Liderança e Coaching em equipes de alta perfomance
Por: Gabriela Scarabelli • 30/11/2015 • Resenha • 474 Palavras (2 Páginas) • 629 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ
MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
COACHING E LIDERANÇA
PROF.ª ARIADNE CAMPOS
GABRIELA SCARABELLI VELOSO LEÃO
Liderança e Coaching em equipes de alta perfomance
A globalização ocasionou para as empresas a necessidade de adaptação constante e acelerada para manter um negócio competitivo no mercado. Para alcançar tal feito, elas devem investir em equipes de alta performance que são mais eficientes e comprometidas com os objetivos da organização e também modernizar suas rotinas de trabalho, munindo-se de líderes capazes de gerir tais equipes, uma vez que são mais produtivas e acompanham as mudanças no mercado à medida que elas ocorrem.
Os líderes sabem delegar e definir objetivos para seu capital humano. Eles buscam influenciar as pessoas para que estejam engajadas e determinadas a conquistar os objetivos da organização. A liderança envolve ser o exemplo e a inspiração de seus colaboradores, porém nota-se atualmente que um líder necessita de algo a mais para explorar melhor seus liderados e assim transformá-los em uma equipe de alto nível.
Com isso entrou no cenário mundial o coaching, que é um processo de desenvolvimento humano, que apoia organizações e pessoas no alcance de metas, proporcionando reflexão e investigação, a fim de descobrir potencialidades e pontos de desenvolvimento. O coach não somente exerce influência, como também desperta interesse e responsabilidades, desenvolvendo competências e autoconhecimento.
Esta forma de liderança tem o intuito de desenvolver cada pessoa individualmente, transformando-as em pessoas melhores, não somente dentro da empresa, mas também na vida pessoal. Assim, as pessoas se sentem motivadas a ter um desenvolvimento superior no trabalho em equipe. O ambiente organizacional proporciona segurança e confiança, além de aumentar a capacidade dos colaboradores de responsabilizar-se nas tarefas da equipe.
Portanto, o líder coach se tornou essencial por ser capaz de cultivar a vontade individual de cada um de sua equipe, em alcançar um objetivo para o bem comum. O líder e o coach, juntos em um só gestor como líder coach, consegue desenvolver cada elemento, criando uma equipe com alto grau de compromisso e empenho pessoal. Há apoio e confiança entre os membros, aumentando a sinergia da equipe e consequentemente sua performance.
Quando se obtém uma equipe com tal nível de atuação, a organização consegue alinhar os colaboradores com a visão de futuro que ela possui, além de agilizar o ritmo da empresa. Com esta equipe é possível aproveitar todos os talentos individuais, maximizando as competências em prol do coletivo e ainda estimulando todos a superar seus próprios limites.
Conclui-se, portanto, que a inserção de um líder coach nas organizações é de suma importância para o desenvolvimento no mercado mundial atual. Para se alcançar o sucesso, se faz necessário o desenvolvimento do capital humano, que com altos níveis de colaboração e confiança, através de uma equipe de alta performance, alcançarão as metas e os objetivos do negócio.
...