupação principal era compreender o cenário que o cercara e criar meios para desenvolver novas estratégias para o segmento da empresa.
A Dstin Brass Products Co. tinha uma grande história, fundada no século XX - anos 80, por Abbott, Guidry e Scott, transformaram uma fábrica de máquinas falidas numa empresa promissora. Com o potencial que os três tinham, fizeram o negócio deslanchar e buscaram fabricar as válvulas de latão com qualidade, e para isso era necessário mão de obra qualificada, adquirir equipamentos de alto custo e seguir as especificações recomendadas.
Com o sucesso a todo vapor, a Destin Brass, tornou-se a única empresa do segmento fornecedora de válvulas aos clientes, e a demanda por equipamentos de purificação de água só aumentava.
Aproveitando a técnica empregada para fabricar as válvulas viram outra oportunidade de negócio, fabricar bombas de latão e reguladores de vazão. E dessa forma criaram novos produtos.
As válvulas eram responsáveis por 24% das receitas da empresa, as bombas correspondiam a 55% das receitas e os reguladores de vazão 21%.
Após a divulgação dos últimos resultados, Guidry, Peggy e Scott se reuniram para debater e encontrar alternativas. A primeira situação a ser analisada foi sobre a concorrência no segmento de bombas em comparação aos reguladores de vazão.
O Sr. John Scott indagou que eles são eficientes, competitivos e que o processo de produção é melhor que o deles que e não entendia o motivo para que os concorrentes continuassem a reduzir os preços das bombas. E perguntou ao Peggy Alford se a concorrência não compreendia a estrutura de seus custos.
Peggy o respondeu descartando essa possibilidade já que a contabilidade de custos é uma ciência bem avançada e que muitos gerentes e contadores sabem mensurar os custos de produtos. O que os concorrentes poderiam está adotando era outras possibilidades, como alocar os custos indiretos aos produtos de alguma outra forma.
...