TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance

Por:   •  20/11/2024  •  Artigo  •  5.455 Palavras (22 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 22

  GESTÃO: A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO CLIMA ORGANIZACIONAL

MBA - Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance

Instituto de Pós- Graduação - IPOG

Goiãnia – GO  - 20 Set 2024

RESUMO

A liderança é um fator importante para o clima organizacional, pois um bom líder pode criar um ambiente de trabalho positivo, motivador e produtivo. O clima organizacional é um dos principais fatores responsáveis pelo rendimento do colaborador no ambiente de trabalho. Uma empresa eficaz é aquela que atinge seus principais objetivos de desempenho e ao mesmo tempo mantém um alto padrão de qualidade na execução das atividades. O objetivo deste estudo é realizar uma pesquisa para abordar os pontos positivos e negativos da liderança no clima organizacional. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica como metodologia, onde foram analisados diversos artigos de diversos autores que publicaram sobre o tema abordado. Pode-se concluir que o impacto da liderança nas organizações é positivo, contribuindo para que as equipes estejam engajadas e com isso acelera o crescimento das organizações.

Palavras-chave: Gestão. Liderança. Clima Organizacional.

  1. Introdução

A liderança é um fator importante para o clima organizacional, pois um bom líder pode criar um ambiente de trabalho positivo, motivador e produtivo. As organizações compreendem lideranças como parceiras da gestão de pessoas. Vivemos em uma época onde capital intelectual é escasso, com isso o papel do líder é um importante fator para a captação e retenção, além de impactar na motivação dos empregados e no clima organizacional (FERREIRA, 2003).

O clima organizacional é um dos principais fatores responsáveis pelo rendimento do colaborador no ambiente de trabalho. Liderança torna-se um assunto que vem chamando atenção, em razão de seu significado no mundo organizacional que demanda líderes para uma boa condução das organizações e para o caminho do sucesso e competitividade. Trazendo a liderança força, vigor e uma direção definida, sem ela a organização pode ficar sem foco. (CHIAVENATO, 2004).

Tendo assim o líder uma influência de seus líderes nas tomadas de decisão, oferecendo autoridade para seus membros decidirem e executem o caminho para atingir objetivos, aceitando as sugestões e opiniões do grupo e usando sempre o feedback (MAXIMIANO, 2000). Aqueles que têm a capacidade de obter o melhor dos outros, são os que traçam metas atingíveis mais difíceis de alcançar e acreditam poder desenvolver talentos.

A liderança é uma temática que não possui a sua origem de forma explícita, porém há estudiosos que destacam a preocupação sobre o assunto desde a época de Platão, a temática ganha mais força a partir da preocupação dos teóricos e administradores das organizações, referente aos seus impactos no clima e no comportamento organizacional (BENEVIDES, 2010). A liderança organizacional deve garantir a boa comunicação e relação entre os colaboradores. O líder deve ser um gestor de pessoas, com sensibilidade, dedicação e intuição do coletivo.

Outro ponto importante para ser abordado nesse trabalho é a diferença entre líder e chefe que em essência, a capacidade que cada um tem em inspirar e motivar. Um chefe é capaz de liderar, mas, se não for um líder, essa liderança será baseada apenas na hierarquia. Já um líder é capaz de incutir nas pessoas a automotivação.

As empresas buscam sempre os melhores resultados para manterem-se no

mercado. Assim, tem-se a necessidade de aperfeiçoamento na maneira de liderar e no clima organizacional. A Liderança é o processo de influenciar grupos de pessoas conseguindo dar mais assistência e orientações ajudando a alcançar objetivos almejados.

O presente trabalho visa apresentar um estudo sobre a influência da liderança  no clima organizacional, a fim de demonstrar como a mesma é realizada, e quais investimentos existem atualmente,  trazendo para a discussão os desafios e as inovações existentes, e os pensamentos e ideias de diversos autores que já publicaram sobre este tema. 

Serão abordados os objetivos, geral e específicos do presente trabalho, como forma de nortear e elucidar o que s e pretende adquirir ao findar este estudo de

caso. O objetivo geral é uma visão mais ampla sobre o que se deseja pesquisar, é também o propósito pelo qual o trabalho está sendo realizado. Diante disso, surgem os seguintes questionamentos: Como os gestores têm se posicionado na frente de seus colaboradores? Como a tecnologia pode contribuir  para a melhoria da liderança? Como os líderes podem influenciar em toda a organização?

Dessa forma, esta pesquisa se justifica pelo fato de que atualmente todas as empresas, públicas ou privadas necessitam de investimentos em gestão, pois a mesma implica em todos os setores das organizações, e o principal motivo para o desenvolvimento deste trabalho é apontar os principais pontos  da liderança no clima organizacional. O clima organizacional acertado, possibilita a satisfação e o bem-estar dos colaboradores. Esse clima também pode ser influenciado pelo líder, além de outros fatores como cultura, os próprios liderados, e o ambiente físico.

Para concluir, tendo como ponto de partida esses conceitos citados anteriormente e considerando que o clima impacta diretamente na atuação dos servidores perante ao órgão em que estão vinculados, pretende-se realizar uma pesquisa que responda a pergunta problema tema do presente estudo, que é: Qual é o clima organizacional prevalente dentro das organizações?

O clima de uma organização é um dos fatores mais importantes dentro do campo da gestão É indispensável conhecer o que os funcionários pensam sobre a instituição e como se sentem em relação a ela. Só assim é possível melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados pela organização.

Por fim, pretende-se com esse estudo agregar conhecimentos a todos os profissionais da área, com o intuito de levantar questionamentos e respostas através das publicações já existentes.

  1. Metodologia

2.1 Tipo de estudo

Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, focado na coleta de informações através do levantamento de dados bibliográficos por meio da revisão integrativa da literatura, disponíveis em plataformas de busca virtuais. Por meio da seleção dos materiais condizentes com a temática abordada, o estudo buscará descrever os dados coletados analisando e explorando as informações fornecidas com base nos estudos encontrados em publicações acadêmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com