MODELAGEM DO PROCESSO DE FILIAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO MERCADO DE LIMPEZA PROFISSIONAL
Por: enzo_ks • 31/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.986 Palavras (12 Páginas) • 211 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E
COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MODELAGEM DO PROCESSO DE FILIAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO MERCADO DE LIMPEZA PROFISSIONAL – ABRALIMP - ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO PORTE
SÃO PAULO
2019
MODELAGEM DO PROCESSO DE FILIAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO MERCADO DE LIMPEZA PROFISSIONAL – ABRALIMP - ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO PORTE
Atividades Práticas Supervisionadas - APS – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 4° semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação do profª Livaldo Santos
SÃO PAULO
2019
INTRODUÇÃO
Neste semestre, Processos Organizacionais é o tema das Atividades Práticas Supervisionadas. A contribuição acadêmica é muito relevante para que se possa conhecer como a empresa ABRALIMP, empresa do seguimento de limpeza profissional, está estruturada e detectar o modelo e o tipo de estrutura organizacional adotada pela mesma.
As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala. Visam contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros administradores e a favorecê-los com um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação descrita e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa em situação real.
As atividades extracurriculares são importantes para uma boa base profissional, e existe uma série de movimentos que permitem o crescimento sadio e sustentável de um profissional em formação. Além disso, o graduando pode melhorar o relacionamento entre empresas e escolas através do incentivo do senso crítico entre o que ele aprende e o que ele vê na prática.
O ensino prático é de extrema importância para a consolidação dos saberes teóricos. Por isso, os estudantes devem se ater as oportunidades oferecidas por atividades extracurriculares para que possam construir as habilidades requisitadas pelo mercado.
No primeiro capítulo apresentaremos a fundamentação teórica. Nela há a explicação sobre os assuntos apresentados em aula, que são eles: conceitos, perspectivas fundamentos, teorias gerais da administração, o estudo de Larry Greiner, projetos organizacionais, estruturas organizacionais e organizações tradicionais e emergente.
No segundo capítulo apresentaremos a empresa na qual está sendo estudada. Neste é apresentado toda a empresa, seus funcionários, tipo organizacional e entre outros.
No terceiro apresentaremos uma análise e sugestões de melhoria para a empresa, com base em nosso conhecimento.
Revisão Conceitual:
- O que é processo:
Para Chiavenato um processo organizacional é um conjunto de atividades interrelacionadas, interligadas e interdependentes, que envolvem pessoas, equipamentos, procedimentos e informações. Quando executadas transformam entradas (insumos) em saídas (produtos ou serviços) que atendem a necessidades de um cliente interno ou externo e que agrega valor e produzem resultado para a organização.
- Vantagens da visão por processos:
A visão por processos proporciona clareza e objetividade para o entendimento das fases das atividades, tendo também maior visibilidade nas tarefas para o conhecimento do negócio da organização.
É uma alternativa vantajosa para o gerenciamento das organizações, através dos processos eficientes as organizações aperfeiçoam a capacidade de antecipar as alterações do mercado e maximizaras oportunidades de bons negócios.
Essa visão apresenta uma grande melhoria da maneira pela qual o trabalho é realizado, focando nos produtos ou serviços oferecidos aos clientes. Para ter essa melhoria é necessário o esforço de toda a força de trabalhos desde o trabalho de início do trabalho do processo até o final.
- Elementos de um processo:
Os elementos de um processo são entradas, processo e saída. Nas entradas são apresentados os insumos (matérias primas) os elementos de recursos humanos, os elementos de recursos de materiais e os recursos tecnológicos. No processo é onde ocorre a transformação dos elementos da entrada nos elementos de saída. Na saída são apresentados os produtos ou serviços e as informações.
Na fase das entradas ocorrem com a participação dos fornecedores, para obter os elementos necessários. Já na fase das saídas tem a participação dos clientes para poder ter a venda do produto ou serviço.
- Desdobramentos dos processos:
O desdobramento do processo é a decomposição do processo em:
- Macroprocesso: geralmente apresenta um conjunto de processos cuja
operação tem impacto significativo na organização.
- Processo: divisões dos macroprocessos com objetivos específicos organizados
seguindo linhas funcionais.
- Subprocessos: grupo de atividades da organização que envolvem um ou mais
departamentos.
- Atividades e tarefas: trabalho tipicamente realizado por um departamento ou
pessoa.
- Processo - chave e de apoio:
- Processo Chave:
Segundo Chiavenato são os processos ligados à essência do negócio denominados core business, sendo capazes de proporcionar um significativo valor para os clientes que serão atendidos.
- Processo de apoio:
São os processos que dão suporte ao funcionamento dos processos-chave e a si
mesmos. Nessa categoria estão incluídas atividades como: planejamento e controle de resultados; recrutamento, seleção e treinamento de pessoal; suprimentos e gestão das interfaces interdepartamentais.
...