Geatao portuaria
Por: helton03 • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 265 Visualizações
INDICE
INTRODUÇÃO
OPERAÇÃO PORTUÁRIA
OPERADORES PORTUÁRIOS
Estiva 4
Capatazia
Conferência de carga
Concerto de carga
Vigilância de embarcações
Bloco
Pincipais prestadores de serviço
TRABALHO PORTUÁRIO
TRABALHADORES PORTUÁRIOS
Estivadores
Contramestre geral ou do navio
Contramestre do porão
Sinaleiro ou portalo
Guincheiro
Motorista
Operador de equipamentos
Amarradores
Carregador de bagagem
Ensacadores em geral
Operador portuário
Despachantes
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Este trabalho como qualquer trabalho em grupo não é perfeito, poderá carecer de melhorias, por isso contamos com a contribuição e críticas não só do docente como também dos colegas.
O trabalho está dividido em quatro partes sequênciadas do seguinte modo:
— Operação portuária;
— Operadores portuários;
— Trabalho portuário;
— Trabalhadores portuários.
Estes capítulos são tratados de acordo com os conteúdos programático e orientação metodológica indicado no programa de ensino de gestão portuária (1º ano) na esperança de que os resultados da pesquisa levem os colegas a entenderem com maior clareza os aspectos ligados aos principais prestadores de serviço nos portos.
OPERAÇÃO PORTUÁRIA
A operação portuária é a movimentaçao de mercadorias dentro do porto organizado, na qual é realizada pelos operadores portuários, e esta operação é mais afecto à administraçao portuária e com isto faz com que toda a movimentação enquadrada como portuária só possa ser realizada por um operador portuário pré-qualificado.
A operaçao portuária também pode ser definida como complexo de tarefas interrelacionadas em movimentar manualmente as mercadorias, iça-las, conferi-las, arruma-las etc.
Para a realalização da movimentaçao de mercadorias nos pontos organizados o operador deve utilizar trabalhadores que realizam os trabalhos portuários na qual constituem uma etapa da operação portuária.
OPERADORES PORTUÁRIOS
Operadores portuários são sociedades ou empresas públicas licenciadas que se dedicam no exercícios das operações portuárias.
Essas operações são divididas em vários sectores para uma melhor organização e um melhor trabalho.
Estiva
É uma actividade de movimentação de mercadorias nos porões das embarcações principais ou auxiliares.
Na estiva incluí também o transbordo, arrumação da carga, carregamento e descarga da mesma, quando realizado com equipamentos de bordo.
Se caso o operador portuário julgar necessário poderá requsitar a seu critérito operadores estivadores suplementares para o reforços aos termos estabelecidos.
Capatazia
É uma actividade de movimentação de mercadorias nas instalações portuárias, isto refere-se ao recebimento de cargas, a conferência, transporte interno, abertura de volumes para conferência de aduaneiros, arrumaçao e entrega, etc .
Estas actividades são executadas a beira do cais junto ao costado do navio, dentro dos armazéns e nos seus portões, nos alpendres ou pátio.
Conferência de carga
É a contagem de volumes, anotações de suas características, destino, verificação do estado da mercadoria, assistência a passagem, conferência de manifesto, efectuadas nas operações de carregamento e descarga de embarcações.
De acordo com o trabalho executado, os conferêntes de carga e descarga recebem as seguintes denominações: conferente-chefe, conferente de porão, conferente-rendição, conferente-ajudante, conferente de balança, conferente controlador, conferente de manifesto e conferente de plano.
Concerto de carga
Constituí no reparo e na restauração de embalagem de mercadorias nas operações de carregamento e descarga de embarcações.
Os consertadores são uma categoria em extinção, visto que, com a unitização da carga em contêineres, é cada vez menor a necessidade de reparos.
Vigilância de embarcações
É uma actividade de fiscalização de entrada e saída de pessoas a bordo das embarcações atracadas, como também a fiscalização de mercadorias no local de entrada, nos porões, conveses, plataformas e outros locais de embarcação.
Bloco
Constitui-se na atividade de limpeza e conservação de embarcações mercantes e de seus tanques, incluindo batimento de ferrugem, pintura, reparos de pequena monta e serviços correlatos.
Pincipais prestadores de serviço
São os operadores portuários, os trabalhadores portuários, despachantes, transitários e outras entidades que embora não trabalhando no porto proprimente dito, sao indispénsaveis para o normal desenrolar do porto.
...