Industrias pira
Por: juniorgustavo12 • 12/11/2015 • Seminário • 2.406 Palavras (10 Páginas) • 196 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
CEAD POLO ROSEIRA
ECONOMIA E TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL: INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA
TUTOR: BRUNO MORAES
ALUNOS:
CESAR AUGUSTO HAUKE RODRIGUES – RA 2854176875
JOSÉ DA SILVA CARLOTA JUNIOR – RA 9929030220
JOSIANE APARECIDA BAPTISTA FERREIRA – RA 0099246639
SANDRA CRISTINA LEITE DA SILVA – RA 1709941982
ROSEIRA – SP
2015
Sumário
Introdução---------------------------------------------------------------------------Pag01 á Pag03
Passo I – Relatório de Consultoria-------------------------------------------Pag04 á Pag05
Passo II – Competências e habilidades-------------------------------------Pag06 á Pag07
Passo III – Análise e justificativa de mudança na empresa------------------------Pag08
Passo IV – Definição das funções de Paulo------------------------------------------ Pag09
Passo V – Funções e a nova organização administrativa Indústria Pira-------Pag09
Novo organograma da Indústria de bebidas Pira-------------------------Pag10 á Pag11
Conclusão---------------------------------------------------------------------------------------Pag12
INTRODUÇÃO
Este desafio profissional tem como objetivo analisar as mudanças no modelo de gestão e apresentar soluções para o novo cenário que se apresenta para a
Indústria de Bebidas Pira.
A Indústria de bebidas Pira é uma empresa familiar, fundada pelo Doutor João, de origem nordestina sendo uma figura muito carismática, conhecido por uma vida repleta de superações. “As empresas familiares ocupam um espaço importante no cenário econômico e social”.
Fundada em 1965, a Indústria Pira iniciou suas atividades na produção de cachaça e conhaque artesanal. Em pouco tempo adquiriu equipamentos e sistemas robustos de armazenagem e envelhecimento, consolidando-se no mercado regional onde se tornou uma empresa de prestígio por sua qualidade em todo Brasil.
Devido à idade já avançada, o Dr. João decidiu em assembleia diante dos 138 funcionários presentes, que irá se aposentar e consequentemente terá que transferir a responsabilidade da Gestão para os filhos Paulo e Iran.
Os funcionários da empresa temem a falta de qualificação profissional de Paulo e Iran, que sempre respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai e esse foi o motivo pelo qual não se prepararam para um dia assumir a presidência da empresa. “Toda a empresa necessita se adaptar constantemente ao mercado e nos dias atuais é necessário determinadas competências”. Os herdeiros Paulo e Iran pensando no futuro da empresa diante dessa nova realidade imposta por seu pai, decidiu de comum acordo contratar um escritório de consultoria para avaliar o novo contexto empresarial, analisando o perfil dos sucessores tendo como finalidade, indicar qual dos herdeiros apresenta as características necessárias para assumir a presidência da empresa nos mesmos moldes de competência de seu atual presidente. Paulo e Iran exercem até o momento funções gerenciais em várias áreas da empresa que são determinadas por seu pai.
Pag.01
O escritório de consultoria empresarial escolhido foi o Habcomp que é considerado um dos mais renomados e competentes no ramo de assessoria empresarial.
Iniciando suas atividades o escritório Habcomp procurou traçar o perfil da empresa e dos gestores e, a partir daí, sugerir as ações a serem tomadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas. Mas para isso foi necessário conhecer um pouco do mercado de bebidas e destilados no Brasil:
No Brasil, a cerveja lidera o consumo de bebida alcoólica com o percentual de 88,9% do total, que representa 14,9 bilhões de litros. Em seguida estão os destilados com 7.5%. As demais bebidas ocupam o restante do mercado com 3.6%.
Apesar do domínio da cerveja, a cachaça ocupa a segunda opção entre as bebidas mais consumidas no Brasil (ramo de atuação da Indústria Pira), considerando as bebidas destiladas em volume, a cachaça ocupa a primeira posição no Brasil, com 81% da preferência dos consumidores.
O mercado de destilados atingiu mais de R$ 25.5 bilhões em 2011 com um crescimento de 23.6% entre 2006 e 2011. Isso ocorreu principalmente por causa do aumento do preço médio/litro já que esse período registrou uma redução de 18%. Quanto ao mercado mundial percebe-se uma retomada do volume mundial consumido, com taxas de crescimento anuais nos níveis de 2007 em 5.5%.
Fontes: Euromonitor 2011; www.sebraemercados.com.br
Pag.02
Inicialmente traçou-se o organograma resumido da Indústria de Bebidas Pira para conhecimento e consulta conforme segue:
[pic 2]
Pag.03
PASSO I
RELATÓRIO DE CONSULTORIA
Toda empresa busca desenvolver ou aprimorar seus conhecimentos organizacionais e focando também no desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Cada vez mais é necessário desenvolver competências, que se constitui pelo Conhecimento, Habilidade e Atitude.
O conhecimento é a busca pela informação e agregação de novos conceitos.
A habilidade é conseguir pôr em prática as teorias e conceitos mentais que foram adquiridos.
A Atitude é a vontade do individuo em querer realizar algo por sua decisão própria.
...