Nacional de medelin
Por: Alessandro Duarte Fremel • 23/8/2015 • Trabalho acadêmico • 862 Palavras (4 Páginas) • 415 Visualizações
Centro Universitário Internacional – UNINTER
Curso: Matemática
Disciplina:
Professora: Micheli
Aluno: Alessandro Duarte Fremel
CORDIOLLI, M. Sistemas de ensino e politicas educacionais no Brasil. Curitiba, v. 01, n. 01, 2014.
Resenha
As funções pedagógicas administrativa em uma escola como um todo, deve ser organizada dentro do exercício, onde o diretor é quem direciona as funções que caracteriza os aspectos, burocráticos e técnicos da escola. No entanto contatou-se que para determinadas ações, provêm orientações superiores no que se refere as secretarias de educação tanto municipal quanto estadual, as quais impõe ações e decisões que a escola deverá obedecer, as quais condições serão decisivas a buscar situações pouco favorecido, para a realidade e identidade da escola.
O gestor é responsável pelo andamento e direcionamento da instituição de ensino. Sendo assim, o mesmo pode seguir dois caminhos, ser um gestor com liderança autoritária e hierarquia, um técnico que obedecem regras estabelecidas pelo Estado ou Município, sem contestar e impõe aos sujeitos envolvidos sem compartilhar informações e decisões e a escola se torna uma monotonia e o processo pedagógico fica prejudicado. Mas a outra opção a ser seguida, realizada e a liderança democrática com a participação de todos os sujeitos envolvidos na instituição de ensino. O gestor precisa organizar e planejar os objetivos educacionais com fins determinados, este é um principio inicial, para se desenvolver a gestão democrática.
O diretor na sua função de líder é um elemento fundamental para promover um ambiente favorável, com ação integradora com apoio da comunidade na elaboração e execução de regras e planejamentos estabelecidos, de maneira dialogada. Quando a conversa e diálogo na instituição de ensino, a liderança se torna mais ética e com delegação de ações e responsabilidade a todos.
Diante a essa situação entende se que as ações educativas o qual é influenciado e vem influenciando o contexto sociocultural, o qual tem como foco o ensino e aprendizagem como qualidade, sendo mediado pelos processos de organizações e gestões que da prioridade a construção do Projeto Politico Pedagógico o qual será a identidade da escola, onde influencia os interesses, políticos, profissionais, gestores e pedagógicos. Sendo assim o Diretor para organizar as diretrizes, ou seja o planejamento das atividades referente ao PPP que englobam o interesse de toda a comunidade escolar, faz se necessário a participação de todos nesse processo na execução para determinados fins, precisando que os objetivos estejam claros, que os mesmos sejam entendidos por todos os que dele vier a utilizar. Os participantes das decisões no dizem respeito ao PPP da escola, como coordenador, diretor, professores, pais, alunos, serventes, cozinheiros, em fim a comunidade escolar, poderão tê-lo como projeto de suas vidas, enquanto escola, o aluno só aprende quando ele se torna sujeito da sua aprendizagem.
Nesse sentido para haver um trabalho no coletivo, que favoreça o aprendizado do aluno, pois o foco da escola é o ensino/ aprendizagem, é necessário que o autoritarismo seja eliminado entre os profissionais, bem como especialistas, dirigentes e dirigidos, com o objetivo de garantir a participação de todos os envolvidos nas tomadas de decisões, sendo assim possível superar o poder implantado de autoritarismo que impõe ordens, rotinas, transformando em algo prazeroso que constitua a aprendizagem do educando como meta de comprometimento e busca de informações uns com os outros.
...