TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Por:   •  2/3/2020  •  Resenha  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA

GESTÃO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE.

Evelyn dos Santos Lemos

Leonardo Amaro do Nascimento

Rio de Janeiro

2019

MBA

GESTÃO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

PROF. IRIO VAYZ

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA E SUSTENTABILIDADE.

Evelyn dos Santos Lemos

Leonardo Amaro do Nascimento

Estudo de Caso Empresa Souza Cruz – Responsabilidade Socioambiental Corporativa e Sustentabilidade na prática.

Rio de Janeiro

2019

Sumário

Resumo 5

Introdução 6

Desenvolvimento 7

Conclusão 12

Bibliografia 14

Tabelas

Tabela 1 - Informações de Gestão - Souza Cruz 13

Resumo

Diversas organizações procuram se manter no mercado atual demonstrando ter Responsabilidade Social, objeto deste estudo, e apresentando seus Projetos Sociais, de forma a conseguir aumentar admiradores da marca por essas ações aplicadas. A Souza Cruz, que tem a maior participação de mercado de tabaco no Brasil, empresa delimitada como lócus de pesquisa, também vem fazendo anualmente demonstrações de suas ações e projetos sociais realizados. Desta forma, este trabalho tem por objetivo verificar onde estão centralizados esses Projetos Sociais para minimizar o desgaste do nome tabaco, e com isso, propõe-se investigar seus relatórios anuais e observar como a empresa pratica a Responsabilidade Social. Para isso, buscou-se conceitos de Responsabilidade Social “e” Responsabilidade Socioambiental.

Foi realizado uma análise pautada nas dimensões propostas por Novikoff (2010), utilizando como base os relatórios anuais disponibilizados no site da empresa Souza Cruz. Em síntese, compreende-se que a empresa Souza Cruz tem, em sua grande maioria, ações sociais voltadas para a área agrícola, porém não esquecendo de seus colaboradores, público externo e conscientização do ato de fumar. Palavras-chaves: Responsabilidade Social; Responsabilidade Social Empresarial; Indústria do Tabaco.

Palavras-chaves: Responsabilidade Social; Responsabilidade Socioambiental; Ética; Indústria do Tabaco.

Introdução

Um dos assuntos mais discutidos no meio corporativo vem sendo a Responsabilidade Socioambiental e a Sustentabilidade, sempre tentando ter como base a ética e moral. As empresas a cada dia vêm investindo nessa questão, uma vez que elas visam estreitar as relações entre elas e a sociedade como um todo. As ações de Responsabilidade Social surgem como uma forma que as empresas têm de contrapor os danos causados por elas, que, em muitos casos poluem o meio ambiente, prejudicam a saúde da população e até mesmo causam transtornos sociais, como por exemplo, desemprego em massa.

A indústria do tabaco se posiciona como um dos segmentos quem vem se mantendo ao longo do tempo, sem crescimento expressivo, porém, mantém a sua fatia no mercado para "fumantes".

No Brasil existem 13 grandes empresas desse segmento e uma delas e a Souza Cruz S/A, na qual dissertaremos.

Observa-se que vem aumentando consideravelmente a quantidade de empresas que estão aderindo à prática de Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade, e isso significa um diferencial que agrega valor no mercado competitivo, ampliando, assim, o nível de participação da empresa neste cenário. A publicação do relatório anual da empresa passou a ser um indicador de sustentabilidade corporativa, que se caracteriza como um documento de prestação de contas veiculado anualmente, uma vez que reúne informações sobre projetos e ações sociais em prol de empregados, investidores, acionistas e outros stakeholders.

Desta forma, este estudo tem o objetivo de apresentar os principais motivos para que as empresas mantenham projetos sociais para seu constante crescimento, tomando como exemplo as iniciativas da empresa Souza Cruz S.A. Espera-se, assim, fomentar a ampliação dessas iniciativas, visando demonstrar a importância que a Responsabilidade Socioambiental e a Sustentabilidade tem dentro das organizações.

Desenvolvimento

Segundo Philippi (2001, p. 303) “Sustentabilidade é a capacidade de se auto sustentar, de se auto mantiver. Uma atividade sustentável qualquer é aquela que pode ser mantida por um longo período indeterminado, ou seja, para sempre, de forma a não se esgotar nunca, apesar de os imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período. Pode-se ampliar o conceito de sustentabilidade, em se tratando de uma sociedade sustentável, que não coloca em risco os recursos naturais como o ar, a água, o solo e a vida vegetal e animal dos quais a vida (da sociedade) depende”.

O conceito de Sustentabilidade Empresarial ainda conta com questões sociais, ambientais e econômicas. No caso das questões econômicas na maioria das vezes estão diretamente relacionadas aos interesses da própria instituição.

No âmbito ambiental a Souza Cruz desenvolve programas sustentáveis, acompanhado de outras instituições, em prol de projetos ambientais, de maneira a reduzir uma parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com