Indicadores: A visão de dois mundos
Por: DomiCaOliveira • 3/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.650 Palavras (7 Páginas) • 464 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS SABARÁ
Dayane Franciele de Oliveira
Dominique Camille Albino de Oliveira
Guilherme Batista dos Santos
Leoni Calijorne Mattarelli
GESTÃO DE PROCESSOS:
Indicadores de Desempenho
Sabará
2016
Dayane Franciele de Oliveira
Dominique Camille Albino de Oliveira
Guilherme Batista dos Santos
Leoni Calijorne Mattarelli
GESTÃO DE PROCESSOS:
Indicadores de Desempenho
Trabalho da disciplina de Gestão de Processos apresentado para o curso de Tecnologia em Logística do Instituto Federal de Minas Gerais no campus Sabará para conclusão da disciplina. Sob a orientação da Prof.ª Thaís Duque.
Sabará
2016
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Indicadores: A visão de dois mundos.
Figura 2 - Indicadores e Controle
Figura 3 - Hierarquia dos Indicadores
Figura 4 - Formulário de Detalhamento de Indicadores
Figura 5 - Variáveis essenciais para a construção de indicadores.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
4. INDICADORES DE DESEMPENHO
4.1. Funções e Objetivo dos Indicadores de Desempenho
4.2. Características Desejáveis de um Indicador
4.3. Tipos de Indicadores
4.4. Estrutura e Construção do Sistema de Indicadores
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
Com o avanço da competição uma das tendências fundamentais no campo empresarial é a necessidade do executivo à frente da empresa adotar uma postura estratégica. Para tanto, ele deve compreender o que se passa na empresa e em seu entorno, avaliando os processos que afetam diretamente seu progresso. A avaliação de desempenho é uma das maneiras de se monitorar as atividades e processos que ocorrem na empresa e um dos critérios para a realização dessa avaliação são os indicadores de desempenho, foco desse trabalho.
Sendo assim, esse trabalho irá basear-se nos conceitos e aplicações dos indicadores de desempenho, seus tipos e seus objetivos.
- OBJETIVO
O objetivo desse trabalho foi analisar a aplicação dos Indicadores de desempenho, principalmente em uma gestão estratégica, utilizando-se de conceitos e exemplos.
De carácter exploratório e educativo, esse trabalho foi elaborado por estudantes do curso de Logística com objetivo de aprofundar o conteúdo administrado em sala e observá-lo na prática. Além disso, outro propósito observado durante a elaboração foi o aprimoramento de ideias e teorias com base em um levantamento bibliográfico.
- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Como qualquer outro aspecto da vida cotidiana, uma empresa ou uma organização está sujeita a avaliações, especialmente de desempenho. Avaliar significa estabelecer a valia ou mérito de algo, e em uma empresa esse algo pode significar diversas coisas como: desenvolvimento, desempenho, organização, etc. Uma avaliação de desempenho engloba diversos participantes entre os decisores (aqueles que possuem o poder de decisão), os envolvidos (aqueles sujeitos às consequências da avaliação, mesmo sem estar diretamente envolvido) e os analistas (consultores externos que orientam, a pedido dos outros participantes). Além disso, existem duas maneiras de se realizar uma avaliação:
- Avaliação Final: ocorre após o término da execução da atividade.
- Avaliação Permanente: ocorre em paralelo com a execução da atividade.
As avaliações possuem pelo menos um critério que é, de acordo com Houaiss, ”uma norma de confronto, avaliação e escolha.”. Tais critérios são fundamentos utilizados na avaliação e nas tomadas de decisões e são distinguidos com base ao mundo ao qual se referem. São eles:
- Critérios cognitivos: Mundo objetivo
- Critérios éticos e políticos: Mundo social
- Critérios estéticos e pessoais: Mundo Subjetivo
Com base estes conceitos é possível compreender o papel dos indicadores de desempenho no modelo de avaliação,
- INDICADORES DE DESEMPENHO
Indicadores de desempenho são procedimentos ou regras que quantificam a performance de uma organização ou setor de uma empresa. Para que esses indicadores de desempenho tenham uma contribuição significativa no controle da empresa, primeiro é necessário entender o planejamento estratégico e ter objetivos claros na hora da definição das metas que devem ser alcançadas. A partir daí, a elaboração e a gestão dos indicadores de desempenho podem ser direcionadas para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa e servir como referência para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de melhoria.
...