GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA ARTE BANIWA
Por: sorayafp • 15/11/2018 • Trabalho acadêmico • 706 Palavras (3 Páginas) • 4.161 Visualizações
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA ARTE BANIWA
- Realize um levantamento dos problemas na Gestão da Cadeia de Suprimentos da Arte Baniwa.
O maior problema dentre vários outros encontrados na gestão da Cadeia de Suprimentos da Arte Baniwa pelo que pude perceber seria a enorme dificuldade de transportar suas mercadorias das comunidades do alto do Içana até Manaus podendo levar até duas semanas.
A OIBI, associação indígena do Içana, dispõe para transporte de seus produtos uma canoa de casco escava de loiro chamado por ele de bongo com 14 metros, o mesmo tem capacidade de levar cerca de cem dúzias de urutus. Os produtos seguem na maioria das vezes por estradas fluviais passando pelas comunidades Tamanduá, São José, São Gabriela da Cachoeira passando por várias cachoeiras até chegar em Manaus, Belém e só a partir daí segue de caminhão até a cidade de São Paulo.
2 - Separe três problemas observados, sendo um relacionado à Competitividade, outro ao Sistema Geral de Informação e o último à Sustentabilidade.
1º problema relacionado a competividade de mercado:
Há uma longa distância entre o local da fabricação e a chegada dos produtos ao consumidor final. E o sucesso de uma empresa depende essencialmente da qualidade do prazo de entrega de seus produtos e serviços prestados ao consumidor, com isso se constitui num grande diferencial de competitividade.
2º Sistema Geral de Informação:
Percebe - se que a comunidade não está totalmente alheia ao que acontece no Brasil e no mundo principalmente no que se refere a tecnologia e informação. Ao que parece, os Baniwa têm acesso a informação a través de vários dispositivos de comunicação. No entanto, o conhecimento parece restringido a poucos. E tem que haver a participação de todos nesse processo, todos tem que estar bem informados.
3º Sustentabilidade: Não ficou claro a existência de uma consciência de sustentabilidade, principalmente em relação a preservação do seu estoque e a sua conscientização em relação a renovação da sua matéria prima.
3 - Construa uma tabela com três colunas e três linhas, relacionando nas linhas os problemas selecionados e nas colunas as propostas de solução nas colunas. E suas justificativas. Identifique as colunas da tabela, digitando na primeira linha PROBLEMA OBSERVADO, na segunda PROPOSTA DE SOLUÇÃO e na terceira JUSTIFICATIVA.
PROBLEMA OBSERVADO | PROPOSTA DE SOLUÇÃO | JUSTIFICATIVA |
Há uma longa distância entre o local da fabricação e a chegada dos produtos ao consumidor final | Reduzir ao máximo a variedade ou a quantidade dos transportes utilizados. Estudar a possibilidade de transporte aéreo da capital mais próxima até a capital de destino | Reduzir os custos com transportes pode trazer mais agilidade na entrega e tornar o preço mais competitivo, além de dar maior rotatividade ao produto |
Não ficou claro a existência de uma consciência de sustentabilidade. Como a comunidade Baniwa preserva seu estoque de matéria prima? Ela se preocupa com a renovação da matéria em consonância como meio ambiente? | Estabelecer, a partir de uma demanda, um limite para extração da matéria prima, respeitando- se o tempo de reposição da mesma pela natureza. | Permitir a constante renovação da matéria prima e minimizar o impacto na natureza, garantindo a sustentabilidade |
Percebe - se que a comunidade não está alheia ao que acontece no Brasil e no mundo principalmente no que se refere a tecnologia e informação. Ao que parece, os Baniwa têm acesso a informação a través de vários dispositivos de comunicação. No entanto, o conhecimento parece restringido a poucos. | Promover palestras para toda a comunidade com o propósito de envolve-la, também nos resultados obtidos, tornando o processo abrangente | Assim como a comunidade participa de todo o processo, desde a colheita da matéria prima até a entrega dos produtos aos lojistas em seu destino final, a mesma comunidade também precisa visualizar os resultados do seu esforço, uma vez que o fruto desse trabalho é dividido de forma igualitária. |
...