MOTIVAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
Por: barely.com • 23/11/2015 • Artigo • 5.485 Palavras (22 Páginas) • 190 Visualizações
MOTIVAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA FACULDADE de ADMINISTRAÇÃO
MOTIVATION FOR THE CONDUCT OF POS GRADUATION COURSE AT MANAGEMENT SCHOOL
RESUMO
O mercado de trabalho está exigindo cada vez mais do profissional. Não só a formação, como também aperfeiçoamento e atualizações de seus colaboradores. O grande problema concentra-se em definir quais cursos fazer, onde fazer, desvendar, por fim, o que o mercado exige.
Com vistas a contribuir para o entendimento de tal desafio, o objetivo deste artigo é identificar, avaliar e analisar os motivos que conduzem os último-anistas da FCAP a realizarem um curso de pós-graduação na própria instituição, de modo a verificar a adequação dos cursos de pós-graduação oferecidos e a necessidade do mercado.
As principais dimensões avaliadas para entendimento da perspectiva desses estudantes foram: quais as áreas de concentração de maior interesse; a principal razão que conduzem à realização de um curso de pós-graduação; a visão dos estudantes em conclusão do curso de graduação em freqüentar um curso de pós-graduação.
ABSTRACT
The job market is increasingly demanding professional. Not only training, but alsoimprovements and upgrades of its employees. The major issue focuses on definingwhat course to do, where do, figure out what the market demands.
From this fact and the purpose of this paper is to identify, evaluate and analyze the reasons that lead the last of FCAP-graders to undertake a postgraduate course at the institution in order to verify the adequacy of post-graduate offered and the market need.
The main dimensions evaluated to understand the perspective of these studentswere: which areas of concentration of interest, the main reason leading to thecompletion of a postgraduate course, the vision of students completing theundergraduate degree in attending a course graduate.
INTRODUÇÃO
Introdução
É fácil deduzir que vivemos em uma nova era. Máquinas cada vez mais tecnologicamente desenvolvidas entram no mercado, ocupando em proporções colossais lugares de milhares e milhares de trabalhadores, que necessitam cada dia mais demonstrarem outras capacidades, outras habilidades, muito além da força braçal que predominava em épocas passadas. Nunca se exigiu tanto da capacidade racional do ser humano quanto hoje em dia, então cada vez mais é comum ver estudantes querendo dar continuidade à graduação, que hoje em dia já não garante o destaque necessário para as empresas. Somando-se a isto, o fato de que os cursos de administração não têm preparado de maneira satisfatória o profissional do futuro, os estudantes vêm buscando cada vez mais a ampliação dos seus conhecimentos, delimitando assim um processo de aprendizado contínuo. E é exatamente o que os egressos de uma pós-graduação buscam para suas carreiras, o conhecimento que lhes faltam.
E é sobre essa perspectiva de mercado que é o estudo foi realizado, aonde a velocidade com que as informações chegam para os administradores requer uma atualização contínua em seus conhecimentos e habilidades não mais como um diferencial, e sim como fator necessário para solucionar os problemas enfrentados pelos profissionais em seu dia-a-dia.
Então, a partir dessa conscientização da mudança ocorrida nos mercados que agora demanda um perfil de trabalhador com maiores níveis de educação e qualificação, multitarefa, com uma capacidade bem desenvolvida para a tomada de decisões de maneira mais racional, de saber conviver com situações em constante alteração, com a capacidade de inovar e saber trabalhar em equipe, é que se faz necessária uma formação mais genérica, que vá além da graduação dos profissionais, segundo Drucker (apud Lima, 2002, p. 81): “Está aumentado entre as pessoas que já tem alto nível de instrução e ótimo desempenho profissional a percepção de que não estão conseguindo manter-se em dia com as mudanças. Vive-se numa economia, cujos recursos mais importantes não são instalações e máquinas, mas conhecimento, e onde os trabalhadores do conhecimento compõem a maior parte da força de trabalho. Os trabalhadores sempre tiveram a necessidade de desenvolvimento da capacitação, mas
conhecimento e habilidades são coisas distintas”.
A proposta do presente projeto de pesquisa de mercado tem por tema a análise da motivação para a realização de cursos de pós-graduação na Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco, quer dizer, busca-se responder a seguinte pergunta: o que leva um profissional a realizar um curso de pós-graduação na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco?
A pesquisa foi realizada em nível local, na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco que possui mais de 55 anos de história e um nome consolidado no que concerne à excelência do ensino, tanto no que diz respeito à graduação em Administração quanto aos cursos de pós-graduação oferecidos.
Dois aspectos serão abordados na pesquisa, sendo o primeiro deles voltado para a visão dos alunos concluintes da graduação (oitavo e novo período) em relação à pós-graduação e o segundo voltado à visão dos próprios pós-graduandos em início de curso.
No que concerne aos estudantes do curso de graduação, tem-se por escopo, principalmente, analisar qual a propensão que os mesmos possuem quanto à realização de curso de pós-graduação. Verificar a opinião dos mesmos quanto a suficiência graduação para o sucesso no mercado de trabalho, quer dizer, se enxergam ou não a sua necessidade.
Quanto aos que já estão formados e optaram por cursar uma pós-graduação, investigar-se-á por que razão o fizeram, por que escolheram realizá-lo na FCAP e qual curso escolhido.
Tudo isso, para enfatizar que o conhecimento da opinião dos que procuram e compõem a instituição é fundamental para a compreensão do que o mercado demanda, de modo a manter atualizados os cursos oferecidos pela FCAP.
A IMPORTÂNCIA DA PÓS GRADUAÇÃO
Antes de se abordar diretamente a questão da pós-graduação é preciso lembrar que no Brasil a disseminação do ensino superior é fato da história recente, relacionado com o esforço tardio de alfabetização em larga escala no país. Somente
...