Gestão de processos organizacionais
Por: eduramone • 7/4/2015 • Relatório de pesquisa • 9.781 Palavras (40 Páginas) • 279 Visualizações
RESTAURANTE VIDA:
Estudo sobre previsão de demanda
Relatório de pesquisa acadêmica apresentado para a disciplina Oficina I: Gestão dos Processos Organizacionais
Porto Alegre, Julho de 2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 CONTEXTO
1.2 PROBLEMAS
1.3 OBJETIVOS
1.3.1 Objetivos Gerais
1.3.2 Objetivos Específicos
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 FORMULÁRIOS
2.2 PREVISÃO DE DEMANDA
3. METODOLOGIA
3.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA
3.2 DEFINIÇÃO DA ÁREA
3.3 COLETA DE DADOS
3.4 REALIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS
3.5 ANÁLISE DOS DADOS
4. DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DOS DADOS
4.1 INÍCIO DA COLETA DE DADOS
4.2 CÁLCULO DO CONSUMO DIÁRIO
4.3 PREMISSAS PARA A PREVISÃO DE DEMANDA
4.4 PREVISÃO DE DEMANDA
4.5. DO CÁLCULO DA PREVISÃO DE DEMANDA
5. FORMULÁRIO
5.1 FORMULÁRIO DE CONTROLE DIÁRIO
5.2 APLICAÇÃO
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
Anexo a: Relatório de visitas ao estabelecimento
Anexo b: Entrevista Com Rafael Valandro – Gerente:
- INTRODUÇÃO
O presente relatório foi elaborado na disciplina de Oficina I: Gestão dos Processos Organizacionais, sob orientação do Professor TakeyoshiImasato, e tem o intuito de descrever, analisar e relacionar a empresa com o conteúdo estudado.
Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa de pequeno porte. No Brasil, atualmente existem mais de cinco milhões de empresas, e, destas, 98% são micro ou pequenas[1]. Assim, este campo é rico em material para estudo, sendo propício para as finalidades às quais o projeto se propõe.
Dentre as opções de empresas que se enquadraria neste aspecto, um estabelecimento se mostrou o mais assertivo para os estudos. Seu foco de trabalho – um restaurante –, sua localização – no bairro Centro na cidade de Porto Alegre, dentre outros motivos, pela pluralidade culinária – e ainda, o contato direto de um membro do grupo com o dono da empresa, foram os aspectos mais relevantes e considerados para esta escolha. Vale ressaltar que o último aspecto se sobressai, pois, não sendo requisitado pela empresa, este tipo de projeto pode parecer invasivo. Sendo assim, se torna mais efetivo o trabalho desenvolvido em parceria com a empresa estudada.
A maioria das empresas apresenta algum tipo de problema ou dificuldade, o que limita a obtenção de uma maior rentabilidade do empreendimento. Muitas ferramentas podem ser utilizadas para aperfeiçoar os processos dentro de uma organização. Considerando que o objeto de analise é um restaurante de pequeno para médio porte, é importante focar em soluções palpáveis e realistas, tanto em termos de custo como de implantação.
Objetiva-se, então, desenvolver uma análise dos processos presentes na prestação de serviço da empresa, para minimizar ou erradicar possíveis falhas decorrentes da má organização do processo.
Assim, as alterações buscam melhorar as condições de trabalho, a satisfação dos funcionários e, consequentemente, aprimorar a qualidade do serviço prestado. Isso proporcionará aos clientes uma refeição de melhor qualidade, com mais rapidez e praticidade.
O presente trabalho está estruturado da seguinte maneira: inicia-se com uma introdução; contextualização e caracterização do ambiente em que o restaurante está inserido; análise dos problemas observados na empresa; objetivos esperados com o trabalho; fundamentação teórica, onde são apresentados os conceitos estruturais e as ferramentas de processos utilizadas nas análises do restaurante e metodologia dos processos, desenvolvimento e análise dos dados e considerações.
...