HISTÓRICO SOBRE A EMPRESA COMPRADORA E BREVE HISTÓRICA SOBRE AS EMPRESAS QUE PODEM SER ADQUIRIDAS
Por: cintia10_xavier • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.774 Palavras (16 Páginas) • 314 Visualizações
ESAMC CAMPINAS
AVALIAÇÃO, FUSÃO E AQUISIÇÃO.
AVALIAÇÃO, FUSÃO E AQUISIÇÃO.
CAMPINAS – SP
2016
AVALIAÇÃO, FUSÃO E AQUISIÇÃO.
Trabalho Final da Disciplina de Avaliação, Fusão e Aquisição apresentado a professora _________ na Faculdade _______no 3º semestre de 2016.
CAMPINAS – SP
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. HISTÓRICO SOBRE A EMPRESA COMPRADORA E BREVE HISTÓRICA SOBRE AS EMPRESAS QUE PODEM SER ADQUIRIDAS. 6
4. ANÁLISES SWOT DAS EMPRESAS QUE PODEM SER ADQUIRIDAS 12
5. FLUXO DE CAIXA DESCONTADO 15
6. SINERGIA 17
7. ANÁLISE DOS RISCOS 20
8. CONCLUSÃO 21
- INTRODUÇÃO
Após busca no site CVM de três empresas para o desenvolvimento do trabalho, com acesso ao patrimônio líquido e fluxo de caixa, foram encontradas as empresas: Rede Via Varejo S.A, Americanas.com(Marketplace) e Magazine Luiza.
Foi definido que a Rede Via Varejo S.A é a que deve ser a compradora, onde supostamente está com a intenção de adquirir a Americanas.com(Marketplace) ou as Lojas Magazine Luiza.
Será feita uma breve historia de cada empresa, Análise Swot identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para Americanas.com e Lojas Magazine Luiza. Em seguida a apuração do valor do fluxo de caixa previsto para o futuro com o desconto de uma taxa que represente o risco assumido, procurando expressá-lo em valores presentes para Americanas.com(Marketplace) e Lojas Magazine Luiza. Após achar os valores, virá Análise de Sinergia, que é a capacidade que uma combinação de empresas tende a ser mais lucrativa do que a soma dos lucros das empresas consideradas individualmente. Nessa análise será definido um valor de ágio, para aquisição de cada empresa que poderá ser comprada. É uma taxa que será somada ao valor do Fluxo de Caixa Descontado, ela não poderá ser muito alta, por que o mercado pode não confiar.
Após a análise de riscos, será definido com qual das duas empresas, Americanas.com ou Lojas Magazine Luiza, a Fusão será melhor para Rede Via Varejo na aquisição.
- OBJETIVO
Criação de uma organização, a partir da combinação da Rede Via Varejo (Empresa Compradora) com a Americanas.com ou Lojas Magazine Luiza.
Através de pesquisas e análises, poder identificar com qual das duas empresas a Fusão e Aquisição poderá trazer um maior aumento de receitas e/ou diminuição dos custos para Rede Via Varejo.
- HISTÓRICO SOBRE A EMPRESA COMPRADORA E BREVE HISTÓRICA SOBRE AS EMPRESAS QUE PODEM SER ADQUIRIDAS.
EMPRESA COMPRADORA: Rede Via Varejo SA
A Via Varejo S.A. adotou esta razão social em fevereiro de 2012, em substituição à Globex Utilidades S/A, e administra duas das mais tradicionais redes varejistas de eletroeletrônicos e móveis do país. As marcas, com mais de 60 anos de história no mercado, são originárias do empreendedorismo de imigrantes que percorreram uma trajetória de sucesso com muito trabalho, ancorados em uma forte confiança no País e nos brasileiros: Casas Bahia, pelas mãos do imigrante polonês Samuel Klein, e Pontofrio, fundada pelo imigrante romeno Alfredo João Monteverde. Também participa do grupo a fábrica de Móveis Bartira, fundada em 1962, é uma das maiores fábricas de móveis da América Latina em seu segmento de atuação. Com mais de 100 mil m² de área construída, produz dormitórios, cozinhas, estantes e racks, entre outros, superando a casa dos 3 milhões de itens fabricados por ano.
O Pontofrio foi fundado em 1946, no Rio de Janeiro (RJ). Foi à primeira rede de eletrodomésticos a investir maciçamente em marketing e a veicular propaganda na televisão, iniciando suas campanhas ainda na década de 50. A marca rompeu as fronteiras do Rio de Janeiro quando inaugurou sua primeira loja em Brasília, na década de 70, dando início ao seu processo de expansão. Em seguida vieram os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 1992, com a aquisição das “Casas Buri”, a rede fincou sua bandeira no Estado de São Paulo e na região Sul.
A primeira loja das Casas Bahia abriu suas portas em São Caetano do Sul, na região do ABC de São Paulo, em 1957 e o nome foi escolhido como uma forma de homenagear e agradar o grande número de nordestinos que moravam na cidade. O imigrante Samuel Klein havia chegado cinco anos antes ao Brasil e trabalhava como vendedor de porta em porta, até adquirir o estabelecimento comercial e iniciar sua promissora trajetória como comerciante.
Em 1964, as lojas começaram a vender eletrodomésticos e, em 1970, já com sete filiais e o mascote “Bahianinho”, foi criado o slogan “Dedicação total a você”. Começou o processo de expansão com abertura de unidades em São Paulo e Baixada Santista.
A Via Varejo está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 18 Estados e no Distrito Federal, com 14 centros de distribuição, 10 entrepostos, mais de 1000 lojas e cerca de 67 mil colaboradores. A empresa, que tem sede administrativa no município de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo (SP), posiciona-se como uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do Brasil.
Também está associada à Bartira, uma das maiores fábricas de móveis da América Latina, onde produz por volta de 3 milhões de móveis por ano.
...