Gestão de Tempo e Gestão de conflito
Por: vini_consoli • 18/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.150 Palavras (13 Páginas) • 140 Visualizações
Faculdade Senac Chapecó
Jonas Piloni
Vinicius Consoli
Gestando o tempo para não administrar conflitos no ambiente corporativo
Chapecó (sc)
2018
RESUMO
- INTRODUÇÃO
O presente projeto responde às problemáticas encontradas no ambiente corporativo, no que tange gestão de conflitos. Cujo principal objetivo será mostrar como o mesmo está muito presente no ambiente de trabalho. Este é um tema muito abordado nas empresas no que se refere a boa convivência no ambiente de trabalho. O mesmo acontece com a gestão de tempo que se encaixa muito bem no tema citado anteriormente, ele se bem gestado pode evitar possíveis conflitos. Logo está dividido em problemática central, objetivo geral e específicos que visam oferecer um caminho possível para esta escrita, além da justificativa, trazendo elementos que possibilitam um entendimento sobre o assunto, para que ocorra uma boa convivência e desenvolvimento no ambiente de trabalho.
1.1 Caracterização do problema
Independente de qual atividade uma empresa desenvolve para obter resultados e faturamento, o principal ativo e fator gerador de lucro são as pessoas. E fatalmente quando se encontram diferentes pessoas, com diferentes pensamentos, diferentes características pessoais, diferenças de valores, diferenças de personalidade e até mesmo de objetivos, irá surgir algo que além de prejudicar o andamento das atividades em geral e de impactar diretamente nos resultados, vai "tirar o sono" de qualquer gestor e pode desequilibrar a empresa: o conflito! A falta desta gestão acarreta em perda de tempo, desgaste nas relações interpessoais; insatisfação no trabalho e até perda de rendimento. Outro fator a considerar nesta problemática é a má gestão do tempo, seja no ambiente corporativo, seja nas vidas pessoais. Assim, gerando retrabalho, atrasos, acúmulo de tarefas e muitas vezes ausência de responsabilidade.
1.2 Objetivos
Nos meandros da problemática supracitada destaca-se o objetivo geral deste projeto: Propor estratégias para gerenciar o tempo, evitando os conflitos no ambiente corporativo. Tem-se como objetivos específicos que se adequam na sequência, conflitos, discutir as estratégias tais como facilitar o gerenciamento dos conflitos no ambiente de trabalho; gerenciar o tempo a partir da matriz GUT (ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas); desenvolver estratégias que articulem gestão do tempo com gestão de conflitos.
1.3 Justificativa
A empresa deve visar a comunicação, desenvolver bons recursos para trocar
informações na empresa é fundamental para uma boa gestão de conflitos, para que ocorra fluência nas atividades e no comportamento da empresa fazendo assim uma boa gestão, melhorando o ambiente de trabalho. Invista nas reuniões, canais para transmissão de dados e recursos tecnológicos. Dessa forma, consegue-se evitar divergências e resolver os problemas que surgem com mais facilidade.
A grande jogada para se lidar com os conflitos é o feedback, ele tem o propósito de ajudar o outro a se desenvolver. Ele é um retorno sobre alguma postura ou sobre o desempenho de tarefas, podendo ser tanto positivo quanto negativo. Mas, é importante ressaltar que o feedback deve ser feito sempre com uma proposta construtiva, tendo o objetivo de impulsionar o outro para o crescimento.
Desta forma, justifica-se está escrita pois é necessário que no ambiente de trabalho ocorra entendimento entre todos os funcionários, e dando um feedback para o mesmo ocorrerá uma autoavaliação. Ele tem o propósito de ajudar o outro a se desenvolver. É um retorno sobre alguma postura ou sobre o desempenho de tarefas, podendo ser tanto positivo quanto negativo, que pode definir tanto sua postura quanto a sua carreira.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Conflitos Vs gestão do tempo
No mundo contemporâneo muitos desafios são colocados aos trabalhadores e as empresas. Conflito significa a existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes que podem se chocar.
A palavra conflito vem do latim conflictus, que significa choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias. O significado da palavra conflito está ligada a divergência à discórdia, dissonância, controvérsia ou antagonismo.
Embora o termo conflito denota quase sempre situações desagradáveis, tais como competição, oposição, incompatibilidade, irrenunciabilidade, desarmonia, discordância, luta e discussão, que normalmente sugerem que nenhuma solução boa é possível, ou que o conflito necessariamente prejudicará algumas pessoas e alguns interesses, nem sempre o conflito deve ser analisado apenas de maneira pessimista.
Segundo Hampton (1991:296), “conflito é o processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses”.
Deste modo, o conflito não necessariamente acontece entre duas pessoas, podendo existir entre dois grupos, um grupo e uma pessoa, uma pessoa e um grupo, e assim por diante.
Uma vez que o conflito se encontra em todos os ambientes e lugares e, não pode ser evitado por se inerente do ser humano, ele deveria ser utilizado a favor e ao progresso e crescimento das pessoas. O conflito pode surgir da experiência de frustração de uma ou ambas as partes, conflitos gera mudanças e provoca inovação na medida em que as soluções são alcançadas. Todavia, essas soluções constituíram a base de novos conflitos que gerarão novas mudanças, as quais provocarão outras inovações, e assim por diante. Se o conflito for disfarçado, ele procurará outras formas de expressão, como abandono de emprego ou aumento de acidentes, que no fim, apresentam não é benéfico nem para o empregado nem para a organização.
...