Gestão Hospitalar - QUALIDADE
Por: Thaís Torres • 8/1/2017 • Trabalho acadêmico • 712 Palavras (3 Páginas) • 414 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE SAÚDE E
ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
Fichamento de Estudo de Caso
THAÍS FERNANDES TORRES
Qualidade Nos Serviços de Saúde
Tutor: Prof. Mirna Miguel Passos Godoy
Petrópolis
2016
Estudo de Caso :
A AMIL E O SISTEMA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA DO BRASIL
A Evolução do Sistema Privado de Saúde.
O texto publicado no segundo semestre de 2011 relata através do presidente e acionista majoritário, Edson Bueno, o surgimento da Amil pontuando seu histórico de ascensão até o ano de 2010.
Edson usa de vários depoimentos dos membros executivos da empresa ao longo do texto ilustrando assim todas as ações implantadas afim de mostrar a gestão de sucesso que tornou a Amil a maior prestadora de serviços de assistência à saude no Brasil.No decorrer do texto pude observar e compreender que Bueno sempre se apresentou ótimo desenvolvedor de ideias, gestor e conhecedor sobre qualidade. Ele relata a metologia de integração horizontal e posteriormente vertical da Amil feita desde 1972, quando adquiriu um hospital maternidade no Rio de Janeiro e decidiu operar em conjunto com Jorge Ferreira Rocha, investindo no marketing empresarial com objetivo de expandir a empresa pra fora do Rio de Janeiro.
Em uma publicação, Cooper at al (1997a e 1997b) relata que através de pesquisas se constatava que a implementação de técnicas afim de desenvolver e aumentar a aplicabilidade de carreiras de projetos ainda eram muito prematuras. Podemos ver pelos acontecimentos históricos que Bueno já se tornava pioneiro de uma nova forma de gestão e ilustra quando diz que para incrementar o modelo e a cultura Amil resolveram abrir uma OPS nos Estados Unidos “O mercado americano era extremamente regulado e maduro se comparado ao brasileiro da época e trazer de lá novas ideias e práticas nos permitiria criar algumas vantagens competitivas aqui.”(pag. 6).Implementou vários planos que viessem a se adequar aos vários perfis da população, serviços diferenciados como Amil resgate, Amil Total Care e também o programa de remuneração interno para vizibilizar os esforços indiviuais e em grupo para superar metas de crescimento da empresa, mapeando assim futuras linhas de sucessores de cargos.No mesmo ano que foi publicado o texto deste fichamento, a UNIFESP publicou exatamente um resumo que definia o tipo de gestão aplicada por Bueno: "Os sistemas de saúde em todo o mundo estão em constante processo de construção e desenvolvimento, a fim de prover um melhor estado de saúde para as suas populações. Consequentemente, os sistemas não são estáticos, pois devem acompanhar as necessidades e mudanças sociais e culturais que acompanham o desenvolvimento de qualquer sociedade".
...