O ABUSO SEXUAL
Por: brunaalmeidalobo • 31/5/2017 • Trabalho acadêmico • 542 Palavras (3 Páginas) • 148 Visualizações
ABUSO SEXUAL
Há algum tempo vem sendo discutido, e aumentando o número de vítimas de abuso sexual no Brasil e no mundo, gerando assim um problema entre diversos níveis de classes sociais, onde o indivíduo age de forma violenta ou sem consentimento de pessoas próximas, sejam elas mulheres, crianças ou adolescentes. Por volta dos anos 80 surgiram diversas campanhas estrangeiras sobre a sensibilização á violência familiar. Mesmo com projetos, artigos e noticiários sobre o crime sexual na sociedade, o estupro ainda prejudica milhares de mulheres de todas as idades.
O abuso sexual é um tipo de crime que pode ocorrer com pessoas de ambos os sexos e de qualquer faixa etária, porém, os casos mais comuns são com mulheres e geralmente crianças e adolescentes onde as mesmas são comumente indefesas, possuindo uma dificuldade maior de se defender do estuprador, o que faz com que o abuso aconteça. A forma com que os mesmos chegam para abordar as vítimas pode ser a assaltos, sequestros, enganando-as como presentes para que conquiste a mesma e em seguida venha a exercer o ato e muitas vezes, os abusadores são pessoas do convívio familiar como pai, padrasto, tio, entre outros.
As consequências para as vítimas são aterrorizantes, pois o ato tem sérios efeitos na vida da mulher, de formas físicas e psicológicas de curto a longo prazo, conforme aponta a pesquisa Violência sexual: estudo descritivo sobre as vítimas e o atendimento em um serviço universitário de referencia no Estado de São Paulo (Caderno de Saúde Pública, maio/2013). As inúmeras sequelas pra mulher são absolutamente devastadoras, dentre elas estão as consequências de gravidez, infecções do aparelho reprodutor e doenças sexualmente transmissíveis (DST’S).
De acordo com o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, promulgado no Brasil, a agressão sexual, escravidão sexual, prostituição, gestação e esterilização forçadas ou qualquer outra forma de violência sexual de gravidade comparável constituem crimes contra a humanidade. Além de provocar vários transtornos, atinge toda a sociedade ao colocar o medo do estupro como elemento da existência das mulheres que pode limitar suas decisões e, consequentemente afetar seu pleno potencial de desenvolvimento e sua liberdade.
A violência sexual é um problema de saúde pública de escala global. Não é sempre que conseguimos identificar quando alguém está sofrendo abuso, muitas delas apresentam sinais diferentes como uma mudança de comportamento ou de humor assim sentindo medo do escuro, de estar sozinha, sendo agressiva, a proximidade em excesso do abusado com o maníaco, o aumento da troca de carinho entres eles, ou seja, nem todas as pessoas abusadas demonstram um comportamento que possa ser notado por outros, porém ao suspeitar, procurar ajuda o mais breve possível.
...