KODAK: DO SUCESSO AO FRACASSO
Por: cristinaralopes • 6/8/2018 • Trabalho acadêmico • 6.161 Palavras (25 Páginas) • 815 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Faculdade Juscelino Kubitschek JK– Unidade Valparaíso
Curso de Administração
KODAK:
DO SUCESSO AO FRACASSO
Valparaíso de Goiás, 23 abril de 2018.
[pic 3][pic 4]
Faculdade Juscelino Kubitschek JK– Unidade Valparaíso
Curso de Administração
Cristina Rodrigues A. Lopes
Elvira Carvalho da Silva Neta
Fracemir Borges da Silva Gregório
Monique Gomes Lopes
KODAK:
DO SUCESSO AO FRACASSO
Trabalho apresentado a matéria de Pesquisa Operacional e Teoria dos Jogos, ministrada pelo Professor João Kseley, para composição de nota da avaliação do 6º e 7º semestres do curso de Administração.
Valparaíso de Goiás, 23 abril de 2018.
[pic 5][pic 6]
Agradecemos ao professor pela oportunidade da realização desse trabalho, nos ofertando uma imensa gama de conhecimentos que serão levados durante todo o curso.
[pic 7]
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1- O início 5
2- Beneficiando seus colaboradores 7
3- Produção em massa a baixo custo 8
4- Cinema 9
5- Saúde 10
6- Imagens para documentos 11
7- Impressão e editoração 12
8-Exploração do espaço 13
9- O setor de imagens: transformando o futuro 14
10- A era de ouro da Kodak 15
11- Esse tal de digital tem futuro 16
12- Correndo atrás 17
13- O fim e o recomeço 17
E no Brasil? 18
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
INTRODUÇÃO
A Eastman Kodak Company é uma empresa multinacional dedicada ao design, produção e comercialização de equipamentos fotográficos profissionais, amadores, para cinema e para as áreas de saúde. Foi fundada por George Eastman, o inventor do filme fotográfico, em 1888.
Tornou-se uma das organizações que ajudaram a popularizar a fotografia para amadores, tornando-se a maior empresa de fotografia do mundo. Teve seu pedido de falência em 2012, tudo por falta de inovação e acompanhamento tecnológico. Hoje a empresa apesar dos esforços nem se aproxima do que já foi um dia.
No fim da década de 70, a Kodak, a presença da marca era fortíssima ao redor de todo o mundo, com aproximadamente 100.000 empregados e um lucro de milhões.
Por falta de acompanhamento tecnológico e comportamental de seus consumidores, a companhia hoje não possui mais que 6.000 funcionários e uma história de 130 anos de muitas vitórias e derrotas.
1- O início
A companhia nasceu na cidade de Rochester, no Estado de Nova York, nos Estados Unidos. Sua história tem início em 1880, quando George Eastman – que na época trabalhava na Eastman Dry Plate Company – desenvolveu um papel que podia ser coberto de emulsão fotográfica.
Essa foi a primeira de uma série de invenções. Em 1885, outro especialista em fotografias, William Walker, inventou algo que poderia segurar uma série destes papéis. Naquele mesmo ano, Eastman comprou uma patente de David Houston para um rolo e continuou a desenvolvê-lo. Dois anos mais tarde, Hannibal Goodwin criou um filme de nitrocelulose e em 1888, Emile Reynaud colocou algumas perfurações neste filme de nitrocelulose. Eastman então juntou tudo e criou o primeiro rolo de filme comercial e a primeira câmera Kodak, que usava este filme. E assim, a invenção de Eastman criou a fotografia amadora praticamente sozinha.
O mercado da fotografia era muito antiquado antes disso. Para manusear as câmeras da época, era preciso um treinamento longo e intenso, sem contar a questão do fator preço, em especiais as portáteis eram inacessíveis e os filmes eram de chapa. Dessa forma, ele tornou um processo de sujeira e complicações em algo simples, fácil de usar e acessível para praticamente qualquer pessoa.
A marca Kodak foi registrada em 1888 e era só o nome da câmera da empresa, o slogan era "Você aperta o botão, a gente faz o resto", e o nome Kodak não existia antes. Ele foi criado pelo próprio Eastman, que estava buscando um termo curto, inédito e que soasse bem independente do idioma. Ele só sabia que gostava da letra K, a achava forte, e aí ficou brincando com as palavras até chegar a Kodak. Ele acreditava que uma marca precisava ser “curta, vigorosa e incapaz de ser escrita de forma errada a ponto de destruir sua identidade”. Além disso, para ele uma marca não deveria significar nada.
A primeira câmera da Kodak foi um sucesso, ela tinha um filme de 100 poses e era a primeira realmente fácil de usar podia ser transportada e operada com facilidade. Seu preço era de US$ 25. Para revelar, você a enviava inteira para a companhia, que devolvia as impressões e já colocava mais filme.
Em 1884, a sólida parceria de Eastman e Strong resultou na nova empresa Eastman Dry Plate and Film Company, com 14 acionistas. E, sucessivamente, em 1889, foi formada a Eastman Company. A partir de 1892, a empresa foi chamada Eastman Kodak Company, quando da formação da Eastman Kodak Company de Nova York. Em 1901, a atual Eastman Kodak Company de Nova Jersey foi fundada de acordo com as leis do estado de Nova Jersey.
...