Logística: Treinamento e Desenvolvimento
Por: Vandin 25 • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.398 Palavras (6 Páginas) • 451 Visualizações
Treinamento e desenvolvimento
E incrível como as coisas mudam no mundo empresarial ,processos ,paradigmas ,cultura e comportamento parece que tudo tem vida própria está em constante mutação.A partir dos conteúdos estudados e analisados é fácil ter essa percepção.
É visível como a educação o treinamento é o desenvolvimento, podem fazer toda a diferença ,para as pessoas e para as organizações.Ao adquirirmos conhecimento, ele nos transforma ,muda o nosso jeito de ser e nos torna mais críticos, abre o nosso entendimento e à forma como vemos o mundo.
Quando somos treinados da maneira correta o treinamento pode nos proporcionar habilidades e facilidade na execução das tarefas ,além de nos capacitar para executarmos com maior agilidade e grande Otimização do trabalho ou determinadas tarefas. Sendo bem treinados partindo para uma nova etapa, o desenvolvimento que não é um processo imediatista mas sim a longo prazo que nos ajuda a aperfeiçoar ,crescer e progredir nas atividades propostas, na vida pessoal e no mundo.Após os conteúdos aprendidos em sala de aula e nos materiais propostos como no livro de Doug Lipp academia disney, Ficou Claro como todos os processos de educação treinamento e desenvolvimento tem uma peça chave e central que são as pessoas. No livro podemos ver a transição de uma abordagem tradicional para uma abordagem moderna, que é atualizado todos os dias. Talvez esse seja o motivo de grande sucesso da disney, no passado e atualmente ,é notável a importância das pessoas para," um grande espetáculo" como seu fundador walt disney classificava. Mesmo após sua morte sua essência e seus princípios não foram modificados,é incrível ver como alguém que tinha tanto poder se importava com todo o" seu elenco "e o mais importante a interação dele com todos os colaboradores, quebrando paradigmas de que o alto escalão não pode se misturar com a classe operária. Walt via as coisas de outra forma, com o objetivo de tornar a disney é um lugar mais feliz do mundo. Ele sabia que se os "membros do elenco" estivessem insatisfeita todo o" espetáculo "perderia.Infelizmente ainda hoje há muitas organizações que não tem essa mentalidade, e adotam uma abordagem tradicional e ultrapassada, onde os colaboradores são vistos como engrenagens de grandes máquinas,onde tudo só pode ser executado se as atribuições forem delegadas ou impostas, perdendo na inovação criatividade e produtividade de seus colaboradores.
o sucesso da disney se deve muito ao alto investimento em treinamento e constante inovação.Van France um grande visionário e braço direito de Walt disney, foi fundamental para o desenvolvimento da organização.Ao criar a disney university ele consolida o sucesso da disney criando vários programas de treinamento,que faz com que a organização tenha funcionários comprometidos, fies e centrados nos clientes.
Para Van france o sistema organizacional passa por quatro circunstâncias: Inovação, suporte organizaacional, educação e entretenimento,com isso ele mantinha as pessoas focadas, onde tando o que os treinamentos se tornassem uma simples rotina. Eu lhe vivia fazendo levantamento das necessidades de treinamento,quando as coisas não estavam bem e os resultados positivos,ele revia seus conceitos já estabelecidos e criava com ajuda de seu elenco soluções práticas, muitas vezes se submetendo a reciclagens constantes. Em um ambiente tão globalizado e competitivo as organizações que se prendem aos seus conceitos e não estão suscetíveis às mudanças ,acabam perecendo ,onde a regra geralmente é inove ou morra.
Dick Nunes, foi outra figura importante cima que também ajudou a empresa a se tornar o que é hoje mostrando a importância de se ter uma boa estrutura e à disseminação do conhecimento, onde o aprendizado foi compartilhado a fim de desenvolver e ampliar a organização.
É também um elemento indispensável fazer com que todos do "elenco"adotem a visão, valores e objetivos propostos. Que todos se envolvam sentimentalmente amando o que eles fazem na companhia,e que se comprometem mais dia após dia.
muitas organizações buscam copiar as estratégias da disney ,mas muitos acabam fracassando ,por se focarem mais nos instrumentos de gestão de pessoas e não nos processos ,que na maioria das vezes, é a longo prazo e a necessidade de imediatismo, joga todo o planejamento por água abaixo. Se não houver a concientização de uma direção visando os valores organizacionais, o caminho para se alcançar o sucesso se tornará mais árduo.
Um ponto relevante éra a forma de Walt pensar e se expressar quando dizia:"O melhor nunca é o melhor e prestem atenção aos menores detalhes". Ainda que tudo pareça estar dando certo,e funcionando em perfeita ordem,o desejo de melhorar deve ser parte da cultura organizacional de todas as organizações que desejam crescer,pois a desatenção pode levar à grave consequências. Afinal os processo de gestão de pessoas é visto como um todo e não como partes descentralizadas, onde o sucesso ou fracasso não é de apenas um indivíduo, mas sim de todos.
Um dos grandes objetivo de walt era manter a relevância e a competitividade da disneylândia sempre em busca da perfeição. Como exemplo disto alguns fatos chamam atenção, como o fato de Walt observar sempre se os uniformes dos colaboradores estavam limpos e bem passado ,se a limpeza do parque estava em dia ou a forma de como um dos capitães do cruzeiro pela selva conduzia e exibia o passeio. Para ele alguns detalhes como estes eram super importantes.Além de fortalecer tornava a disney uma empresa melhor e mais competitiva. Se preocupava também com estado das pessoas, afinal membros infelizes não proporcionam espetáculos felizes, por isso ele prezava pelo desenvolvimento contínuo dos membros do elenco, porque isso os mantinham sempre entusiasmados e atualizados. Essa filosofia de mostrar e demonstrar para os colaboradores que todos são muito importantes para o bom espetáculo é um diferencial da disney,que proporcionam a seus colaboradores um desenvolvimento melhor de suas atribuições.
...