Metodos de Pesquisa
Por: lyslest • 11/9/2015 • Artigo • 2.186 Palavras (9 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
INTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CELESTE NASCIMENTO DE NAZARÉ
RAILANY CASTILHO DO NASCIMENTO
TAIANA MORAES ARAÚJO
GESTÃO DE PESSOAS
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL VISANDO CAPACITAÇÃO E COMPROMETIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS. UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE GESTÃO DE PESSOAS NA EMPRESA MILLS ESTRUTURAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA S/A, EM MANAUS-AM.
MANAUS
2015
CELESTE NASCIMENTO DE NAZARÉ
RAILANY CASTILHO DO NASCIMENTO
TAIANA MORAES ARAÚJO
GESTÃO DE PESSOAS
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL VISANDO CAPACITAÇÃO E COMPROMETIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS. UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE GESTÃO DE PESSOAS NA EMPRESA MILLS ESTRUTURAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA S/A, EM MANAUS-AM.
Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Paulista como requisito de nota NP1 para à disciplina Métodos de Pesquisa do curso de Administração, sob orientação do prof. Cláudio Fonseca, MSc.
MANAUS
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 TEMA DELIMITADO 3
1.2 PROBLEMÁTICA 3
1.3 HIPÓTESE 3
1.4 - OBETIVOS 3
1.4.1 Objetivo Geral 3
1.4.2 Objetivos Específicos 4
1.5 - JUSTIFICATIVA 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS 10
1 INTRODUÇÃO
1.1 TEMA DELIMITADO
Estratégia organizacional visando capacitação, envolvimento e comprometimento dos funcionários. Um estudo sob a ótica de gestão de pessoas na empresa Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S/A, em Manaus-AM.
1.2 PROBLEMÁTICA
Este trabalho tem como proposta analisar a aplicação de Gestão de Pessoas como estratégia organizacional, identificando os resultados obtidos e sua consequente eficácia. Para ilustrar a problemática, será realizado um estudo de caso na empresa Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S/A.
A problematização da pesquisa consiste no seguinte questionamento: aplicação de Gestão de Pessoas é eficaz como estratégia organizacional na empresa Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S/A?
1.3 HIPÓTESE
Sim, a prática administrativa tem demonstrado bons resultados com a aplicação de Gestão de Pessoas como estratégia organizacional, visando à capacitação e o comprometimento dos funcionários dessa empresa.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Objetivo Geral
Investigar a Gestão de pessoas como instrumento eficiente de capacitação e estratégia organizacional na empresa Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S/A.
1.4.2 Objetivos Específicos
- Mostrar a evolução da Gestão de Pessoas como instrumento eficiente de capacitação e planejamento estratégico organizacional.
- Analisar a aplicação de capacitação de pessoas na empresa pesquisada.
- Identificar se os resultados obtidos através de Gestão de Pessoas justificam a sua aplicação como instrumento eficaz de estratégia organizacional.
1.5 JUSTIFICATIVA
O tema Gestão de Pessoas se tornou um importante fator de competitividade na atualidade. Nas organizações faz-se necessário a estimulação dos profissionais para um pleno conhecimento, direcionando-os para um diferencial estratégico, competitivo e de sucesso. Aumenta-se a necessidade da geração de informações e que as mesmas sejam úteis e significativas para que promovam o aprendizado individual e organizacional, produzindo assim melhores resultados. Como área fundamental e determinante no êxito da gestão administrativa, o planejamento estratégico serve como referência e orientação para o planejamento de ações organizacionais.
Capacitar o capital humano, para as empresas, em uma sociedade onde o conhecimento é de suma importância, no mercado consumidor cada vez mais exigente, pode significa oferecer aos clientes um produto de melhor qualidade, e torna-la mais competitiva. O mundo de hoje é caracterizado por turbulência, inovações, atitudes empreendedoras, mudanças, conflitos, comportamento, personalidades também por um crescente grau de interdependência, complexidade que exigem mudanças de comportamento e adaptações. Tornou-se cada vez mais importante a flexibilidade, as habilidades, competências e atitudes para se posicionar em situações ambíguas, encontrar soluções eficazes e criativas é uma das preocupações centrais em todo o mundo.
Para a sociedade, o estudo a ser apresentado contribui como análise da implantação de uma ferramenta útil não só em níveis administrativos, mas muitas vezes em situações pessoais. Ressalta-se que o processo de Gestão Estratégica de Pessoas é a renovação do tecido empresarial, na criação de empregos, na difusão dos avanços tecnológicos, na contribuição do crescimento social e econômico da sociedade e das organizações, transformando o mercado como um todo, onde as interações administrativas e profissionais acontecem com objetividade e competência.
Além da preocupação em manter a excelência na qualidade do trabalho, a organização também busca, nesse sentido, a excelência na qualidade do colaborador, utilizando métodos em que é possível assimilar informações, aprender habilidades, desenvolver atitudes e comportamentos diferentes e desenvolver conceitos abstratos. Sendo assim, pode-se dizer que através do processo de capacitação e desenvolvimento, a pessoa pode assimilar informações, aprender novas habilidades, desenvolver atitudes e comportamentos diferenciados, ser preparada para assumir no futuro novas atribuições e responsabilidades e, atingir o nível de desempenho almejado pela organização através do desenvolvimento contínuo.
...