Jogos de empresa
Por: Adrianne Ferreira • 27/6/2015 • Trabalho acadêmico • 608 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
Adrianne Gomes
Alessandra Oliveira
Alice de Souza
André Pires
Hortência Lima
Raphael Oliveira
Silvano Vieira
JOGOS DE EMPRESA
Quebra-cabeça
Belo horizonte
2015
- HISTÓRIA DO JOGO
Para realização desta atividade, a sala de aula será dividida em 3 grupos que representarão setores da empresa. Os grupos deverão escolher seus lideres. Neste exercício terão como meta entregar o projeto da casa montada, isso fará necessário, trabalho de equipe e tomada de decisões.
O projeto piloto estará montado no quadro. As decisões tomadas pelo líder e pelos participantes estarão sendo anotadas e analisada de acordo com a escolha e seus motivos.
Depois da divisão dos grupos, escolha do líder e apresentação dos juízes, o facilitador apresentará as instruções conforme o Anexo 1. Os grupos terão no máximo 40 minutos para realização da tarefa. O jogo acaba ao final do tempo ou quando a meta da empresa é realizada. Ganha o jogo o grupo ou grupos que atingir a meta da empresa.
No processamento, será feito uma analise das estratégias e decisões escolhida por cada grupo e líder, levando em consideração eficiência e eficácia de cada participante em conjunto e individualmente.
No decorrer da atividade, poderemos analisar: capacidade de liderança, tomada de decisão, pró-atividade, organização e trabalho em equipe.
- INFORMAÇOES BASICAS
Objetivos de Aprendizagem:
Objetivos básicos a serem atingidos pelos participantes:
- Interação entre grupo(setores) para cumprimento de meta;
- Ser prático e ágil nas tomadas de decisões;
- Negociar e ampliar, da melhor forma possível estratégias para o cumprimento do objetivo.
Objetivos adicionais:
- Avaliar as reações dos participantes durante o trabalho em equipe e tomada de decisões;
- Analisar o poder de liderança dos lideres e participantes;
- Observar a conduta dos participantes quanto à proatividade, segurança, fracasso e persistência;
- Verificar as reações dos participantes perante a situação de fracasso, como colocam as prioridades e como agem nas situações inesperadas.
- INFORMAÇÕES ADICIONAIS
PASSO | TEMPO(MIN) | CONTEÚDOS MAIS IMPORTANTES |
PREPARAÇÃO DA SALA | 5 | ORGANIZAR A SALA EM FORMATO DE U, EM SEGUIDA DIVIDIR O NUMERO TOTAL DE ALUNOS PRESENTES EM 3 GRUPOS. |
RECURSOS DIDATICOS A PREPARAR | 1 | INTRUÇÕES PARA OS GRUPOS E JUIZES. |
MATERIAIS PARA O FACILITADOR(DURANTE A ATIVIDADE) | 2 | EXECUÇÃO DO JOGO- ORIENTAÇÃO DO FACILITADOR. |
MATERIAIS PARA OS PARTICIPANTES (DUARANTE A ATIVIDADE) | 1 | ORIENTAÇÃO AO GRUPO CAIXA DE PEÇAS. |
MATERIAIS PARA OS JUIZES (DUANTE A ATIVIDADE) | 1 | ORIENTAÇÃO AOS JUIZES. |
CONDIÇÕES NECESSARIA S DA SALA | _ | ESPAÇO SUFICIENTE PARA REALZAÇÃO DA ATIVIDADE. |
INTRODUÇÃO | 5 | INTRODUÇOES GERAIS. |
DIVISÃO DOS GRUPOS | 10 | DIVISÃO DOS GRUPOS, ESCOLHA DOS LIDERES, ESCOLHA DOS JUIZES, ENTREGA DAS ORIENTAÇOES. |
EXECUÇÃO | 40 | EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PELOS PARTICIPANTES, DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS. |
PROCESSAMENTO GENERALIZAÇÃO | 30 | AVALIAR TOMADA DE DECISÃO, LIDERANÇA E TRABALHO DE EQUIPE. |
...