Matematica
Por: Cesar Augusto • 20/12/2015 • Trabalho acadêmico • 4.354 Palavras (18 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
ATPS – ESTATÍSTICA
Etapa 2, 3 e 4
Professora:
ADMINISTRAÇÃO - 4º SEMESTRE
Andreza Ferreira da Silva RA: 9902005225
Caroline Yara de Oliveira RA: 8484182852
Gisele de Andrade Carvalho RA: 8412164027
Tayná Marques de Oliveira RA: 8075819389
Thayná de Jesus dos Santos RA: 8411808674
OSASCO - SP
2015
Andreza Ferreira da Silva RA: 9902005225
Caroline Yara de Oliveira RA: 8484182852
Gisele de Andrade Carvalho RA: 8412164027
Tayná Marques de Oliveira RA: 8075819389
Thayná de Jesus dos Santos RA: 8411808674
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ETAPA 2, 3 e 4
[pic 2]
OSASCO - SP
2015
INTRODUÇÃO
A estatística tem por objetivo fornecer métodos de pesquisa e técnicas para lidarmos com diversas situações que permitem o controle e o estudo de fenômenos, fatos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.
Os dados estatísticos são obtidos, classificados e disponibilizados para que possamos utilizá-los no desenvolvimento das atividades do nosso dia a dia. Este trabalho tem como finalidade apontar a importância dos métodos estatísticos que vem sendo utilizados no aprimoramento de produtos, desenvolvimentos de equipamentos, fornecimento de métodos adequados, possibilitando a decisão de novos tratamentos no combate a uma determinada doença.
A estatística fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada funcionário, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em várias áreas do saber.
ETAPA 2.
Relatório 2 - Medidas de Posição e Dispersão.
São representação numérica Medidas de posição, média, mediana, moda, percentil, quartil, decil, centil.
Medidas de dispersão máxima e mínima, amplitude, desvio absoluto médio, variância, desvio padrão, coeficiente de variação, intervalo entre quartis, diagrama de baixa média, soma dos valores dividida pela quantidade de valores fácil de compreender e aplicar utiliza todos os valores do variável valor único afetado pelos valores extremos.
A Mediana (Md) é valor localizado na posição central, considerando os valores da variável ordenados, fácil de calcular não utiliza todos os valores da variável valor único não é afetada por valores extremos aplicável em qualquer escala fácil de calcular não utiliza todos os valores da variável pode não ser valor único ou não existir não é afetada por valores extremos aplicável em qualquer escala É o valor que divide o conjunto de dados ao meio, deixando os 50% menores valores de um lado e os 50% maiores valores do outro lado. Para calcular a mediana é necessário que o conjunto de dados estejam organizado em ordem crescente.
Se n é ímpar, a mediana é dada pelo valor que ocupa a posição n + 1. 2, Se n é par, a mediana será a média dos valores que ocupam as posições
Já o Quartis, Decis e Percentis assim como a mediana divide os dados em duas partes iguais, os três quartis, denotados por Q1, Q2 e Q3, dividem as observações ordenadas (dispostas em ordem crescente) em quatro partes aproximadamente iguais, ou seja, há cerca de 25% dos dados em cada grupo.
Para o cálculo de quartis, decis e percentis, primeiramente, é necessário que os dados estejam organizados em ordem crescente.
1° quartil (Q1): 25 % dos valores são menores do que seu valor. 2° quartil: 50 % dos valores são menores do que seu valor (Md). 3° quartil (Q3): 75 % dos valores são menores do que seu valor Intervalo Entre Quartis (IEQ): Q3 - Q1).
Decil: corresponde a 10 % dos dados quartil: corresponde a um quarto dos dados.
Percentil: divide o intervalo de variação dos valores em 100 partes iguais
As Observações atípicas (Outliers) são valores muito grandes ou muito pequenos em relação aos demais. Alteram enormemente a média e variabilidade dos dados. As principais causas do aparecimento de outliers são: Leitura, anotação ou transcrição incorreta dos dados. Erro na execução do experimento ou na tomada da medida. Característica inerente à variável estudada (grande variabilidade do que está sendo medido).
Na Média aritmética simples de modo geral, é considerada a mais importante de todas as medidas de tendência central a média de uma amostra é o resultado da divisão da soma de uma amostra, dividido pela quantidade.
A Moda (Mo) é dado como um conjunto de valores. A Moda (Mo) desses valores será aquele que se repetir o maior número de vezes. Podemos ter uma amostra que não tem moda que é chamada de amodal, também pode ocorrer duas modas (chamada bimodal) ou mais de duas modas (chamada multimodal). Importante. A moda é a única medida de tendência central que pode ser usada para descrever dados nominais.
Para Assimetria a distribuição dos dados é assimétrica quando se estende mais para um lado do que para o outro. Nesses casos, a média tende a deslocar-se para o lado da cauda mais longa simetria em torno de um eixo indica que o formato da distribuição é o mesmo à esquerda e à direita desse eixo. Se uma distribuição é simétrica então a média é o seu ponto de simetria, indicando que intervalos de mesma magnitude à esquerda e à direita da média têm as mesmas concentrações de valores.
Temos na Amplitude a diferença entre os valores máximo e mínimo da variável é definida como sendo a diferença entre o maior e o menor valor do conjunto de dados.
...