O CASO EMPRESA ITAL CARE
Por: Cristiane Augusta • 14/10/2021 • Trabalho acadêmico • 7.227 Palavras (29 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
Sumário
1. DIREITO EMPRESARIAL 4
1.1. Capítulo III – Dos Direitos Básicos do Consumidor artigo 6º incisos I e III: 5
1.2. No Capítulo – IV artigo 8º e parágrafo único: 6
1.3. Capítulo V – Das Práticas Comerciais 7
1.4. Capítulo VII – Das infrações Penais 8
1.5. Capítulo IV – Sessão II – Da responsabilidade pelo fato do Produto e do Serviço. 8
2. GESTÃO DO PROJETO ÁLCOOL CARE 11
3. ANÁLISE DE CUSTOS E PRECIFICAÇÃO DO ÁLCOOL CARE 16
4. MICROECONOMIA 19
4.1. Características da Estrutura de Mercado 19
4.1.1. Monopólio 19
4.1.2. Oligopólio 20
4.1.3. Concorrência Monopolista 21
4.1.4. Concorrência Perfeita 22
5. ANÁLISE DO INVESTIMENTO ÁLCOOL CARE 24
6. CONCLUSÃO 26
7. REFERÊNCIAS 27
INTRODUÇÃO
Neste relatório estuda-se o caso da empresa de cosméticos Vital Care, instalada na região Sudeste do Brasil desde sua fundação nos anos de 1990. Muito conhecida em sua cidade e estado onde estão localizadas outras cinco empresas com atuação em mesmo nicho de mercado, a Vital Care destacou-se por seu crescimento e expansão.
A Vital Care desenvolve e comercializa cosméticos e produtos de higiene pessoal em seu portifólio, como cremes hidratantes, shampoos de tratamento, condicionadores, máscaras capilares, sabonetes hidratantes e, também, maquiagens, sendo reconhecida por entregar um produto de qualidade e com bom custo x benefício.
Com o advento da pandemia COVID-19 quem vem assolando o mundo e de forma significativa o Brasil, a Vital Care voltou o olhar ao e-commerce e investiu ainda mais no digital, instaurando concomitantemente a campanha “Fique em casa” positivando a necessidade do isolamento social durante a pandemia, assim, o consumidor recebe seus produtos no conforto e segurança de seu lar.
A Vital Care sabedora da alta capacitação de seus colaboradores do setor químico para desenvolver uma formula de álcool em gel, visando atender o mercado que se abre em uma nova oportunidade, aposta na inserção do produto que denomina Álcool Care em seu portifólio.
Para isso a empresa se vê diante da necessidade da elaboração de um projeto que acompanhe o timing do mercado levando em consideração a segurança de seus colaboradores, os decretos e legislações trabalhistas das formas de trabalho na pandemia, encontrar fornecedores de matéria-prima do álcool em gel, recursos financeiros disponibilizados para o projeto e a necessidade de contratação de mais colaboradores nas linhas produtivas para ofertar ao mercado um álcool em gel de qualidade tão necessário em meio a crise sanitária instalada pelo COVID-19.
Neste contexto, auxilia-se a empresa Vital Care através dos conceitos compreendidos neste semestre em Análise de investimento e Fontes de financiamento, Análise de Custos, Direito Empresarial, Gestão de Projetos e Microeconomia.
Diversos são os métodos e técnicas disponíveis para a realização de um trabalho acadêmico, entretanto para este fora adotado a pesquisa bibliográfica e exploratória.
Sobre a pesquisa bibliográfica, Marconi e Lakatos (1986, p.66) lecionam que:
Abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc., até meios de comunicação orais: rádios, gravações em fita magnética, e audiovisuais, filmes e televisão.
Desse modo, visando responder a problemática da pesquisa, bem como atender aos objetivos propostos, coletou-se material bibliográfico sobre o assunto em questão em livros, artigos científicos, publicações avulsas, entre outros.
Procurou-se ainda contribuir para que a empresa Vital Care elabore um bom planejamento para seu projeto, sendo capaz de realizar a gestão do mesmo em tempo hábil e de maneira satisfatória direcionando para uma melhor tomada de decisão, configurando assim a pesquisa exploratória.
As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menor rigidez ao planejamento. Habitualmente envolvem levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudo de caso. Procedimento de amostragem e técnicas quantitativas de coleta de dados não são costumeiramente aplicadas nestas pesquisas. (GIL, 2008, p. 27)
Assim após levantamento dos dados necessários procurou-se estabelecer as conclusões acerca da temática abordada.
- DIREITO EMPRESARIAL
Diante de um cenário de pandemia instalada por um vírus de que nada se sabe, onde há constante mudança através das pesquisas e descobertas científicas, surgem novas ocupações e demandas do consumidor. Parafraseando o grande comunicador brasileiro Silvio Santos “são em situações de crise é que nascem as melhores ideias e oportunidades no mundo dos negócios, afinal, enquanto uns choram outros vendem lenços”.
...