Fundamentação Teórica
Por: Jessica0407 • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 733 Palavras (3 Páginas) • 324 Visualizações
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A palavra administração sofreu formidável aprofundamento e ampliação em seu significado. E o administrador – seja atuando como diretor de empresa, gerente de departamento, chefe ou ainda líder de equipe – passou a ser uma figura indispensável em todos os tipos possíveis de organizações humanas nestes últimos tempos. A melhor maneira de se mostrar o aprofundamento e a ampliação do significado da administração é percorrer rapidamente a sua trajetória e acompanhar em rápidas pinceladas os passos gradativos da história das empresas e da teoria da administração. (CHIAVENATO, 2000, p. 03-04).
A administração, que abrange toda a empresa, é a chave principal para a resolução dos mais diversos problemas que atingem o mundo numa época complexa, de mudanças e incertezas. A função de administrar serve para qualquer tipo de organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, lucrativa ou não. Uma empresa para ser bem sucedida necessita de um planejamento e uma estratégia eficaz, para que assim possa atingir suas metas e objetivos e obtenha a satisfação de seus clientes.
A Administração é um fenômeno no mundo moderno. Cada organização e cada empresa requer a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, condução de pessoas, avaliação do desempenho dirigido a objetivos previamente determinados, obtenção e alocação de recursos etc. Numerosas atividades administrativas desempenhadas por vários administradores, orientadas para áreas e problemas específicos, precisam ser realizadas e coordenadas em cada organização ou empresa. (CHIAVENATO, 2000, p.10).
Por esse motivo muitas pessoas quando são promovidos a cargos superiores, precisam obter novos conhecimentos e tornar-se administradores. Uma empresa não precisa apenas de um administrador, mas sim de uma equipe que conduzirá a mesma a melhores resultados.
De acordo com Chiavenato (2000, p. 11), a Administração é um meio de realização das coisas da melhor maneira possível, maior eficácia e eficiência, e com menor custo, pois ela é de suma importância na condução da sociedade moderna.
Dessa forma, pode-se dizer que dentro da Administração encontram-se várias ramificações, como a área Financeira, de Recursos Humanos, Marketing, Logística, Compra e Venda, e também a área de Produção.
Apesar de estar ligada às fábricas, não podemos confundir a Administração da Produção com a atividade fabril. Pois ela não é apenas um ambiente onde produtos são fabricados por pessoas em máquinas e carregamentos para transporte. A Administração da Produção está também presente em locais que são classificados como prestadores de serviços (escolas, hospitais, bancos, aeroportos), ligados a técnicas e conceitos.
De uma forma geral, a Administração da Produção e Operações diz respeito àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço. Neste sentido, a palavra “produção” liga-se mais de perto às atividades industriais, enquanto que a palavra “operações” refere-se às atividades desenvolvidas em empresas de serviços. (MOREIRA, 2002, p. 01).
...