Marketing
Por: 230587 • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 136 Visualizações
Passo 02
- Dos projetos contemporâneos.
Os projetos contemporâneos apresentam características distintas e muitas vezes, flexíveis. Alguns projetos se apresentam em curta duração, baixo investimento e necessidade mínima de recursos, que precisam ser executados de forma simples e rápida. Os projetos de médio e longo prazo, muitas vezes compõem-se de grandiosos empreendimentos e podem delongar-se por vários anos. Estes projetos necessitam de grandes investimentos e recursos, além de uma estrutura hábil e altos níveis de conhecimento e gerencia.
- De projetos e de processos.
Todo projeto necessita de parâmetros pré-definidos e uma “trilha” para orientar as necessidades essências. Os projetos devem seguir as características citadas a seguir, como uma forma de orientação para proceder com cada passo necessário do projeto da maneira mais transparente e eficaz possível: simplicidade de propósito, clareza de propósito e escopo, controle independente, facilidade de medição, flexibilidade de emprego, motivação e moral da equipe do projeto, sensibilidade ao estilo de administração e liderança, utilidade ao desenvolvimento individual, discrição e segurança, mobilidade e facilidade de distribuição.
- De um gerente de projetos.
Independente de qual seja o projeto e quais são suas características, um gerente de projetos deve administrar este projeto de forma clara e eficaz, liderando com transparência e flexibilidade a equipe do projeto. O gerente de projetos deve estar ciente que sua atuação exige habilidade profissional e conhecimentos abrangentes do tema do projeto e que será necessário estar preparado para enfrentar os riscos que estão propícios á abordarem qualquer projeto e estar preparado e pronto para uma tomada de decisão.
- Dos cinco grupos de processos que compõem o ciclo de vida de um projeto.
Para que possa ter mais controle e ciência do andamento e progresso do projeto o mesmo deve seguir algumas fases que definem as técnicas e passos que poderão ser utilizadas no andamento do projeto. Desta forma, temos cinco grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento. Estas fases constituem o ciclo de vida do projeto.
- Das nove áreas de conhecimento específicas do Guia PMBoK®.
O guia PMBoK® é uma metodologia de gerenciamento de projetos, aonde são identificados todas as técnicas, regras, processo e métodos. Este guia insere os conceitos da gestão de projetos, relacionando todos os processos e definindo o ciclo de vida do projeto. O PMBOK explora três conceitos fundamentais para os projetos contemporâneos: as áreas do conhecimento, o ciclo de vida e o processo administrativo do projeto.
As áreas do conhecimento são definidas por seus requisitos de conhecimento e processos que os compõe, como suas praticas, ferramentas, técnicas, entradas e saídas.
Existem nove áreas de conhecimento: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições.
BIBLIOGRAFIA
http://www.devmedia.com.br/areas-de-conhecimento-segundo-o-pmbok/27129
http://www.portal-administracao.com/2014/01/entendendo-o-guia-pmbok.html
http://www.planejamento.mppr.mp.br/arquivos/File/subplan/gempar/manual.pdf
...