O CONSUMO DE ÁGUA NAS RESIDÊNCIAS
Por: Meicefet • 18/9/2019 • Trabalho acadêmico • 4.775 Palavras (20 Páginas) • 161 Visualizações
CEFET-MG
ANA FLÁVIA SANTANA
CATARINA FREITAS
CONSUMO DE ÁGUA NAS RESIDÊNCIAS
BELO HORIZONTE - MG
2017
ANA FLÁVIA SANTANA
CATARINA FREITAS
CONSUMO DE ÁGUA NAS RESIDÊNCIAS
PROJETO DE PESQUISA APRESENTADOS PELO CURSO DE MEIO AMBIENTE DOS CURSOS INTEGRADOS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR OS USOS DA ÁGUA NO NUCLEO RESIDENCIAL.
ORIENTADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ROCHA
BELO HORIZONTE - MG
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. METODOLOGIA 2
3. OBJETIVOS 4
3.1. OBJETIVOS SECUNDARIOS 4
4. RESULTADOS 5
5. CONCLUSÃO 9
5.1. PROPOSTAS PARA REDUZIR O GASTO DE AGUA NA RESIDENCIA 13
- INTRODUÇÃO
Nos últimos tempos vem crescendo nos debates mundiais o tema que relaciona as mudanças climáticas, que tem como causa as alterações antrópicos e suas consequências no cotidiano das populações na cidade e no campo. Com o início dessa discussão, pode se perceber que uma das principais alterações causadas por tais mudanças é na distribuição de chuvas pelos territórios dos continentes, mudando não somente o período no qual aconteceram, mas também a quantidade. Esses fatores, em conjunto ao crescente aumento do consumo de água em residências domesticas, na agropecuária, mineração entre outros ramos reduz cada vez mais o nível dos reservatórios Brasileiros, causando diversos danos, esses mesmo que atingem as população com mais intensidade do que as indústrias.
Mesmo que as residências não sejam o setor que mais gasta ou desperdiça água no território brasileiro, ainda sim a iniciativa de redução no consumo de água pela população pode ajudar a controlar a atual escassez desse elemento essencial para a vida e desenvolvimento, evitando principalmente os racionamentos.
Neste trabalho, que foi ministrado pelo professor André Rocha, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), tem, portanto a intenção de encontrar formas de diminuir o consumo de água nas residências dos alunos do 1° ano do curso técnico integrado de meio ambiente por meio do cálculo do consumo dos mesmos, contribuindo para tentar evitar que os níveis dos reservatórios brasileiros continuem abaixando, pois as informações obtidas por meio desse estudo podem ser repassadas ao resto da comunidade que os estudantes têm contato, ampliando assim essa redução.
- METODOLOGIA
1° passo - A dupla responsável por este estudo iniciou a pesquisa escolhendo uma determinada residência domestica para poder coletar os dados necessários para a realização da mesma, usando como principal critério de seleção os seguintes itens:
- quantidade de pessoas que moram no local, tendo preferência por aquele que tivesse um número menor de residentes para facilitar o controle de seus gastos de água.
- maior acessibilidade a entrevistas com os moradores.
- maior tempo de permanência na casa do aluno que irá realizar a pesquisa.
2° passo - Após a determinação do local, a dupla fez uma visita a casa escolhida para listar todos os equipamentos e atividades realizadas pelos moradores que utilizavam água no seu funcionamento ou realização.
3° passo – Por meio da internet, consultando os sites das empresas fabricantes dos produtos ou por meio do uso dos manuais de instrução dos equipamentos ainda guardados, em alguns casos, pelos compradores, analisar informações sobre a quantidade de água gasta na utilização dos aparelhos cada vez que ele é acionado e por quanto tempo no caso de alguns.
4° passo - Realizada uma entrevista com cada morador do local para obter dados de seu consumo diário dos equipamentos listados má revista a casa, além do tempo que ele é utilizado e a quantidade de vezes por certo período de tempo.
5° passo - A equipe deverá então fazer a junção dos dados encontrados sobre os equipamentos na internet e os obtidos nas entrevistas. O método utilizado para fazer a conexão dos dados será feita a partir de cálculos matemáticos, onde iremos usar o número de vezes que o morador utiliza o equipamento por determinado tempo, multiplicando o mesmo pela quantidade gasta em litros no mesmo intervalo de tempo, multiplicar novamente pela quantidade de vezes que aquele equipamento é utilizado por cada morador e pelo número de moradores que o utilizam.
1° equação: (usada para determinar o consumo de determinado equipamento)
C = Y X N
Legenda: N = número de uso
Y= Tempo de uso
C= consumo
2°equação: (Usada para determinar o gasto total de um equipamento)
GT = C x H
Legenda: GT = gasto total
C = Consumo
H = Habitantes que utilizam
6° passo – Comparar os dados obtidos no final dos cálculos com a conta da residência para analisar se há uma compatibilidade entre os mesmos, e se não listar os possíveis fatores que causaram essa diferença.
...