Fundamentação Teórica
Por: JoseAugusto • 23/11/2017 • Projeto de pesquisa • 6.291 Palavras (26 Páginas) • 262 Visualizações
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
A principal função da administração financeira é praticar o gerenciamento dos recursos financeiros da empresa, criando instrumentos capazes de auxiliar a tomada de decisões sobre a melhor fonte de captação e aplicação desses recursos financeiros, cujo resultado possa ser avaliado e medido em unidades monetárias . Admistração busca vários objetivos em uma empresa sendo as principais:
Obter recursos necessários à operação da empresa
Manter e desenvolver os recursos disponíveis:
Obter produtividade crescente dos recursos
Segundo Braga (2011), cabem à função financeira duas tarefas básicas: a obtenção de recursos buscando os menores custos e maiores prazos, e a alocação eficiente desses recursos na empresa.
Segundo Gitman (2010, p. 105):
Princípios de Administração Financeira: o planejamento financeiro é um aspecto importante das operações das empresas, porque fornece um mapa para a orientação, a coordenação e o controle dos passos que a empresa dará para atingir seus objetivos.
extensão da administração financeira depende, em grande parte, do tamanho do porte da empresa.
a administração financeira é igualmente realizada de forma simplificada sendo ela pequena média ou grande.
Veremos agora Orçamento de capitais, é um conjunto de técnicas que o administrador financeiro utiliza para a avaliar os projetos de aquisição de ativos e passivos para longo prazo se faz necessário utilizar essas técnicas visando a análise adequada principalmente de investimentos as principais técnicas são: Payaback, payback descontado, VPL, TIR, e ponto de equilíbrio operacional e financeiro, que são os métodos para avaliação de investimentos mais considerados e consequentemente mais utilizados.
Um planejamento financeiro eficiente e eficaz aparece na ocasião de expor os diferentes projetos de investimentos bem como seus pontos positivos e negativos e demonstrar o conjunto de ações para captação de recursos disponíveis no mercado.
O planejamento financeiro, através de um conjunto de ações, controles e procedimentos, possibilita, entre outras coisas, montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento, no caso de falta, fazer investimentos, no caso de sobra de recursos. Murilo Silva Melo - 19/12/2012 08:06
O estudo do capital de giro é fundamental para a administração financeira pois a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas incorridas durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado por meio da venda do produto ou da prestação de serviços.
Orçamento mestre , de acordo com Lunkes(2007) os homens das cavernas previam que para passar o inferno necessitavam de um estoque de comida ou seja já naquelas épocas tinham que planejar, orçar se organizar para assim poder sobreviver em tempos difíceis. Orçamentos hoje segundo Horngren, Datar e Foster(2004) é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado. O orçamento financeiro de uma organização apura basicamente a entrada e saída de recursos financeiros e materiais para o desenvolvimento de sua atividades.
Para sardinha et al.(2008 , p. 82) “o orçamento de caixa elaborado para períodos longos, como um ano, possui considerável grau de imprecisão, pois se baseia em valores orçados nas demais peças orçamentárias “ ou seja depende do grau de confiabilidade dos valores estimados nos diversos orçamentos realizados.
Direito tributário
A tributação é na verdade, um instrumento da sociedade no Estado de Direito Democrático. Afinal é através das receitas tributárias que são viabilizadas a manutenção da estrutura política e administrativa do Estado e das ações do governo. Isso não se significa que a tributação possa ser arbitrária ou excessiva. ( PAULSEN,2010)
O autor Luciano Amaro(2009) define o direito tributário como” a disciplina jurídica dos tributos da criação, fiscalização e arrecadação das prestação de natureza tributaria.
Sistema tributário nacional
Para PAULO DE BARROS CARVALHO ( 2007,P.140 ) o sistema tributário nacional: Empreende, na trama normativa, uma construção harmônica e conciliadora, que visa atingir o valor supremo da certeza, pela segurança das relações jurídicas entre Administração e Administradores. E, ao fazê-lo, enuncia normas que são verdadeiros princípios, tal poder aglutinante de que são portadoras, permeando, penetrando e influenciando um número inominável de outras regras que lhe são subordinadas
As espécies tributárias
Impostos ,o artigo 16 do CTN define o imposto: “é o tributo cujo fato gerador é uma situação que depende de uma contraprestação estatal específica relativa ao contribuinte.
[pic 1]
Principais Impostos federais, estaduais e municipais
O que é e para que serve os Principais Impostos federais, estaduais e municipais, como ICMS, IPTU, ISS, IPVA e outros impostos
Educação » Educação Financeira »
Veja abaixo a lista dos principais impostos federais, estaduais e municipais que são pagos pela população.
Impostos federais
Os impostos federais são aqueles destinados à união ou governo federal. São eles:
II – Imposto sobre Importação.
IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. Incide sobre empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras, e também sobre ações.
IPI – Imposto sobre Produto Industrializado. Cobrado das indústrias.
IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física. Incide sobre a renda do cidadão.
IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Incide sobre o lucro das empresas.
ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.
Cide – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico. Incide sobre petróleo e gás natural e seus derivados, e sobre álcool combustível.
Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Cobrado das empresas.
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Percentual do salário de cada trabalhador com carteira assinada depositado pela empresa.
INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Percentual do salário de cada empregado cobrado da empresa e do trabalhador para assistência à saúde. O valor da contribuição varia segundo o ramo de atuação.
...