O Comportamento do Consumidor
Por: eniloracotuoc • 8/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 221 Visualizações
1) "[...] Um profissional de marketing, além de um analista de mercado, tem de ser um analista de cultura de consumo" (p. 9, aula 1). Tendo em mente esta afirmação, disserte sobre a importância do estudo da cultura para o profissional de marketing, explicitando em sua resposta quais são as influências internas e externas sobre o consumidor. (2 pontos)
O estudo da cultura é importante para o profissional de marketing, pois todo consumo é baseado em cultura e diz respeito ao modo de vida das pessoas, seus valores, dificuldades e prioridades. É conhecendo a cultura do consumidor que serão criados mecanismos de marketing para atrair e despertar o estímulo pelo consumo. Os consumidores podem sofrer influências internas, como fatores psicológicos (motivação, aprendizagem), lembranças, idade, fase da vida ou externas, como a influência do ambiente de consumo (limpeza, organização, iluminação..), distância, tempo, etc.
2) Você estudou até aqui conteúdos que devem lhe auxiliar na tomada de decisão frente a um problema prático. Sendo assim, imagine que você foi contratado para atuar no setor de Marketing de uma empresa de alimentos fast-food. A empresa está com as vendas baixas e lhe contratou para implementar ações de marketing visando atrair novos consumidores e aumentar as vendas. Sugira uma ação de marketing e a justifique utilizando ao menos um conceito visto na disciplina. Lembrando que vimos até aqui a relação entre 'Marketing e consumo', 'O comportamento e os tipos de decisões de compra', 'O processo de compra', 'Fatores psicológicos/motivação' e 'Fatores psicológicos/personalidade'. (3 pontos)
Criar uma página nas principais redes sociais (facebook, twitter, instagram) de forma a fazer divulgações diárias dos produtos, anunciar abertura da loja, local, inserir anúncios, fotos dos produtos, de clientes consumindo os produtos, mensagens de bom dia, boa tarde, frases que estimulem a curiosidade do consumidor e propagandas em geral.
Uma mensagem como “Que tal uma pausa no trabalho para saborear um café na nossa loja?” ou “Quer derreter mais devagar nesse verão? Experimente uma de nossas bebidas geladas” estimulam o cliente a reconhecer a necessidade de consumir o produto. Provavelmente vão avaliar as condições (financeiras, distância até o local) e decidir comprar.
3) "Para interagir com o mundo, os consumidores utilizam os chamados fatores psicológicos: motivação, personalidade, percepção, aprendizado e crenças e atitudes. [...] esses conceitos, por vezes chamados categorias analíticas, são fundamentais para explorar o comportamento de compra das pessoas" (p. 64, aula 4). Escolha uma teoria psicológica sobre motivação e uma teoria psicológica sobre personalidade e explique brevemente a sua importância para o profissional de marketing. (2 pontos)
Teoria psicológica sobre motivação escolhida: Teoria das necessidades (Maslow). É importante para o profissional de marketing pois possui uma abordagem hierárquica das necessidades e desejos humanos, organizados por prioridades/hierarquias em formato de pirâmide. Tal conhecimento é fundamental para a compreensão das necessidades e desejos de determinados grupos e para a determinação de mercados-alvo a serem atendidos por uma empresa, bem como, na definição de estratégias e compostos de marketing que deverão ser utilizados.
Teoria psicológica sobre personalidade escolhida: Teoria de Freud. Freud estabelece três instâncias psíquicas responsáveis pelo comportamento: id, ego e superego. É importante para o profissional de marketing pois pode auxiliar na análise, em termos de personalidade e de estruturação psíquica, de que componentes e traços do produto teriam maior aceitação. Entendimento dos apelos mais favoráveis em relação à comunicação e principalmente à propaganda, de acordo com as fases da vida e a personalidade. No desenvolvimento de novos produtos, pode-se definir que características irão satisfazer os clientes, de acordo com as características psicológicas associadas a um dos três estágios da personalidade. Por exemplo, uma pessoa com sua fase criança bloqueada no estado fálico tende a privilegiar embalagens e objetivos em formato de cone ou cilindro.
4) De acordo com reportagem recente no site de notícias ‘www.g1.globo.com’ o Brasil encerrou o ano de 2014 com 280,73 milhões de linhas ativas de telefonia móvel, figurando entre os países que mais possuem linhas ativas de telefones celulares. Se pensarmos na situação há apenas duas décadas, pode-se destacar a compra de celular como um fenômeno de consumo no Brasil. Considerando tal contexto, faça um levantamento junto aos alunos do seu curso, com o intuito de obter informações como: se usariam com tranquilidade um aparelho celular de dez anos atrás; o número de celulares que os mesmos já tiveram; o número de horas que passam no celular diariamente e se pretendem trocar de aparelho celular em breve. Busque explicar a relação entre aprendizagem e consumo considerando as informações que foram obtidas. Explore também a afirmativa de Barbosa (2003) (p. 21, aula 1) de que o consumo tende a ser visto mais como um processo influenciado por categorias culturais (estilo de vida, identidade e visões de mundo) do que pelas tradicionais referências sociológicas (classe, gênero e idade). (3 pontos)
...