Mobile Learning: A tecnologia Móvel na Educação
Por: FedoPablo • 28/4/2020 • Abstract • 407 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
“Mobile Learning: A tecnologia móvel na Educação”.
- O que é “Mobile Learning”?
Temos várias definições para este termo em nossa literatura, porém, todas consideram como sendo o trabalho com dispositivos móveis e a ocorrência de aprendizagem. Segundo santos costa (2013), m-learning é uma modalidade de ensino contextual que favorece novos tipos de comportamentos resultantes da interação sociocultural dos indivíduos e da convergência dos aspectos de usabilidade dos dispositivos móveis que permitem um fluxo de microconteúdos, possibilitando uma real aprendizagem continuada entre os episódios de aprendizagem formal, não-formal e informal.
O ensino com o dispositivo é de fácil acesso aos alunos 24 horas por dia, todos os dias, o que faz com que tenham acessos de interesses pessoais e também para aprendizagem. Os alunos se beneficiam da flexibilidade de horário e de local para estudar, da facilidade de usar o dispositivo que já possuem e com aplicativos que já conhecem.
segundo os estudos de santos costas (2013), trazer a tecnologia dos alunos para escola tem crescido em popularidade, mas também trouxe alguns desafios, principalmente com a infraestrutura das salas de aula das escolas públicas brasileiras.
A m-learning, é vista como a peça fundamental para a aprendizagem futura. Os grandes estudiosos desse século, veem o potencial das tecnologias móveis como sem limites, sem fronteiras, e instantâneo.
Nossos dispositivos móveis- telemóvel, pda[1], pocket pc[2], tablet pc – têm sido utilizados como ferramentas de aprendizagem em mobile learning.
os novos cenários educativos nos levou a tentar entender os desafios e oportunidades da utilização de dispositivos móveis, como o telemóvel, no processo de ensino e aprendizagem.
o telemóvel usado como ferramenta mediadora de aprendizagem possibilita tirar dúvidas e aprender quando é mais conveniente, permite um contacto permanente com os conteúdos curriculares, aumenta a motivação do aluno pela disciplina e o aperfeiçoamento da leitura em língua estrangeira.
existe uma grande satisfação dos alunos pelas tarefas realizadas, que tornam o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo, e o reconhecimento do potencial educacional do telemóvel para apoio ao estudo.
com isso, entendemos que o mobile learning contribui para a integração entre alunos dispositivos móveis na educação e alerta para as novas oportunidades de aprendizagem proporcionadas por mobile learning.
Dando à populção mais acesso ao conhecimento e crescimento educativo, cultural e social.
BIBLIOGRAFIA
- www.giseldacosta.com
- repositorio.ufpe.br
...