O Caso Schin
Por: alexandre cobayaxi • 19/10/2018 • Relatório de pesquisa • 969 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
CASO SCHINCARIOL
Qual foi o fato crucial que impulsionou a decisão de entrar no mercado de cervejas em 1989? Por que os administradores da empresa optaram por criar um produto mais barato que os oferecidos pelas marcas líderes do mercado?
O fato crucial para impulsionar a Schincariol no mercado de cervejas ocorreu em um momento oportuno, em que as fabricantes tradicionais de cerveja, como Skol, Brahma e Antarctica, não estavam conseguindo atender a demanda brasileira. Assim, a empresa aproveitando essa situação se inseriu neste seguimento, e com o tempo a cerveja Schincariol se tornou seu principal produto.
Os administradores optaram em criar um produto mais barato como uma estratégia de diferenciação por meio do preço, visando alcançar seu público-alvo e se estabilizar no mercado de cervejas. Para a empresa manter esse preço competitivo, adotou um forte controle da produção e da distribuição, e assim elevou sua lucratividade.
Quais são os perigos da concentração de decisões nas mãos de Nelson Schincariol para o grupo? Qual foi o impacto de seu falecimento no crescimento do grupo?
A empresa mantinha característica familiar, não tendo uma área de recursos humanos e possuía uma escassez nos investimentos de publicidade. Nelson resistia em aceitar a presença de sócios e investidores estrangeiros na diretoria, ou seja, rejeitava o modelo de tomada de decisão em grupo, o que atrasou o crescimento da empresa. Quando a concentração de decisões está centralizada em apenas uma pessoa, não se partilha de maior informação, diversidade de experiências e mais alternativas, ou seja, a decisão fica limitada e pode prejudicar a empresa. Com a sua morte, evidenciou a necessidade de uma renovação, uma vez que a dificuldade financeira aumentou e as vendas começaram a sofrer queda.
Analise e discuta a decisão de criar a marca Primus. Foi uma decisão programada ou não programada? Como você avaliaria a eficácia da decisão?
Foram decisões não programadas as condições do mercado. A decisão não foi eficaz, pois com uma produção reduzida e uma concorrência acirrada, as vendas da Primus não deslancharam. A nova Schin teve um impacto imediato no mercado. Após atingir o pico de 15,3% em 2003, as vendas entraram em declínio gradual.
Compare a decisão de criar a Primus com a de lançar a Nova Schin com base no conceito de racionalidade limitada de Simon.
A criação da Nova Schin utilizou o melhor conceito de racionalidade limitada, pois seu líder analisou diversas informações e dados para tomar a melhor decisão ao introduzir a cerveja no mercado. Já no caso da Primus o grupo Schincariol ainda não possuía muita experiência na criação de novos produtos, o que acabou tornando a cerveja, que competiria com outras de maiores preços, um fracasso, devido à falta de um bom processo de análise do mercado, foi algo muito superficial, além de que a campanha de marketing também não satisfez os objetivos da empresa.
Que vantagens e desvantagens de decisão de desvincular a antiga marca Schincariol do novo produtos Nova Schin poderia trazer para a empresa?
Uma das vantagens foi que ao desvincular-se da Schincariol a nova Schin também se desvinculou da imagem que estava atrelada a marca que era vista como uma cerveja de baixa qualidade que estava destinada a pessoas de baixa renda e assim rompeu-se o preconceito que tinha-se da marca.
Entretanto como se tratava de uma nova marca a Nova Schin teve que passar por um recomeço para inserir-se no mercado competitivo no qual já estavam consolidadas marcas como Brahma, Skol, etc. com isso a empresa passou por grandes investimentos que consequentemente resultaram em um grande investimento em pouco tempo, o que foi uma desvantagem necessária para a empresa.
...